28 de fevereiro de 2010

Dica do Dia

Artista:Juanes
Música:Para Tu Amor
Álbum:Mi Sangre
Ano:
2004

Link para Baixar

3 por 1-Mariah Carey

Up To My Face (Feat. Nicki Minaj)
Angels Cry(feat. Ne-Yo)

100%
Mariah Carey


Todos sabem da situação de Mariah Carey:Memoirs Of An Imperfect Angel foi um grande flop que só não foi maior pois recebeu boas criticas e teve um single de relativo sucesso.Tentando dá um jeito nisso,MC vai lançar um álbum de remix das músicas do MOAIA(Angels Advocate)e quase de uma vez só,lançou três singles.

O primeiro deles,e por enquanto que vem ganhado mais destaque estreando essa semana no 100° da Billboard,é o remix de Up To My Face com a rapper Nicki Minaj.Uma das músicas mais divertidas do álbum,a canção ganhou um remix(leia-se apenas o acrécimo da parte de rap)competente deixando a música mais descontraída ainda.MC toda trabalhada na safadeza canta para o ex "sair da frente dela" usando várias passagens engraçadinhas na letra escrita por ela e o The Dream e Christopher "Tricky" Stewart que é defendida por ela sem muita pretensão o que torna a música super "cool".Mas o que grande fator de vicio da música está na presença da nova sensação do rap,Nicki Minaj.Com influências do reggae e voz diferente,a jovem de apenas 25 anos dá o tom da música já no começo elevando a melodia uma mistura de R&B,urban e pitadas de raggae.Conseguindo achar um lugar seguro,Mariah manda muito bem em sua música mais viciante desde que ela pediu para tocar o corpo dela.

Indo da direção oposta está a nova versão de Angels Cry com a participação de Ne-Yo.A música que na sua versão original era boa,mas pecava pelo excesso de "romantismo" barato parecendo uma prima pobre de We Belong Together,não ganha nada de diferente e apenas dá uma volta nos mesmo defeitos.O arranjo não foi mudando sendo uma balada R&B com uma produção impecável mas comum.Vocalmente,Mariah entrega a mais 'old Mariah" performance da sua nova fase com alguns gritos no final.Meio forçado dentro do conceito da música.Ne-Yo não faz muita coisa,mas é correto.A letra nas partes originais é correta e tem bons momentos principalmente o bom refrão.A parte de Ne-Yo,escrita por ele mesmo,faz apenas uma ponte e não eleva a música.
Composição fraca e sem inspiração.

Já o terceiro single é 100% que seria usado na trilha de Precious mas acabou como tema das Olimpíadas de Inverno no Canadá.Que bom a mudança pois a música não combina nada com o forte drama que é Precious.A música é R&B estilo gospel com letra para cima caindo um pouco na auto-ajuda mas que MC defende com garra numa das mais belas performance vocal dela em tempos.Usando as novas características de sua voz conseguindo um desempenho forte e sem de emoção.Deve não virá hit,mas mostra que Mariah ainda tem algumas cartas na manga.Meu conselho para Mimi:dá uma bela pausa na carreira musical,curta o marido e invista na carreira de atriz aproveitado o sucesso de Precious.A Cher fez isso nos anos '80 e se deu muito bem.
nota
Up To My Face:7,5
Angels Cry:6
100%:7

E Um Século Depois

I Never Told You
Colbie Caillat



Depois de quase oito messes(o que na indústria da música é quase um século),Colbie Caillat finalmente lança o segundo single do álbum Breakthrough.I Never Told You é a escolha para suceder Fallin' For You.
Mesmo seguindo a linha de pop violão romântico que é a praia de Colbie,a canção ganha novos contornos com um produção mais elaborada e letra mais adulta e triste.Sendo co-escrita pela jurado do American Idol,Kara DioGuardi,a letra é o grande ponto alto da música.Falando de saudade e de arrependimentos de forma romântica sem precisar de abusar do açúcar.Junta-se a isso os vocais delicados e exatos de Colbie passando o sentimento certo nos momentos certos e o arranjo bem produzido sem muita estripulia,temos uma balada perfeita para corações em pedaçõs.Mas será que teremos que esperar mais uma gravidez para outro single de Colbie?
nota:7,5

26 de fevereiro de 2010

2 por 1-Alicia Keys

Put It In A Love Song(feat.Beyoncé)
Empire State of Mind (Part II) (Broken
Down)
Alicia Keys


Alicia Keys vive uma situação curiosa:mesmo sem conseguir nenhum hit no topo das paradas,seu álbum The Element of Freedom vai muito bem em vendas já passando de 1 milhão de cópias apenas nos Estados Unidos.Mas como ainda é importante fazer a roda da indústria girar,ainda mais nos dias de músicas digitais,ela lança dois singles quase simultâneos para ver se consegue emplacar um hit.

O terceiro single do álbum é a tão falada parceria com Beyoncé,Put It In A Love Song.Como clipe gravado no Rio de Janeiro(onde as duas bateram cabelo pelas ruas da cidade,subiram o morro e se transformaram em mulatas Globeleza),a música é um bom encontro de dois talentos de diferenças mais acentuadas que a semelhanças.Sempre fiquei imaginando o encontro das duas e não conseguia imaginar como ficaria.
Em Put It In A Love Song,Alicia mostra algo mais estilizado ao mergulhar no anos '80 com batidas no melhor estilo Chaka Khan.Com uma cadência mais agitada que o normal e um excepcional composição do arranjo,a música encontra um meio terno entre a doçura de Keys e divertida afetação de Beyoncé.O grande destaque é a parte onde as duas cantam juntas no verso final.Dançante e contagiante,essa parte já valeria pela música inteira.Enquanto Alicia parece um pouco deslocada e com menos brilho que o costume mas sem deixar a peteca cair,Beyoncé mostra presença vocal forte em sua parte e mais adaptada ao ritmo.Quando as duas juntas cantam juntos(em poucos momentos),é equilibrado.A letra é,apesar de um pouco ingênua e longe do que poderia ser,competente e com refrão longo mas viciante(o que é difícil de acontecer).Já em Empire State of Mind (Part II) (Broken Down),Alicia volta ao "normal" e entrega uma música que poderia ser mais.Com o próprio nome diz a música é a continuação de sua bem sucedida pareceria com Jay-Z,Empire State of Mind.Tirando a parte do hip hop e deixando sua marca em novos versos com um novo arranjo,Alicia acerta em alguns momentos:o ótimo piano na introdução e sua voz mais doce e delicada onde ela guarda sua melhor característica.Mesmo em certos momentos de "gritaria" ela emociona.O grande problema são os novos versos.Longe de ser ruins ou mal escritos,eles são previsíveis.Apenas quando o refrão e o versão final que não foram modificados são cantados é percebemos a grandeza da música original e esquecemos esse pequenos defeitos.
De qualquer forma com sucesso ou não,o sucesso de Alicia se deve apenas um fator:o talento dela.E quantos hoje em dia que podem dizer isso?
nota
Put It In A Love Song:8
Empire State of Mind (Part II) (Broken Down):7

E nas Trevas Há a Luz

Naturally
Selena Gomez & the Scene



Para quem lê esse blog sabe que eu tenho um "pequeno" problema com a nova safra de cantores/atores da Disney.Exceto pela Miley Cyrus que já fez algo bom,o resto não vale um punhado de sal.Então é explicado o meu temor ao analisar o single da banda Selena Gomez & the Scene.Explico:a dita cuja do título da banda é atriz/cantora de um dos programas da Disney de maior sucesso lá fora,Os Feiticeiros de Waverly Place.Só isso já dá medo.Mas eu foi com toda minha coragem e pulei de cabeça e não é que tinha algo "macio" lá me esperando.
O segundo single do álbum de estréia da banda(Kiss & Tell),Naturally é ajeitadinho.Não que seja a reinvenção do pop,mas consegue ser bastante ouvível.O maior trunfo da música está em Selena ao não repetir os defeitos dos colegas.Sua voz,além de ser límpida e gostosa de ouvir,não é usada para dar gritos igual a uma grávida em pleno trabalho de parto.O arranjo é certinho e com boa produção,mas nada de muito arrojado.A letra é meio morna em sua totalidade porém tem boas partes.Mas é de longe um avanço por não tratar os "conflitos" adolescente de maneira tosca e infantil.Seria Selena a salvadora da colheita da nova safra de astros da Disney?Só o tempo dirá.
nota:6,5

2 por 1-Lady GaGa

Alejandro
Speechless
Lady GaGa


Ainda não foi definido o terceiro single de Lady GaGa,mas especula-se muito qual seria.De todas as músicas as que tem mais chances são:Alejandro(que começou a ter o clipe planejado) e a balada Speechless(que já recebeu apresentações ao vivo em vários programas como no últimos Grammy).Mesmo antes da escolha vou analisar as duas de antemão para tentar dar uma "luz" nessa indecisão.Começando por Alejandro:

A música é uma mistura de pop com influência latina e com obvia,e meio clichê,referencia ao grupo ABBA e o sucesso Fernando.Começando pela utilização de brincadeiras com nomes latinos no refrão até mesmo a batida que lembra muito as canções dos anos '70 do grupo sueco.A letra tem boa pegada ao falar sobre um relacionamento a três do ponto de vista da "outra" e sua insatisfação com a situação.Boa sacada.Os vocais de GaGa então bem produzidos e dão o clima da música:sem muitos efeitos eletrônicos e sem exageros deixando a música mais natural.O arranjo apesar de utilizar de maneira correta todos suas influências peca ao não dar uma identidade própria a música.Traduzindo:a música parece mais um tributo/remix do que uma canção original.Mesmo com esse pequenos problemas,GaGa entrega uma música viciante,diferente do que tem no mercado e com cara de hit.

Já em Speechless,GaGa faz realmente sua primeira balada.E mais que isso:ela mostra que não é só uma cantora de uma nota só(nesse caso,apenas de pop/eletrônico).Mas falando em Lady GaGa não espero uma balada normalzinha.Com uma sonoridade que lembra as músicas no estilo dos anos '70,por isso a escolha de cantar com Elton John,e letra forte ao narrar uma separação devido a profissão dela.Com sacadas sensacionais na letra e um sentimento que ainda não conhecíamos vindo dela,GaGa mostra que é realmente uma artista capaz de emocionara ajudada pelo arranjo excepcional principalmente a base do piano.Apesar de mostra que não tem a melhor voz do mundo,ela consegue um desempenho ótimo cheio de raiva misturado com tristeza não exagerando ou deixando passar os momentos de maior emoção.Quem poderia imaginar que uma das melhores músicas da curta carreira de GaGa seria uma que aparentemente não tem nada haver com o estilo que ela mostrava até agora.E mais,que seria tão bem recebida pelo público.

Pelos fatos,Alejandro se mostra a próxima canção a ser trabalhada.Mas Speechless vai com certeza ganhar seu devido espaço oficial.
nota
Alejandro:7,5
Speechless:8,5

25 de fevereiro de 2010

Querida,Voltei Para os Anos Sessenta!

You Know Me
Robbie Williams


Entre uma polêmica e outra,o inglês Robbie Williams ainda consegue fazer música.E algumas muito boas,por sinal.Assim é o segundo single do seu mais recente álbum(Reality Killed the Video Star),You Know Me.
A canção é balada pop com influências claras de canções do anos sessentas onde grades orquestras e coros cantavam ao lado de um cantor em casas de show americanas(estilo Tony Bennett).Uma ótima sacada do cantor que poderia cair no breguismo,mas consegue um ótimo resultado devido ao competente arranjo.Além disso,a voz de Robbie se encaixa perfeitamente nesse tipo de canção(quem não se lembra Angels?).A letra estranha deve fazer algum sentido total para Robbie,apesar de bem escrita e com um ótimo refrão.Mais estranho ainda é o clipe onde Robbie interpreta o coelho de Alice no País das Maravilhas.Sendo estranho ou não,é bom.
nota:8

HOT 50 (25/02/2010)

03-01 Imma Be - Black Eyed Peas
01-02 TiK ToK - Kesha
04-03 BedRock - Young Money
05-04 Bad Romance - Lady Gaga
06-05 Need You Now - Lady Antebellum
02-06 We Are The World 25: For Haiti - Artists For Haiti
07-07 Hey, Soul Sister - Train
08-08 How Low - Ludacris
09-09 In My Head - Jason Derulo
12-10 Say Aah - Trey Songz
11-11 Blah Blah Blah - Kesha
10-12 Sexy Chick - David Guetta
19-13 Baby - Justin Bieber
15-14 Telephone - Lady Gaga
13-15 Carry Out - Timbaland
14-16 Replay - Iyaz
20-17 According To You - Orianthi
17-18 Empire State Of Mind - Jay-Z + Alicia Keys
21-19 Live Like We're Dying - Kris Allen
16-20 I Gotta Feeling - Black Eyed Peas
38-21 Nothin' On You - B.o.B.
28-22 Breakeven - Script
64-23 Rude Boy - Rihanna
30-24 Today Was A Fairytale - Taylor Swift
22-25 Do You Remember - Jay Sean
26-26 Tie Me Down - New Boyz
18-27 Hard - Rihanna
31-28 Whataya Want From Me - Adam Lambert
23-29 Two Is Better Than One - Boys Like Girls
24-30 Fireflies - Owl City
27-31 Down - Jay Sean
33-32 Say Something - Timbaland
25-33 Haven't Met You Yet - Michael Buble
41-34 All The Right Moves - OneRepublic
29-35 You Belong With Me - Taylor Swift
32-36 Whatcha Say - Jason Derulo
36-37 Naturally - Selena Gomez
34-38 Forever - Drake
35-39 Why Don't We Just Dance - Josh Turner
37-40 Paparazzi - Lady Gaga
51-41 On To The Next One - Jay-Z + Swizz Beatz
40-42 Already Gone - Kelly Clarkson
39-43 Meet Me Halfway - Black Eyed Peas
42-44 Use Somebody - Kings Of Leon
44-45 Try Sleeping With A Broken Heart - Alicia Keys
48-46 Life After You - Daughtry
56-47 Hey Daddy (Daddy's Home) - Usher
50-48 Heartbreak Warfare - John Mayer
49-49 Party In The USA - Miley Cyrus
47-50 It Kills Me - Melanie Fiona

24 de fevereiro de 2010

Radio Light

Heartbreak Warfare
John Mayer


Apesar da declaração completamente infeliz que deu a edição americana Playboy,onde afirmou que nunca transou com uma negra(que não parece nada de mais em português,mas ele utilizou a palavra "nigger" que seria um gíria pejorativa para se referir a uma pessoa negra) e ser banido do programa da Oprah por isso,John Mayer ainda cultiva certo prestígio entre os fãs em boa parte feminino devido a suas músicas feitas para tocar em rádios light como o segundo single do álbum Battle Studies,Heartbreak Warfare.
Para quem não sabe o que é uma Radio Light é muito fácil conhecer.A melhor definição vem da personagem Bridget Jones no começo do filme O Diário de Bridget Jones:radio light é aquela estação que toca baladas suaves para solteiros(acima dos 30 e geralmente mulheres) para eles poderem beber e chorar as mágoas sozinhos.Apesar de certo exagero,Heartbreak Warfare se encaixa perfeitamente na classificação balada suave para choras as magoas.Soft rock com arranjo simples mas inspirado dá o clima da música.A letra fala de relacionamento em frangalhos passando por um momento decisivo e consegue se sair muito bem.Vocalmente,John se mostra competente sabendo usar os aspectos de sua voz para ajudar a criar a atmosfera correta da música.O grande problema é que ela é longa de mais.Uns trinta segundos a menos seria perfeito.Mas mesmo assim,a imagem de John publicamente vai se desgastado e nenhum talento ou fãs vão ajudar quando a casa cair de vez.
nota:7,5

Quem Faz a Música

The-Dream e Christopher "Tricky" Stewart

Ficha Técnica:
Nome:The-Dream(Terius Youngdell Nash)
Idade:31 anos(12/12/1978)
Origem:Atlanta,Estado Unidos
Estilo:R&B,pop e hip hop
Ocupação:Rapper,produtor e compositor















Nome:Christopher "Tricky" Stewart
Idade:36 anos(04/01/1974)
Origem:Markham,Estados Unidos
Estilo:R&B,pop e hip hop
Ocupação:Compositor,produtor,executivo







Quando se conheceram lá em 2001 Terius Youngdell Nash e Christopher Stewart não poderiam imaginar que a parceria deles iriam render tantos frutos no final da década.Estou falando da dupla de produtores The-Dream e Christopher "Tricky" Stewart que nos últimos tempos vem se tornando cada vez mais famosos e colhendo os louros de seus trabalhos no meio R&B,hip hop e pop.
Mesmo antes de formarem a dupla os dois deram alguns passos no meio musical.Enquanto The-Dream passou dois anos produzindo o álbum Complicated da cantora Nivea,Tricky já tinha escrito e produzido o sucesso da cantora Mýa ,Case of the Ex.Mas só em 2001,quando trabalharam juntos do álbum da boyband B2K intitulado Pandemonium!,é que os dois começaram a trabalhar juntos.Mas o sucesso só veio em 2007 quando produziram o sucesso Umbrella da cantora Rihanna.Com o mega sucesso que a música fez(ganhando uma indicação a Música do Ano no Grammy),a dupla se transformou nos novos queridinhos trabalhando com Deus e o mundo.Com estilo sempre no R&B mais cadenciado com pitadas de hip hop urbano e pop,os dois fizeram músicas para Mariah Carey(Touch my Body,Odessed e H.A.T.E.U),Mary J. Blige(produzindo seu último álbum Stronger with Each Tear),Rihanna(Hard e Rockstar 101),Ciara(Fantasy Ride) e vários outros.Mas o ápice da dupla chegou ao trabalhar ao lado de Beyoncé em I am...Sasha Fierce produzido o hit Single Ladies (Put a Ring on It),que venceu o Grammy de Música do Ano.Mas além de trabalhar em dupla os dois tem trabalhos solos.Enquanto Christopher trabalha como produtor executivo de vários álbuns(desde Good Girl Gone Bad até o novo de Christina Aguilera),The-Dream é rapper é já lançou dois álbuns e prepara um novo para esse ano.Além disso,ele participa de vários singles de artistas onde ele é o produtor como Gangsta Luv do Snoop Dog.
Mas não acabou por aí.Os dois estão envolvidos em vários projetos que prometem render muito como o novo álbum de Aguilera(Bionic),o da trilha sonora do filme dela com a Cher(Burlesque),o novo da Ciara e Jennifer Lopez(os dois sem data para serem lançados) e o da Celine Dion.Com certeza,ainda há muito trabalho para a dupla.

23 de fevereiro de 2010

Reciclagem

Don't Let It Go To Your Head
Jordin Sparks


Parece que vai cada vez mais de mal a pior a carreira de Jordin Sparks.Seu segundo álbum,Battlefield,teve vendas muito ruins e teve apenas um single de destaque e além de criticas não muito boas.Para o terceiro single que foi lançado apenas na Inglaterra,é a baladinha Don't Let It Go To Your Head.
Para começar a música é uma regravação de um música que foi flop da cantora canadense desconhecida Fefe Dobson.O que já não começou bem,se já foi flop uma vez é mais ser um flop de novo.Apesar disso,a música tem seus méritos.Uma baladinha pop inofensiva que poderia ser mais,mas dá para o gasto.Arranjo que começa bem com um piano deixando a música mais simples e delicada,mas que perde a qualidade com alguns acordes onde outros instrumentos são colocados deixando a música como uma cara de pop rock comum.Vocalmente,Jordin não tem a "voz",mas consegue bons resultados nas partes mais calmas da música e desempenho ok nas outras.A letra não apresenta nada de mais elaborado apesar de ser bem escrita.Jordin ainda pode conseguir se safar do "limbo dos ex-American Idol",mas será muito difícil.
nota:6,5

22 de fevereiro de 2010

Painho

Hey Daddy (Daddy's Home)(Feat. Plies)
Usher


Tentando recuperar o sucesso de antes,Usher vem apostando alto no seu próximo álbum.Raymond v. Raymond vai ser lançado no final de Março tem como produtores desde T-Pain até Adam Levine do Maroon 5.O primeiro single oficial do álbum é a sem graça Hey Daddy (Daddy's Home),mostrando que as apostas estão mal direcionadas.
A música é um R&B que o Usher já fez uma centena de vezes então você já sabe o que esperar.Batida meio dançante,meio balada que parece feita para qualquer um cantar.Vocais sem surpresa ou grande performance,tanto é que na versão do clipe a música nem conta com o featuring do rapper Plies.Letra que apesar de mais parecer um roteiro de filme pornô soft(esse negócio de pedir para a mulher chamar ele de papazinho é de lascar),é pelo menos divertida.É melhor que a aposta de Usher tenha uma melhor "mão" se não será flop.
nota:4

20 de fevereiro de 2010

As Canções que as Crianças Ouvem

Hot Mess
Cobra Starship


Fazendo uma pequena viagem ao passado e analisarmos os ídolos de nossos pais ou mesmos avos,vamos ver nomes como Elvis,Janis,AC/DC,Elis,Cazuza e tantos outros que é impossível de se lembrar em pouco tempo.É claro que falar que esse nomes mudaram e influenciaram gerações é muito obvio.E os de hoje?O que nossos netos vão dizer deles?E nisso me refiro a todos em geral,e não apenas a quem essa resenha se destina.Será que o Cobra Starship mudou alguma coisa nessa geração?Os fãs vão lembrar deles daqui a vinte anos e cantaram suas músicas?Acho que não.Assim como não vão lembrar do single Hot Mess.
A música é um rock/eletrônico bem feito mas completamente dispensável.Letra fraca mas com dignidade de ser algo original e vocais sem muito coisa de novo.Assim é o arranjo que funciona nos primeiros segundos da música mas aos poucos ficam arrastados e previsíveis e só melhoram no final com uma batidinha mais rápida.Como dizia Elis:"nossos ídolos ainda são os mesmos".Ser ídolo é diferente de fazer sucesso e ter fãs.
nota:5,5

19 de fevereiro de 2010

Estranhamente Divertido


Undisclosed Desires
Muse


Existem algumas músicas que a gente em uma primeira ouvida,não dá nada para ela.Mas com cuidado e paciência,você descobre que ali se esconde uma grande música.Assim é Undisclosed Desires,segundo single do elogiado álbum The Resistence da banda Muse.
A música tem uma vibe estranha mas que conquista com sua batida rock progressivo/eletrônico/R&B(!?!?) com certo ar soturno e meio dark.A letra mostra o poder de uma boa letra:sem precisar de grandes truques e de forma adulta fala sobre um relacionamento em crise.O vocal de Matthew Bellamy(também autor da música)encontram o equilíbrio certo entre as partes mais calmas como as partes com efeitos eletrônicos.Além disso tudo,tem um clipe muito maneiro.É estranho.É bom.Isso é o que importa.
bota:8
Veja aqui o vídeo:

HOT 50 (17/02/2010)

01-01 TiK ToK - Kesha
**-02 We Are The World 25: For Haiti - Artists For Haiti
02-03 Imma Be - Black Eyed Peas
04-04 BedRock - Young Money
05-05 Bad Romance - Lady Gaga
03-06 Need You Now - Lady Antebellum
07-07 Hey, Soul Sister - Train
08-08 How Low - Ludacris
11-09 In My Head - Jason Derulo
06-10 Sexy Chick - David Guetta
22-11 Blah Blah Blah - Kesha
15-12 Say Aah - Trey Songz
12-13 Carry Out - Timbaland
10-14 Replay - Iyaz
16-15 Telephone - Lady Gaga
09-16 I Gotta Feeling - Black Eyed Peas
14-17 Empire State Of Mind - Jay-Z + Alicia Keys
13-18 Hard - Rihanna
25-19 Baby - Justin Bieber
20-20 According To You - Orianthi
24-21 Live Like We're Dying - Kris Allen
19-22 Do You Remember - Jay Sean
21-23 Two Is Better Than One - Boys Like Girls
17-24 Fireflies - Owl City
30-25 Haven't Met You Yet - Michael Buble
29-26 Tie Me Down - New Boyz
23-27 Down - Jay Sean
40-28 Breakeven - Script
27-29 You Belong With Me - Taylor Swift
39-30 Today Was A Fairytale - Taylor Swift
35-31 Whataya Want From Me - Adam Lambert
31-32 Whatcha Say - Jason Derulo
36-33 Say Something - Timbaland
26-34 Forever - Drake
42-35 Why Don't We Just Dance - Josh Turner
37-36 Naturally - Selena Gomez
33-37 Paparazzi - Lady Gaga
65-38 Nothin' On You - B.o.B.
32-39 Meet Me Halfway - Black Eyed Peas
34-40 Already Gone - Kelly Clarkson
47-41 All The Right Moves - OneRepublic
28-42 Use Somebody - Kings Of Leon
**-43 Solo - Iyaz
49-44 Try Sleeping With A Broken Heart - Alicia Keys
41-45 The Truth - Jason Aldean
**-46 Pants On The Ground - General Larry Platt
43-47 It Kills Me - Melanie Fiona
52-48 Life After You - Daughtry
38-49 Party In The USA - Miley Cyrus
55-50 Heartbreak Warfare - John Mayer

As Músicas do Oscar

Depois de avaliar as músicas que não foram indicadas ao Oscar,agora é a vez de analisar as cinco canções que podem se consagrar na noite de 7 de Março.Então eis aqui a analise delas.


The Weary Kind

Favorita,ainda mais depois de vencer o Globo de Ouro que nem sempre bate com o Oscar nessa categoria,The Weary Kind é o tema de Louco Coração(Crazy Heart) protagonizado pelo indicado ao prêmio de Melhor Ator,Jeff Bridges.Composta pelo lendário T-Bone Burnett e pelo novato Ryan Bingham,a música é interpretada por Jeff,que no filme interpreta um cantor de country em fim de carreira em busca de redenção,e na versão do álbum é cantada por Ryan.
A canção é country mais tradicional com um arranjo forte e melancólico.Em uma batida simples,mas que funciona muito bem para dá o tom do filme,a música tem uma letra muito bem escrita e forte.Além disso,as interpretações com uma voz mais rouca tanto de Jeff e Ryan combinam com o clima do filme mesmo que não seja atrativo comercialmente.Uma versão ao vivo deve ser uma experiência interessante.
nota:8





Almost There

Down In New Orleans

Fazendo jus a fama da Disney,duas músicas do filme A Princesa e o Sapo estão na disputa pela estatueta dourada.O consagrado Randy Newman(que chega a 17° indicação com a vitoria de "If I Didn't Have You de Monstro S.A de 2002) é o compositor das duas músicas indicadas:Almost There e Down In New Orleans.
Seguindo o espírito do filme que narra a historia da primeira princesa negra da Disney vivendo em New Orleans,as duas música seguem o principal influência da cidade:o jazz.Almost There cantado pela dubladora da princesa,Anika Noni Rose(de Dreamgirls)tem arranjo sem muita novidades mas eficiente em passar o clima do filme.Além da letra muito bem escrita,a música conta com a delicada performance de Anika com personalidade de sobra.Em Down In New Olearns continua o bom trabalho só que indo de encontro mais fundo ao jazz.Com três versões diferentes no filme a música é boa,mas não merecia tanto uma indicação ao prêmio.Apesar de não entrar no hall das grandes músicas da Disney,o trabalho de Randy mostra que finalmente a Disney "clássica"(já que aqui o desenho é feito em estilo tradicional e não em computação)vai se modificando para atender o novo milênio sem perder o brilho de antes.Já era hora.
nota
Almost There:7,5
Down In New Orleans:6,5


Take It All


Com representante do único musical do ano(Nine),Take It All recebeu a indicação no lugar de Cinema Italiano.Catando pela estrela francesa Marion Contillard,a música narra um strip tease do personagem dela que a mulher de Guido(Daniel Day-Lewis) em um momento importante do filme.A letra chega a ser vergonhosa de certa maneira já que ela não consegue ir além dos sentimentos já implícitos na música.Uma grande falha para um musical.Mas com um arranjo competente no estilo "burlesco" e com a interpretação de Marion(que como eu li deviria ganhar o prêmio de melhor atuação para uma musica vergonhosa) elevam a música.É uma pena que com um elenco maravilhoso,Nine não conseguiu ser o filme que poderia ser.
nota:6,5

Loin de PanameCorrendo por fora está a música do filme frances Paris 36,Loin de Paname.Pouco conhecido a música é o grande azarão da noite.Sem muitas informações adicionais sendo o único local que achei a música foi no YouTube.Cantada por Nora Arnezeder(acredito que seja),a música é uma delicada ode a Paris(acredito que seja,já que não sei frances) com um arranjo edificante e lindo.A voz da moça lembra muito outras cantoras francesas e funciona muito bem.Um bom achado,mas seria capaz de vencer?
nota:8

Então é isso,as músicas foram analisadas e é esperar e ver.

15 de fevereiro de 2010

2 por 1-Taylor Swift

Fearless
Today Was a Fairytale
Taylor Swift


Depois de se "consagrar" no Grammy ao vencer o Álbum do Ano e mais três prêmios,Taylor Swift continua sua vida de nova sensação da música americana fazendo o que faria qualquer um:lançado singles.

O primeiro,que já saiu há algum tempo,é a homônina do álbum premiado Fearless.A música que quando foi lançado o álbum em 2008 chegou na 9° posição da Billboard sem ser single apenas com os downloads no iTunes.A música é um pop/country bem feitinho que não empolga de verdade.Mesmo assim,a música tem o arranjo menos ruim até agora de Taylor.Mas country e com pitadas pop na medida certa,a produção acerta conseguindo deixar ela pop e jovem sem esquecer as raízes.Em relação a composição,aqui a coisa continua feita para adolescentes entre 13 e 17 anos,mas tem um chama que algo mais maduro pode um dia aparecer.Vocalmente,Taylor ainda é muito crua.Sua voz ainda irrita muito e ela ainda não aprendeu a cantar ao vivo como provou sua apresentação no Grammy.
Aproveitando que Taylor fez uma participação no filme Idas e Vindas do Amor(titulo canastra de Valentine's Day,que nada mais nada menos é o dia dos namorados dos gringos)ao lado do namorico Taylor Lautner(o lobinho da "saga" Crepúsculo),e para promover ainda mais o filme é dela a música tema do filme,Today Was a Fairytale.A música peca muito por repetir mais uma vez o tema "amor perfeito adolescente" e fica parecendo uma continuação de outras canções dela.Além disso,arranjo e vocal fazem a mesma coisa parecendo que todas as músicas foi padronizadas.Não vejo a hora dessa menina levar um pé na bunda bem dado e começar a escrever algo mais substancial.

E para quem não gosta dela,um aviso:ela vai ficar por muito tempo ainda.Gostando ou não.
nota
Fearless:6,5
Today Was a Fairytale:5

Me Chame de Perereca e Me Jogue na Parede

Rude Boy
Rihanna



Em meio a todas as letra auto biográficas e emocionais do novo álbum da Rihanna,o Rated R,temos a canção Rude Boy.E não é que ela foi escolhida como o terceiro single do álbum.
Rude Boy deixa de lado os temas sérios do CD e parte para o "divertimento".Não é preciso ser um gênio do inglês para saber que a música trata-se de sexo diretamente e sem pudor.Até que a letra esperta o bastante e com boas sacadas não deixar ficar muito vulgar e entrega um refrão redondinho,mas sem muita força.O arranjo pop dá um cara mais light para música que sozinha funciona muito bem com uma apelo dançante muito bem trabalhado que funciona.Rihanna tem vocais que oscilam do sacana divertido(principalmente nos versos) até um pouco irritante nos refrões finais.Mesmo assim funciona bem.É até interessante que no meio de tanto "sentimento",Rihanna não esqueceu de ser divertida.
nota:7

3 por 1-Timbaland

Say Something(feat.Drake)
Carry Out(feat.Justin Timberlake)
If We Ever Meet Again(feat.Katy Perry)
Timbaland


Já na frente na corrida de maior flop dos últimos anos,o segundo álbum do produtor/rapper Timbaland Shock Value II vendeu apenas 120 mil cópias em quase dois messes de lançamento e atingiu apenas o 36° lugar na Billboard.Assim como o álbum seus singles também estão indo de mal a pior.

Com o novo querido do hip hop,o rapper Drake,o segundo single Say Something atingiu apenas o 36° na parada americana.Também pudera,a música é completamente esquecível.Com uma batida morna e completamente sem graça,Say Something não cria um elo com quem a ouve.Depois de dois minutos que você ouvir a música vai se esquecer.A letra é ruim e não tem criatividade apelando para os mesmo recursos já utilizados por Timba.Além dos fracos vocais que chega a dar sono.



Um pouco melhor nas paradas(chegando ao posto de 11°),Carry Out não melhora nada em relação a qualidade.Com o parceiro de sempre,Justin Timberlake,a música continua a ser completamente dispensável e chata.Letra batida e vocais que são apenas mais do mesmo,em especial os de Justin.Apenas o arranjo tem boa intenção em certos momentos,mas mesmo assim falha em criar algo pelo menos divertido.Mostrando que tem amigos de todos os tipos e melhorando um pouco está o novo single que conta com a pareceria com a Katy Perry,a meia boca If We Ever Meet Again.Os pontos positivos da música são:o arranjo mais original e menos padronizado com alguns instrumentos dando a canção um ar mais natural e divertido principalmente na refrão e as partes de Katy nos versos.Do resto a música falha:letra sem pegada e parecendo uma Promiscous light e a voz de Timba,que insiste fazer uma ponta em suas próprias músicas.

A grande pergunta é:o toque de Midas de Timbaland acabou ou percebemos que não era nada de mais?
nota
Say Something:3,5
Carry Out:2
If We Ever Meet Again:5,5

14 de fevereiro de 2010

E o Oscar não Vai Para

Com a chegada da noite mais glamorosa do cinema,a entrega do Oscar,começo um especial para analisar as músicas temas dos filmes indicados ao prêmio.Mas antes vou fazer as resenhas de algumas músicas que podiam estar indicadas mas não foram.

Por Quê Não?

I Can See in Color
Mary J. Blige


O que eu não consigo entender é que mesmo com todos as indicações de Precious,sua música tema não foi indicada ao prêmio,nem mesmo foi pré-selecionada(com a mudança das regras,as músicas precisavam ser pontuada com uma nota acima de 8 para ser considerada valida).I Can See in Color(que também é chamada apenas de Color) escrita e interpretado pela Mary J. Blige dá o tom ao filme de maneira genial.
Assim como o filme,a música não é para qualquer um.Um soul music com um pouco de blues,a música tem uma batida forte,cadenciada,lenta e melancólica.Assim como a poderosa performance de Mary que transmite esses sentimentos de forma avassaladora.A letra é a transposição perfeita da personagem principal.Triste,mas ao mesmo tempo esperançoso.É uma pena a música não ter recebido a indicação.Mesmo assim,apenas da Academia reconhecer um filme tão forte e "diferente",já é uma evolução.
nota:9

The Sound of Nine

Cinema Italiano
Kate Hudson


Indicado ao Globo de Ouro,Cinema Italiano do musical Nine,perdeu o lugar na disputa para outra música do musical,Take It All interpretado por Marion Cotillard.
Cantado por Kate Hudson que interpreta a fã/jornalista que admira o diretor Guido Contini(Daniel Day-Lewis),a música narra as características que fazem o diretor ser amado pela jornalista.Com uma letra de gosto duvidoso e rimas fáceis,a qualidade da música cai sobre o arranjo pop misturando com batidas latinas e influencias dos anos '60 e na inspirada interpretação de Kate se mostrando uma boa cantora de um alcanço vocal surpreendente.Dizem que o filme Nine foi alvo de uma campanha contra dos "inimigos" do produtor Harvey Weinstein,que fizeram a caveira do filme indo de grande nome do Oscar para o fiasco do ano(apesar de 4 indicações).Será mesmo ou por que o filme não é isso tudo?
nota:7,5

Titio do Rock

(I Want To) Come Home
Paul McCartney


Nem mesmo o fato de ter sido feita pelo Sir Paul McCartney ajudou o tema do filme Everybody's Fine estrelado por Robert De Niro a ser indicado para o Oscar.
(I Want To) Come Home tem letra inspirada que consegue representar o tema do filme(Everybody's Fine narra a história de um pai que decide visitar os filhos de surpresa)sem ser piegas ou sentimental demais.Também pudera,vindo do homem que ajudou a compor as maiores músicas da historia.O arranjo é bom mas não empolga como poderia fazer.E vocalmente,Paul já esteve melhor,mas consegue se sair bem.No final das contas a música não faz muito a cara da Academia e não teria muita chance.
nota:7

Sono

I See You
Leona Lewis


Não adiantou ser o filme mais rentável de todos os tempos(diga-se de passagem,devido o custo da sessão em 3D é bem mais caro há controvérsias),não adiantou as nove indicações ao Oscar ou mesmo ter sido produzido pelo mesmos produtores que já ganharam o Oscar por My Heart Will Go On,a música tema de Avatar não virou sucesso ou muito menos foi indicado ao Oscar(apesar da indicação ao Globo de Ouro).E há bons motivos.
I See You é um porre.Para começar as mesmas características de My Heart Will Go On foram usados para fazer a canção:ser interpretada por uma cantora de voz potente(aqui o pato sobrou para Leona Lewis),letra melosa e muito romântica e produção do arranjo nos estilo pop épico balada.Mas aqui a coisa não deu liga.Embora Leona tenta em vão dar personalidade,a produção vocal é extremamente entediante assim como o arranjo meio em tom fantasioso e "lúdico" que enjoa em menos de um minuto.A letra tem nada de mais apesar de mais trabalhada que em My Heart Will Go On,peca em criar um momento para ser lembrado.Aqui é de agradecer da música não ter sido indicada.
nota:5,5

Para Ouvir Quando...

Estiver Na Fossa

Young Forever


Revolver(feat.Lil' Wayne)
Madonna


Madonna quer se manter jovem.Isso é claro e eu não a culpo.Chegada na idade 50 anos,uma das mulheres mais famosas do mundo,corre contra os efeitos do tempo em seu corpo e em sua vida.Como eu disse,eu não a culpo ou julgo.O que eu critico,é assim como em sua vida,Madonna queira tentar parecer "moderninha" em sua música seguinte as "modinhas" sabendo que ela é capaz de muito mais que isso.É o caso do segundo single promocional da coletânea Celebration,Revolver.
Produzido pelo Dj Frank E(do hit Right Round do Flo Rida) e pela própria Madonna,Revolver é um pop mediano que caberia muito mais na boca de Britney Spears do que nela.Batida já velha e com ar de reciclada e vocais chatos e sem inspiração com participação descatárvel de Lil Wayne,outro fator da tentativa de ser "moderninho".A letra é até legal meio sacana com boas sacadas mas que ficaria mais divertida na voz de uma Ke$ha da vida.Como eu já disse faz algum tempo:Madonna pare de seguir e seja aquela que as pessoas seguem.
nota:6
P.S:analisado versão do álbum

Os 30 Artistas da Década

Part.I

Final


15.Shakira
Discografia 2000:Laundry Service(2001),Fijación Oral Vol. 1/Oral Fixation Vol. 2(2005) e She Wolf(2009)
Músicas para não esquecer:Whenever, Wherever,La Tortura(com Alejandro Sanz),Don't Bother,Hips Don't Lie(feat. Wyclef Jean) e She Wolf
O que fez na década?:aquela jovem de cabelos pretos cacheados que vinha no meio da década de noventa ao Brasil cantar seu hit em espanhol Estoy Aqui parecia fadada ao estigma de cantora de um hit só.Com a chegada do novo milênio,houve a grande mudança que iria transformar a carreira de Shakira.Loira e com um álbum em inglês,a então desconhecida no mundo inteiro se torna diva com músicas viciantes e danças explosivas.Mas que balançar as "cadeiras",a colombiana ganhou o respeito da critica e o amor e apoio dos fãs e realizar causas humanitárias em especial em seu país.com apenas 33 anos,Shakira pavimenta se caminho para se tornar a latina de maior prestigio de todos os tempos na música.Quem duvida que ela não vai conseguir?

14.Norah JonesDiscografia 2000:Come Away with Me(2002),Feels Like Home(2004),Not Too Late(2007) e The Fall(2009)
Músicas para não esquecer:Don't Know Why,Come Away with Me,Sunrise e Thinking About You
O que fez na década?:o que poderia ter sucesso uma jovem delicada que tocava piano,cantava jazz e componha músicas lentas e românticas feitas para um público adulto num mercado dominando por cantoras pop loiras e sensuais?A primeira vista não muita coisa.Mas foi o contra todas as expectativas que em 2002 surgiu Norah Jones e seu primeiro álbum.Mesmo sem nenhuma música hit nas paradas,Come Away with Me vendeu 20 milhões de cópias no mundo(mais de 10 milhões apenas nos Estados Unidos) e ganhou 5 Grammy's incluindo Álbum do Ano.Aclamada pela critica,Norah continuou a década toda fazendo o sabe melhor:boa música.Sem precisar atrair as atenções para si mesma e deixando claro seu talento nato

13.Kanye WestDiscografia 2000:The College Dropout(2004),Late Registration(2005),Graduation(2007) e 808s & Heartbreak(2008)
Músicas para não esquecer:Jesus Walks,Diamonds from Sierra Leone,Gold Digger(feat.Jamie Foxx),Stronger e Heartless
O que fez na década?:já consagrado como produtor,em especial em The Blueprint de 2001 do Jay-Z,o rapper Kanye West só se lançou em carreira em 2004 como seu primeiro álbum.Elogiado e com um Grammy,a consagração só veio e 2005 com Late Registration que é considerado e como razão um dos melhores álbuns de hip hop de todos tempos.Sem medo de buscar inspirações nos mais diversos estilos de músicas(desde o soul de Ray Charles até o pop de Lady GaGa)para produzir uma música sua ou de qualquer artistas como trabalha(a lista é enorme),Kayne viaja em busca da perfeição nas suas músicas e quase sempre chega perto.Se não fosse como pessoa tão cheio de si e em certas situações tão escroto poderia estar em uma melhor posição.Será até quando seu enorme talento o segura ou será ele capaz de mudar?

12.MadonnaDiscografia 2000:Music(2000),American Life(2003),Confessions on a Dance Floor(2005),Hard Candy(2008) e Celebration(2009)
Músicas para não esquecer:Music,Hung Up,Sorry e Give it 2 Me
O que fez na década?:rainha é rainha.Madonna continua sendo quase intocável apesar de uma década meio instável musicalmente falando.Na década que completou 50 anos de vida e quase 30 de carreira,Madonna provou que é essencial para a música pop,mesmo que como inspiração para novos artistas.Mesmo assim ela viveu dois ótimos momentos:já bem no começo é o bom álbum Music e no meio com o excelente Confessions on a Dance Floor que provou que ela ainda tinha gás e poder para sustentar a coroa de Rainha.Apesar de uma clara e quase épica busca pela juventude tanto no visual quanto na música,Madonna ainda tem muito que mostrar e ao chegar ao 60 anos deve ainda continuar nas listas,quem não sabe em primeiro.Reinventar é a grande característica dela e podemos esperar tudo.Que Jesus.....a deixa pra lá!

11.Alicia KeysDiscografia 2000:Songs in A Minor(2001),The Diary of Alicia Keys(2003),Unplugged(2005),As I Am(2007) e The Element of Freedom(2009)
Músicas para não esquecer:Fallin',You Don't Know My Name,If I Ain't Got You,Karma e No One
O que fez na década?:mais que um sopro de novidade na música soul americana,Alicia Keys é a confirmação que a década que viria seria de artistas mais completos e não que apenas estavam lá apenas para cantar as músicas já prontas.Seu talento único e precioso para tocar instrumentos(principalmente piano)fazendo o arranjo e compondo suas próprias canções,além do fato de cantar maravilhosamente,deu a Alicia um excepcional começo de carreira com Songs in The Mirror ganhando 5 Grammy's em 2002 e vendendo 12 milhões de cópias ao redor do mundo.Depois disso vimos uma cantora cada vez mais madura e em busca de sua música,se arriscando e acertando cada vez mais.Com os frutos de seu trabalho vieram mais 7 Grammy's,mais milhões de álbuns vendidos,hit ao redor do mundo e cada vez mais reconhecimento do seu talento

10.Lady GaGaDiscografia 2000:The Fame(2008) e The Fame Monster(2009)
Músicas para não esquecer:Just Dance(feat.Colby O'Donis,Poker Face,LoveGame,Paparazzi e Bad Romance
O que fez na década?:surgida como um furacão de proporções épicas Stefani Joanne Angelina Germanotta conhecida como Lady GaGa,revitalizou o pop de uma maneira edificante.Apesar de não criar nada de diferente,GaGa deu de volta ao gênero sua cara original e mais essencial:o pop ser pop.Músicas dançantes ao extremo,letras viciantes com o grau certo de polêmica e visual que no mínimo podemos chamar de exótico.Mas Lady GaGa é muito mais que apenas isso.Para começar ela não é um produto fabricado.Compositora de suas músicas,produtora,pianista e extremamente inteligente ela consegue "causar" por suas músicas,apresentações e posições sociais que pela sua vida particular(mesmo que algumas vezes respingue).GaGa vem aos poucos se tornando a verdadeira herdeira do trono pop.Mas ainda é muito cedo afirmar com certeza e o que a nova década reserva para ela,mas com certeza ainda vamos ouvir falar muito sobre ela

9.P!nkDiscografia 2000:Can't Take Me Home(2000),M!ssundaztood(2001),Try This(2003),I'm Not Dead(2006) e Funhouse(2008)
Músicas para não esquecer:Don't Let Me Get Me,God Is a DJ,U + Ur Hand,Sober e I Don't Believe You
O que fez na década?:começando a carreira domada pelos produtores no começo de carreira,P!nk fez em seu primeiro álbum uma mistura de pop e R&B que não era muito a vibe dela.Apenas no segundo álbum que com sua personalidade forte ela começou a se impor e fazer mais o que ela queria.M!ssundaztood foi um sucesso de vendas ao atingir 13 milhões de cópias.Com poder e mais autonomia,ela bateu de frente com a gravadora e começou a fazer o que ela realmente queria:rock.Apesar de vendas não muito boas nos Estados Unidos,P!nk começou a ganhar os resto do mundo que a acolheu de braços abertos.Sua músicas extremamente sinceras e com apelo jovem sem ser pré-fabricas ou idiotas fizeram ela ganhar seguidores fieis.Com o passar dos anos e a maturidade adquirida,P!nk ganhou muito mais personalidade e seu talento foi lapido de maneira perfeita.Letrista de mão cheia e se transformando em uma interprete poderosa(como demonstrou no último Grammy),cada vez mais ela vai ser firmando com uma das melhores de sua época e isso sem atingir o ápice de sua voz,ainda

8.Justin TimberlakeDiscografia 2000:Justified(2002) e FutureSex/LoveSounds(2006)
Músicas para não esquecer:Cry Me a River,Rock Your Body,SexyBack,My Love(featT.I) e What Goes Around.../...Comes Around
O que fez na década?:quem diria que aquele jovem de cara de anjo e cachinhos que fazia parte da menos pior boy banda poderia se tornar tão bom?Esse é Justin Timberlake que no começo da década ainda fazia parte do N'Sync e mesmo sem sair "oficialmente" do grupo partiu para carreira solo.Logo no primeiro álbum ele mostrou a que veio:sabendo com quem trabalhava e definido seu estilo meio pop com R&B e eletrônico,Justin já ganhou uma indicação ao Álbum do Ano no Grammy.Anos depois ainda com mais certeza de sua música e maturidade,Justin fez FutureSex/LoveSounds e ainda respeito da critica com nova indicação para Álbum do Ano,mais sucesso e três números um na parada americana.Mais que apenas um cantor,Justin é um exímio dançarino e compositor.E indo mais ainda,um grande show man.Apresentador e ator com grandes possibilidades no futuro no cinema,principalmente na comédia como provou ao ganhar o prêmio Emmy de Melhor Ator Convidado em Comédia em 2009,Justin tem uma grande carreira pela frente

7.Britney SpearsDiscografia 2000:Oops!...I Did It Again(2000),Britney(2001),In the Zone(2003),Blackout(2007) e Circus(2008)
Músicas para não esquecer:Oops!... I Did It Again,I'm a Slave 4 U,Toxic,Piece of Me e 3
O que fez na década?:ela poderia te sido a artista da década se não tivesse metido os pés lá pela metade da década.Britney Spears não só perdeu o juízo na sua vida pessoal chegando ao fundo do poço de forma dramática,mas perdeu completamente o controle de sua carreira.Mesmo assim é de admirar que de volta aos eixos ela ainda consiga o sucesso que parecia perdido.Mais que isso:Britney começa a voltar aos trilhos que deram a ela o título de Princesa do Pop.Mas sua grande contribuição foi no começo de década entregando grandes apresentações e músicas ótimas.Das melhores,Toxic levou um Grammy para casa.A grande pergunta é:conseguirá Britney voltar ao Olímpo Pop de vez ou essa década será o fim do reinado definitivo?

6.RihannaDiscografia 2000:Music of the Sun(2005),A Girl Like Me(2006),Good Girl Gone Bad(2007) e Rated R(2009)
Músicas para não esquecer:Pon de Replay,SOS,Umbrella(feat.Jay-Z),Don't Stop the Music e Russian Roulette
O que fez na década?:Evolução.Essa é a mais perfeita definição para a carreira de Rihanna desde que estreou em 2005.De um pop/R&B certinho e parecido com que havia no mercado parecendo um versão de várias cantoras até chegar no estilo Rihanna.Seja pelas suas roupas e o estiloso cabelo que virou moda até suas músicas que ganharam personalidade e qualidade.O grande estouro veio com o mega hit Umbrella e se transformou na sua marca registrada.Mas é em Don't Stop the Music sua melhor contribuição na década.Depois de enfrentar a agressão de seu ex-namorado,Chris Brown,Rihanna se mostrou forte e levantou a bandeira contra a violência contra a mulher.Em seu último álbum ela mostrou ainda mais personalidade ao ir completamente contra o som que a fez um sucesso,fazendo algo mais forte e cheio de personalidade.Gostar ou não do resultado é cada um que sabe de si,mas é louvável esse ousadia.Como performance,Rihanna melhorou muito em especial em sua voz.Ainda há muito o que fazer e parece que Rihanna está no caminho certo

5.Christina AguileraDiscografia 2000:Mi Reflejo(2000),My Kind of Christmas(2000),Stripped(2002) e Back to Basics(2006)
Músicas para não esquecer:Come On Over Baby (All I Want Is You),Beautiful,Fighter,Hurt e Candyman
O que fez na década?:o que a Britney não fez:ser tornou uma artista.Vinda do mesmo programa infantil e lançada como a rival de Britney,Aguilera aos poucos foi conquistando seu espaço devido ao seu maior dom:a voz.Seu pop evoluiu em busca de uma sonoridade perfeita buscando inspirações em suas influências.Seu estilo pessoal também mudou de garota santa "cópia" de Britney para "safada" com cabelo duas cores até chegar até clássica/fashion mãe de família.Mas a melhor e mais significativa foi a evolução de sua voz.Apesar do poder vocal que sempre teve,Aguilera pecava pelo excesso em suas canções.Ao longo dos anos,ela domou a "fera" a colocando exatamente onde ela se encaixa sabendo "gritar" nos momentos certos.A muito coisa ainda pelo caminho dela já que Aguilera está sempre "a procura da batida perfeita"

4.Mariah CareyDiscografia 2000:Glitter(2001),Charmbracelet(2002),The Emancipation of Mimi(2005),E=MC2 (2008) e Memoirs of an Imperfect Angel(2009)
Músicas para não esquecer:It's Like That,We Belong Together,Don't Forget About Us,Touch My Body e Obsessed
O que fez na década?:muitos apostaram no fim da carreira de Mariah Carey no início da década.Sem a proteção do ex-marido empresário,o gigantesco fiasco de Glitter em todas as esferas(álbum,singles e filme),o rompimento com a gravadora e o colapso nervoso parecia o começo do esquecimento da artista da década de noventa.Mas de uma maneira triunfal,MC deu a volta por cima.Reunindo o que há de melhor de produtores da black music americana ela lançou o premiado The Emancipation of Mimi e com ele a volta ao topo.Grammy's,milhões de cópias vendidas e a música mais tocada(We Belong Together).Mais que sucesso,houve uma mudança musical em MC.Mais hip hop e R&B ela começou a pavimentar seu novo estilo de cantar.Provavelmente devido aos abusos na década anterior,sua voz estava gasta e menos potente,então suas música precisavam ser em tons mais baixos e sem muita gritaria.A escolha deu resultado apesar das criticas de fãs da "old Mariah".Apesar do significativo desempenho regular de E=MC² e ruim de Memoirs of an Imperfect Angel,Mariah ainda pode se vangloriar de várias coisas:aquela velha "diva arrogante" parece ter sido substituída pela "diva do povão" mais humilde e simpática(mesmo ainda com o olhar blazer em certas momentos) e sua verdadeira estréia no cinema numa elogiada atuação no indicado ao Oscar,Prescious.

3.Green DayDiscografia 2000:Warning(2000),American Idiot(2004) e 21st Century Breakdown(2009)
Músicas para não esquecerAmerican Idiot,Boulevard of Broken Dreams,Wake Me Up When September Ends,Know Your Enemy e 21 Guns
O que fez na década?:de banda "underground" que alcançou certo sucesso nos ano noventa que estava caído no limbo para a banda mais respeitada da década.Esse é o Green Day.A banda de punk rock que conseguiu quebrar barreiras e tornar sucesso no mundo inteiro.A grande virada veio com o já clássico,American Idiot uma ópera punk de critica social e política aclamada pela critica e vendendo 14 milhões de cópias.Mas que apenas um álbum,o American Idiot e retrato frio e sincero de toda uma sociedade feito de maneira genial.O trio ocupou o lugar de ídolos de uma nova geração.Com letras perfeitas e sonoridade apurada que consegue agradar fãs e apenas um ouvinte normal de rádio,o trio ainda conseguiu outro feito ano passado ao lançar 21st Century Breakdown que provou ainda mais o talento deles.Além disso,com aparições em outras mídias(como no filme dos Simpsons "cantando" a música tema) e com o musical da Broadway baseado em Amrican Idiot,o Green Day se renova para os próximos dez anos como uma banda que acabou de lançar o primeiro álbum.

2.Amy WinehouseDiscografia 2000:Frank(2003) e Back to Black(2006)
Músicas para não esquecer:Fuck Me Pumps,Rehab,You Know I'm No Good,Back to Black e Tears Dry on Their Own
O que fez na década?:um talento como a de Amy Winehouse só surge de tempos em tempos.Como um diamante bruto que consegue atrair as atenções sem precisar de lapidação apenas por sua beleza,Amy provou que com pouco tempo de carreira já pode-se colocar entre os maiores músicos da história.Voz peculiar e sensacional,musicalidade clássica com letras atuais e avassaladoras,Amy ganhou status de diva soul conquistando prêmios e fãs devotos.Mas como qualquer gênio,Amy é um ser vivendo em completa bagunça.Drogas,amor doentio,comportamento danoso a si mesma e muita polêmica na mídia.Parecia que cada vez mais ela se afundava na sua própria escuridão(e ao mesmo tempo era contraditório já que foi desse mar de caos que ela tirou toda a inspiração par Back to Black) e perdíamos esse talento.Mas ao que tudo indica,parece que não.Quase nascida das cinzas,Amy prepara uma volta para os próximos limpa de tudo que a prendia a escuridão.É ainda cedo para dizer como será essa volta,mas o mais importante é o que ela deixou artisticamente como legado nessa década e como ele vai influenciar as próximas gerações

1.Beyoncé
Discografia 2000:Dangerously in Love(2003),B'Day(2006) e I Am… Sasha Fierce(2008)
Músicas para não esquecer:Crazy in Love(feat.Jay-Z),Déjà Vu(feat.Jay-Z),Irreplaceable,Single Ladies (Put a Ring on It) e Halo
O que fez na década?:basicamente ela foi a década na música.Durante os anos noventa ao lado da Destiny's Child parece ter sido um preparatório para que Beyoncé trilhar sua carreira solo.Brindada contra o fracasso,a estréia dela veio triunfante com Dangerously in Love e o sucesso Crazy in Love.A cada nova aparição ela construía uma imagem de não só apenas uma cantora bonita e com boa voz,e sim uma show girl completa com performances grandiosas e milimetricamente ensaiadas.Mas que apenas imagem,Beyoncé é de fato um talento único sendo compositora e produtora de suas músicas,tem faro para negócios e com uma personalidade encantadora sendo tímida e simples fora dos palcos e magnética e poderosa em cima dele.É muito redundante continuar a falar dela,já que ainda estamos sobre sua influencia em sua recente passagem pelo Brasil e pela super exposição dela na mídia,é mais que claro o por quê da escolha.Gostando ou não dela,não deve-se negar que seu posto aqui é mais que justo