29 de fevereiro de 2012

Interessante

Blackout
Breathe Carolina

Ainda vivemos em meio a onda de eletropop, apesar de haver uma diminuída significativa nos últimos messes. Nem por isso significa que tudo está perto do fim. Porém, felizmente, ainda existe algo interessante no meio disso tudo. Esse é o caso do duo Breathe Carolina e do single Blackout.

A canção, que se tornou o maior sucesso deles ao alcançar o 32° da Billboard, tem uma produção interessante. Sim, não é inovador e tem problemas sérios. Vocais ruins cheio de efeitos que apenas pioram e letra rasa e sem inspiração. Contudo, não posso deixar de lado o trabalho respeitável do produtor Ian Kirkpatrickfazendo dando a Blackout personalidade em um arranjo "pegajoso" e com uma base sólida e muito bem estruturada. Quem dera todas as músicas do eletropop hoje fossem interessantes ao menos.
nota: 6,5

28 de fevereiro de 2012

Era Uma Vez Um Single

All Your Life
The Band Perry

Era uma vez um single que eu deveria ter feito a resenha no ano passado, mas só agora eu consegui agora. Essa música é a canção All Your Life da banda The Band Perry.

Seguido o sucesso de If I Die Young, o trio lançou essa baladinha bem feitinha que peca pela falta de um maior elaboração na produção final. A letra é cativante com boas passagens durante os versos perdendo força no refrão quadrado demais. Sua produção também segue por esse caminho entregando um arranjo e vocais bons, mas seguros demais sem muita emoção. Pronto, não "era uma vez um single".
nota: 7

27 de fevereiro de 2012

Pocket Especial - Emeli Sandé

Vamos conhecer essa nova e maravilhosa cantora nesse especial dedicado para Emeli Sandé.

Primeira Impressão

Our Version of Events
Emeli Sandé

Recentemente me perguntaram se eu iria fazer um post sobre a cantora Emeli Sandé. Fiquei intrigado de ver como as coisas funcionam já que estava na minha cabeça falar sobre ela tem algum tempo, mesmo antes de realmente conhecer o trabalho como disse na critica da canção Read All About It do rapper Professor Green. Depois que conheci fiquei completamente inclinado em falar sobre ela. Resolvi então não só "apresentar" ela no New Faces, mas dá o reconhecimento devido a ela depois do lançamento do sensacional Our Version of Events, primeiro álbum dela.

Adele Emeli Sandé nasceu na Escócia. Filha de uma inglesa e pai jamaicano, começou a carreira escrevendo músicas para nomes como Cher Lloyd, Susan Boyle, Leona Lewis, Cheryl Cole e Tinie Tempah. Ganhou reconhecimento ao participar da canção Diamond Rings do rapper Chipmunk em 2009 e depois Never Be Your Woman do rapper Wiley de 2010. Depois de assinar com a Virgin Records e ano passado com a EMI Records para lançar seu primeiro trabalho. Ano passado ela fez o featuring na música já citada do rapper Prpfessor Green que ficou em primeiro lugar na Inglaterra. O destaque a ajudou a começar a tragetória de lançamento do seu álbum debut, Our Version of Events. Lançado esse mês, o CD alcançou o primeiro lugar nas paradas britãnicas vendendo cerca de 100 mil cópias. Porém, o que mais chama atenção é a qualidade entregue por Emeli (que como vocês podem ter reparado mudou de nome artístico para não a confundirem com a outra Adele).

Conduzido pelo produtor, ainda desconhecido Shahid "Naughty Boy" Khan, Our Version of Events é uma viagem tocante sobre o amor. Um álbum simples em sua produção sem grandes arrombos de criatividade, contudo uma preciosidade em um trabalho perfeito. Não há como falar da qualidade do álbum sem falar do trabalho magnífico de Emeli. Ela entrega performances intimistas e ao mesmo tempo arrasadoras em cada música. A voz cristalina dela lembra nomes do R&B dos anos noventa misturando com pouco de grandes divas do jazz ao entregar interpretações geniais em cada música. Um domínio de tom, melodia e projeção vocal impecáveis. Não apenas cantar. Dar vida a cada emoção colocada em cada música. Cantar para Emeli é um exercício de vida. Tudo isso sem grandes notas ou efeitos. E que letrista é Emeli. Quase todas as músicas são em um tom "stripped". Dispensa-se grandes arranjos para focar na simplicidade em momentos arrebatadores. Basicamente, seguindo um caminho R&B e pop mostrando uma musicalidade refinada. É um álbum que precisa ser descoberto por todos que gostam de música. É uma lição de como ser uma verdadeira cantora, mas diferente do que as pessoas acham. E as músicas são para serem apreciadas uma por uma. Como não se encantar pela declaração de amor poderosa de My Kind of Love? Chorar com a desilusão marcada em Clown. Ou não sentir que a esperança ainda vive, mas com dificuldades em Maybe. Cortar o coração na linda Suitcase. Querer se declarar em Breaking the Law. Ter esperança no amor em River. Ter esperança na vida com Hope de co-autoria e produção de Alicia Keys. Ou querer lutar em Read All About It, Pt. III (versão nova para a canção com Proferssor Green). Ouça, sinta, viva. Descubra Emeli Sandé.

New Faces Apresenta: "Quando Uma Estrela Nasce"

Heaven
Daddy (feat. Naughty Boy)
Next to Me
Emeli Sandé


Depois de falar do álbum é chegada a vez de falar dos três singles já lançados por Emeli Sandé para o CD Our Version of Events.

Primeiro singles lançado em Agosto do ano passado, Heaven não é exatamente a melhor música do álbum. Mesmo assim foi um bom começo para Emeli ao alcançar o segundo lugar na Inglaterra e fazer sucesso em vários outros países.

Uma mistura bem amarradinha entre soul com dois estilos pouco conhecidos por aqui: o jungle (um estilo de eletrônico com reggae e dance) e breakbeat (outro sub-genero de eletrônico). A produção poderia ter dado mais espaço para o lindo trabalho vocal de Emeli, mas a batida dá uma passada por cima. Mesmo acima ela consegue brilhar ao lado de um letra redonda e bem escrita.

Já em Daddy, o que fui um problema em Heaven se torna aliada. A mistura de ritmos dá para a canção o tom necessário para Emeli trabalhar uma interpretação poderosa. Amarga ao encarar uma ex-namorada que encontra a atual, Emeli dá o tom certo para conseguir o efeito necessário para passar os sentimentos colocados pela produção primorosa.

Lançado esse ano, Next to Me é que tem a produção mais radiofônica das três sem perder o espírito do álbum. O grande destaque da música é sua letra graciosa e inspiradora. Pena que o refrão é apenas ok. Emeli mostra um lado mais comercial da sua voz sem ser genial, mas acima da média.

Se com as músicas mais "fracas" do álbum, ela está despontando com um dos grandes nomes da música, imagine quando ela lançar as melhores.

nota
Heaven: 7
Daddy: 8
Next to Me: 7,5

26 de fevereiro de 2012

Para Os De Lá

I Like It Like That (feat. New Boyz)
Hot Chelle Rae


Uma pergunta me intriga: a maioria dos adolescentes de hoje estão enburrecendo? Sério, uma grande parte deles estão num estado de coma de inteligência que parece que não tem retorno. O pior é que isso resulta em pessoas rasas, fúteis e bobas. E, claro, reflete no gosto musical e em que faz sucesso. Se aqui no Brasil somos obrigados a conviver com o Restart, nos Estados Unidos tem o Hot Chelle Rae.

Donos do sucesso Tonight Tonight, eles lançaram a canção I Like It Like That. Um pouco mais divertida que a antecessora, mas que não nega seu destino: adolescentes de Q.I baixo. Pop descartevel, letra boba e vocais sem nenhuma qualidade especial. O featuring é de um duo de hip hop que um dos participantes é uma versão mais nova do Lil" Wayne. Já vi, né? Graças a Deus, o Hot Chelle Rae é para os de lá. Porque os daqui já estão no fundo do poço.
nota: 4

As 50 Maiores Cantoras de Todos os Tempos

Part. I
Part. II
Part. III


Part. IV


35.Shakira
Ela abriu o caminho para todos os artistas latinos ao redor do mundo e é uma das mais elogiadas cantoras pop da atualidade. Quem diria que aquela que cantava "Estoy Aqui" seria uma das cantoras mais importantes da nova geração.

34.P!nk
Com seu próprio nicho de fãs, ela se destaca pela poderosa voz e uma musicalidade mais puxando para o rock. Sempre autoral (coisa rara hoje em dia) ela é a verdadeira "rockstar".

33.Reba McEntire
Uma das carreira mais duradouras da música em geral faz dessa "country girl" uma das figuras mais talentosas do country.

32.Norah Jones
No meio de tanto "pop chiclete" ela surgiu como um balsamo para os ouvidos cansados. Sua voz doce, suas músicas delicadas e seu talento musical a ajudaram a se tornar um fenômeno mundial. Graças a Deus.

31.Joss Stone
Ela foi a primeira "cantora branca britânica com voz de cantora negra americana" a fazer sucesso, mesmo que ultrapassado por as suas conterrâneas. Mesmo assim ela merece estar aqui já que um dos talentos mais poderosos dos últimos tempos.

25 de fevereiro de 2012

Whitney & Eu


Houve um garoto que um dia se apaixonou por uma voz.
Houve um garoto que um dia se apaixonou por uma cantora.
Houve um garoto, pois houve uma cantora.
Eu chorei. Eu amei. Eu rezei.
Eu pedi por milagres.
Contudo, o maior milagre foi ser esse garoto.
Adeus, Whitney.
O garotou cresceu e você se foram, mas em algum lugar eles vão viver.
A cantora e o garoto que se apaixou.

Passando a Limpo - Whitney Houston Final

Just Whitney...

Já com a carreira em franca decadência devido aos escândalos seguidos e o envolvimento com as drogas, Whitney lançou seu quinto álbum. Criticas divididas, singles sem nenhum impacto e vendas baixas nos Estados Unidos (apesar de cerca de 2,5 milhões ao redor do mundo). Pela primeira vez, Whitney não foi indicada ao Grammy.

Singles

Watchulookinat: Um recado claro e direto paras as criticas que ela recebia devido a seu comportamento na época. Apesar de uma produção boa, a música peca pela falta de originalidade, principalmente com os vocais de Whitney.
nota: 6,5

One Of Those Days: Melhor que o primeiro single, a canção traz Whitney em um estado mais original com um R&B redondinho.
nota: 7,5

Try It on My Own: Uma balada de auto-estima com boa produção de Babyface. Aqui já se percebia que a voz de Whitney tinha mudando mesmo ainda alcançando notas altas.
nota: 7

Love That Man: Outro bom momento do álbum. Simples, mas eficiente.
nota: 7


One Wish: The Holiday Album

Único álbum natalino de Whitney, o CD deveria ser o salvador da carreira dela naquele momento, mas não foi.

Single

One Wish (For Christmas): Já com limitações vocais, aqui vemos o último suspiro daquela voz que encantou o mundo.
nota: 7

I Look To You

Nascida das cinzas, Whitney lançou o seu derradeiro comeback e que seria o último. Depois de passar pela reabilitação e assumir o vicio, ela se uniu a grandes nome da música como Alicia Keys, Swizz Beatz, StarGate, Tricky Stewart e outros para entregar um trabalho perfeito ainda mais com a sua "nova" voz. Com o primeiro lugar alcançado na Billboard e boas criticas, mesmo sem bom desempenho dos singles, Whitney voltou em grande estilo para o mundo da música. Pena que durou tão pouco. E o fim foi trágico.

Singles

I Look to You: A canção é uma balada R&B simples.Muitos podem notar que a voz de Whitney não é a mesma. Ao que parece hoje ela tem uma certa rouquidão e sem aquela potência que a fez conhecida com a "The Voice". É claro,depois de tudo que ela passou algo dano teria que acontecer principalmente por não cuidar de sue instrumento. Mesmo assim é quase um milagre que ela ainda tenha sua voz e ainda consiga um desempenho tão bom. Sem investir nos grandes agudos, Whitney faz algo mais delicado e emotivo. E emoção é que não falta na letra de redenção que poderia ficar piegas em outras cantoras mas aqui ganha uma força tão grande que quase se torna tocável esse sentimento. Whitney parece procurar o perdão nos versos da canção que é destinado a seus fãs,sua família e a sim mesma. O arranjo poderia ser mais forte mas consegue captar toda essência necessária.
nota: 7,5

Million Dollar Bill: A canção que tem letra de Alicia Keys e produção de Swizz Beatz é uma volta ao tempo mais precisamente ao anos '70.Sua batida R&B meio disco lembra muito o Diana Ross fazia. Só aqui ganha a voz poderosa de Whitney que mesmo não sendo a mesma arrebenta em vocais seguros e envolventes. O arranjo ajuda a criar esse clima stentista sem perder a conexão com o moderno. A letra muito bem escrita valoriza não precisa de grandes artifícios para ser de qualidade. E ainda temos o contagiante refrão que pode o grande trunfo da canção.
nota: 8

Outros Singles Importantes

One Moment In Time: Tema das Olimpíadas da Correia do Sul de 1988 ajudou a consolidar a carreira dela ao redor do mundo.
nota: 8

It Isn't, It Wasn't, It Ain't Never Gonna Be: Ao lado da madrinha, a grande Aretha Franklin.
nota: 8

I Didn't Know My Own Strength: Outro bom momento de I Look to You.
nota: 7,5

22 de fevereiro de 2012

Passando a Limpo - Whitney Houston Part. IV

My Love Is Your Love

Após oito anos se dedicando apenas ao cinema, Whitney voltou a lançar um álbum "dela" apenas. Trabalhando com produtores já conhecidos por ela e por novos nomes que estavam despontando naquela época, ela conseguiu o seu trabalho mais elogiado desde o seu álbum debut.  Com cerca de 10 milhões de cópias, o CD recebeu sete indicações ao Grammy levando para casa o de Best Female R&B Vocal Performance.

Singles

When You Believe: O encontro das vozes mais conhecidas dos anos '90. Consideradas rivais pela mídia, Whitney Houston e Mariah Carey foram convidadas para interpretar o musica do filme O Príncipe Do Egito que acabou levando o Oscar de melhor canção. Um dos mais perfeitos vocais da historias das duas cantoras. A apresentação na cerimônia de entrega do Oscar, onde as duas se apresentaram, foi vista por mais de 2 bilhões de pessoas.
nota: 9

Heartbreak Hotel: Contando com a participação de Faith Evans e Kelly Price, Whitney voltou com tudo para o R&B. Com forte influência da época, ela entrega uma música bem amarada e bem produzida.
nota: 8

It's Not Right But It's Okay: Um dos trabalhos mais marcante dessa época e um dos melhores sem dúvidas. Não é preciso de grandes malabarismos para Whitney dominar cada segundo da canção numa espécie de confronto com o ex-namorado quando ela descobriu a traição.
nota: 8,5

My Love Is Your Love: Misturando gospel, R&B e reggae devido produção de Wyclef Jean. A mais poderosa mensagem que Whitney já deu em suas canções. Memorável.
nota: 8,5

I Learned From The Best: Não poderia faltar a balada, né? Mais contida do que o costume, Whitney encerra a época de ouro de sua carreira.
nota: 8

Whitney: The Greatest Hits

Celebrando a carreira de Whitney foi lançado o álbum reunindo as maiores músicas dela até então. Claro, que foi lançadas músicas inéditas acompanhas por versões remixes. Apesar do sucesso do álbum (agora ele ressurge nas paradas após o seu falecimento), seus singles não foram tão bem.

Singles

Could I Have This Kiss Forever: Aproveitando o lançamento de Enrique Iglesias no mercado americano foi gravado esse dueto até bonzinho, mas piegas.
nota: 7

If I Told You That: A vontade de ter Michael Jackson ao lado dela, mas o escolhido foi George Michael. Infelizmente, perdemos a oportunidade de ver duas lendas juntas pena.
nota: 6,5

Same Script, Different Cast: Juntando-se com Deborah Cox (descoberta também por Clive Davis) a canção seria uma versão para adultos de The Boy is Mine. Divertida.
nota: 7,5

Fine: Bonitinha, mas nada marcante.
nota: 7

Pérola Pop

Tell Me No
Whitney Houston

Lançado no álbum Just Whitney... de 2002, a música era uma carta aberta para a quem a criticava sobre sua vida. Produção poderosa deu a música uma embalagem R&B moderno sem esquecer as influências de Whitney. O arranjo se destaca por um inspPena que a poderosa mensagem de sobrevivência não foi seguido por ela.

20 de fevereiro de 2012

Passando a Limpo - Whitney Houston Part. III

The Bodyguard

Com a carreira em um período de transição, Whitney resolveu investir no cinema. O projeto era do filme O Gaurda Costa, ao lado do ator Kevin Costner. Reservada para o papel, que foi escrito para Diana Ross, Whitney estreou na telona no papel de Rachel Marron, estrela da música que após ser ameaçada de morte contrata um segurança (Costner) por quem se apaixona. O filme foi um sucesso de bilheteria, mas o que fez Whitney elevar a um novo patamar da carreira foi a sua trilha musical. Com cerca de 40 milhões de cópias vendidas, o CD se tornou um dos mais vendidos de todos os tempos. Ganhou o Grammy de Álbum do ano e a transformou em um dos maiores ícones mundiais de todos os tempos.

Singles*

*como sendo uma trilha sonora, nem todos os singles foram cantados por Whitney.

I Will Always Love You: A canção é um dos mais belos vocais do mundo pop até hoje. Em plena forma Whitney arrasa qualquer tentativa de cover que qualquer cantora tentar fazer. Desde os tons mais baixos quase a capela no começo até o grande "finale" com um dos mais lembrados "berros" da música não há comparação para o talento e a interpretação de Whitney. Dolly caprichou na letra ao ficar entre o brega meloso e triste genial ao contar que o amor pode tudo até deixar a pessoa amada ir embora. O arranjo apenas completa com dignidade e competência e deixa sua marca (quem não se lembra do solo de sax?).
nota: 10

I´m Every Woman: Duas coisas que as pessoas não sabem: 1°, a canção é uma regravação de Chaka Khan e, 2° Whitney fez backvocal na versão original da canção. Aqui, Whitney faz uma versão mais dançante começando com uma parte a capela que ajuda a dar a sua personalidade para a canção. Além de homenagear a amiga, Whitney atualizou a canção para uma nova geração.
nota: 9


I Have Nothing: Outro momento ícone de Whitney. Quem nunca se pegou ouvindo ou cantando I Have Nothing em algum karoeke da vida? Uma interpretação magistral dela ajudou a canção a ficar no imaginário de dezenas de aspirantes a estrela que usam a música para chegar ao seus sonhos.
nota: 9,5

Run to You: Ao lado de I Have Nothing, a canção também foi indicada ao Oscar de Melhor Canção. Nem tanto marcante como os outros singles, a canção é bem produzida e muito bem escrita.
nota: 8

Queen of The Night: A menos conhecida canção do álbum que até mesmo um dos autores reconheceu que não é boa (L.A Reid no The X Factor US).
nota: 6,5


Waiting to Exhale

Continuando investindo na carreira de atriz, Whitney protagonizou Falando de Amor. Ao lado de outras atrizes consagradas como Angela Bassett e Loretta Devine, o filme quebrou barreiras ao colocar um elenco completamente negro da classe média americana ao falar de seus problemas. Apesar de menos sucessos que o primeiro filme de Whitney, o longo foi muito bem. Sua trilha sonora seguiu o mesmo caminho, mas com um diferencial: foi aclamada pela critica. Produzida por Babyface, a trilha é considerada um dos melhores trabalhos de Whitney e redeu mais um Grammy.

Singles

Exhale (Shoop Shoop): Um dos trabalhos mais refinados de Whitney contando com uma produção primorosa de Babyface. Indo em um caminho bem R&B que ela tinha perdido nos anos antes, Whitney mostra como ela era a dona da "Voz". Sem "gritar" e dando mais atenção ao "soul" da canção, ela brilha como poucas.
nota: 9


Count On Me: Novo dueto com a mãe a canção entrega uma produção digna das duas cantoras. Poderosa do começo a fim, a canção deveria ter sido indicada ao Oscar. Uma apresentação das suas seria épico.
nota: 8,5

Why Does It Hurt So Bad: Novamente, Babyface mostrou que conhecia Whitney dando a ela uma canção emocional, mas com uma produção exata para controlar e dar o caminho correto para ela brilhar.
nota: 8,5

The Preacher's Wife

Mais um filme estrelado por Whitney, a trilha de Um Anjo Em Minha Vida se transformou no CD Gospel mais vendido de todos os tempos.

I Believe in You and Me: Dando a vida a uma nova regravação, aqui faltou um trabalho mais forte de produção para fazer uma música realmente marcante. Contudo, Whitney está perfeita contida, mas emocionante.
nota: 7,5

Step By Step: O mais curioso da música é que ele foi gravada originalmente por Annie Lennox como um b-side e aqui ela faz backvocal para Whitney em um versão até divertida.
nota: 7

My Heart Is Calling: Último single da era "filmes de Whitney" a canção é simpática misturando gospel, R& e com influência de funk
nota: 7