31 de janeiro de 2017

O Motivo Para Existir

Run Up (feat. PARTYNEXTDOOR & Nicki Minaj)
Major Lazer

Tentando recriar o sucesso de Cold WaterLean On, o Major Lazer lançou a canção Run Up. Todavia, o grupo esquece apenas um detalhe: uma música tem como propósito de existir a sua própria existência e, não, como um simples suporte para um artista mostrar o seu talento. E, nesse caso, essa artista é a Nicki Minaj,

Explicando: Run Up sem a participação do ótimo e divertido verso de Nicki seria uma das canções mais esquecíveis dos últimos tempos. Claro, a produção do próprio Major Lazer ao lado de Stargate e Jr. Blender consegue entregar uma mistura segura de eletrônico com dancehall/reggae bem feitinha, mas tão asséptica e batida que a canção parece soando como qualquer música que já foi lançada pelo grupo. O que consegue dar vida para a canção é a presença de Nicki que, além de combinar perfeitamente com o estilo da canção, consegue injetar personalidade de verdade com uma performance com nuances e um verso com uma letra redondinha. O resto como, por exemplo, a performance PARTYNEXTDOOR e a composição mediana não ajudam ou atrapalham o grande e único motivo para existir: a presença de Nicki Minaj.
nota: 6

24 de janeiro de 2017

2 por 1 - The Weeknd

I Feel It Coming (feat. Daft Punk)
Party Monster
The Weeknd

Depois do sucesso de Starboy (álbum e música), o The Weeknd resolveu aproveitar o momento e lançou como single a outra parceria dele com o duo Daft Punk, a balada eletrônica/R&B I Feel It Coming. 

A canção tem uma das características das mais interessantes da carreira do cantor, pois consegue ser um passo em frente na evolução artística dele sem perder a sua personalidade essencial do comecinho da carreira. Essa mistura poderia até não funcionar, mas, felizmente, I Feel It Coming se transforma em canção simpática, surpreendentemente comercial e com uma vibe gostosa de ouvir. Como uma interpretação que lembra e muito as de Michael Jackson, The Weeknd dá uma atmosfera ainda mais interessante para a canção. Uma pena, porém, que I Feel It Coming tenha um refrão tão meia boca e uma duração maior que deveria. De qualquer, a canção parece ter um futuro melhor que o outro single lançado, a sombria Party Monster.

A canção não é exatamente ruim, longe disso, na verdade, pois o single é uma boa mistura de R&B/indie pop/eletrônico. Acontece que Party Monster tem dois aspectos que não combinam muito com o seu status de single ao ser  muito sombria e ter uma atmosfera que mais soa como uma filler que uma canção de trabalho de grande sucesso. Com co-autoria e backvocals da Lana Del Rey, Party Monster fala sobre um ciclo vicioso sobre drogas e sexo, mas sem muita força de criação para elevar a letra em algo que seja realmente genial. É bom, mas precisava de algo a mais para ajudar Party Monster ser um grande single. Mesmo assim, a canção é melhor que a maioria das canções que estão no topo das paradas atualmente.
nota
I Feel It Coming: 7,5
Party Monster: 7

22 de janeiro de 2017

Os Melhores de 2016

Apesar de um pouco atrasada chegou a hora do SóSingles revelar quais foram os melhores de 2016. Um ano bem atípico para todo o mundo, mas que, no final das contas, houve algumas coisas boas que surgiram desse ano. Para celebrar o que foi realmente bom, apresento a lista oficial com as categorias escolhidas por vocês e por mim. Espero que gostem!


Artista do Ano


Revelação do Ano


Single do Ano


Os 50 Melhores Singles de 2016 - Final


Os 25 Melhores Álbuns de 2016 - Final


Os Melhores de 2016 (Categorias Técnicas)

Melhor Refrão

1. Formation - Beyoncé

I see it, I want it
I stunt, yellow-bone it
I dream it, I work hard
I grind 'til I own it
I twirl on them haters, albino alligators
El Camino with the seat low
Sippin' Cuervo with no chaser
Sometimes I go off (I go off)
I go hard (I go hard)
Get what's mine (take what's mine)
I'm a star (I'm a star)
Cause I slay (slay)
I slay (hey), I slay (okay), I slay (okay)
All day (okay), I slay (okay), I slay (okay), I slay (okay)
We gon' slay (slay), gon' slay (okay)
We slay (okay), I slay (okay)
I slay (okay), okay (okay), I slay (okay)
Okay, okay, okay, okay
Okay, okay, ladies, now let's get in formation, cause I slay
Okay, ladies, now let's get in formation, cause I slay
Prove to me you got some coordination, cause I slay
Slay trick, or you get eliminated



2. Into You - Ariana Grande

So baby, come light me up and maybe I'll let you on it
A little bit dangerous, but baby, that's how I want it
A little less conversation, and a little more touch my body
Cause I'm so into you, into you, into you
Got everyone watchin' us, so baby, let's keep it secret
A little bit scandalous, but baby, don't let them see it
A little less conversation and a little more touch my body
Cause I'm so into you, into you, into you, oh yeah


3. When We Were Young - Adele

Let me photograph you in this light
In case it is the last time
That we might be exactly like we were
Before we realized
We were sad of getting old
It made us restless
It was just like a movie
It was just like a song




4. 7 Years - Lukas Graham

Once I was seven years old,
My momma told me
Go make yourself some friends
Or you'll be lonely
Once I was seven years old



5. Work (feat. Drake) - Rihanna

Work, work, work, work
Work, work
You see me I be
Work, work, work, work
Work, work
You see me
Do me dirt, dirt, dirt, dirt
Dirt, dirt
So gimme all that
Work, work, work, work
Work, work
When you gonna learn, learn, learn, learn, learn, learn
Me no care if him
Hurt, hurt, hurt, hurt, hurt



Melhor Produção

1. Freedom (feat. Kendrick Lamar) - Beyoncé
2. Into You - Ariana Grande
3. Formation - Beyoncé
4. In The Night - The Weeknd
5. Starboy (feat. Daft Punk) - The Weeknd


Melhor Regravação ou Sample

1.You Don't Own Me (feat. G-Eazy)-Grace

2.The Sound Of Silence-Disturbed
3.Stayin' Alive-Say Lou Lou
4.Bang-Tiago Iorc
5.True Colors-Zedd & Ke$ha









Melhor Letra

1.Freedom (feat. Kendrick Lamar) - Beyoncé
Compositores: Jonny Coffer, Beyoncé Knowles, Carla Marie Williams, Dean McIntosh, Kendrick Duckworth, , Frank Tirado, Alan Lomax, John Lomax, Sr.

Tryna rain, tryna rain on the thunder
Tell the storm I'm new
I'm a wall, come and march on the regular
Painting white flags blue

Lord forgive me, I've been running
Running blind in truth
I'ma rain, I'ma rain on this bitter love
Tell the sweet I'm new

I'm telling these tears
"Go and fall away, fall away"
May the last one burn into flames

Freedom! Freedom! I can't move
Freedom, cut me loose!
Singin', freedom! Freedom! Where are you?
Cause I need freedom too!
I break chains all by myself
Won't let my freedom rot in hell
Hey! I'ma keep running
Cause a winner don't quit on themselves

I'ma wade, I'ma wave through the waters
Tell the tide, "Don't move"
I'ma riot, I'ma riot through your borders
Call me bulletproof

Lord forgive me, I've been runnin'
Runnin' blind in truth
I'ma wade, I'ma wave through your shallow love
Tell the deep I'm new

I'm telling these tears
"Go and fall away, fall away"
May the last one burn into flames

Freedom! Freedom! I can't move
Freedom, cut me loose!
Singin', freedom! Freedom! Where are you?
Cause I need freedom too!
I break chains all by myself
Won't let my freedom rot in hell
Hey! I'ma keep running
Cause a winner don't quit on themselves

Ten Hail Marys, I meditate for practice
Channel 9 news tell me I'm movin' backwards
Eight blocks left, death is around the corner
Seven misleadin' statements 'bout my persona
Six headlights wavin' in my direction
Five-O askin' me what's in my possession
Yeah I keep runnin', jump in the aqueducts
Fire hydrants and hazardous
Smoke alarms on the back of us
But mama don't cry for me, ride for me
Try for me, live for me
Breathe for me, sing for me
Honestly guidin' me
I could be more than I gotta be
Stole from me, lied to me, nation hypocrisy
Code on me, drive on me
Wicked, my spirit inspired me
Like yeah, open correctional gates in higher desert
Yeah, open our mind as we cast away oppression
Yeah, open the streets and watch our beliefs
And when they carve my name inside the concrete
I pray it forever reads

Freedom! Freedom! I can't move
Freedom, cut me loose!
Singin', freedom! Freedom! Where are you?
Cause I need freedom too!
I break chains all by myself
Won't let my freedom rot in hell
Hey! I'ma keep running
Cause a winner don't quit on themselves

What you want from me?
Is it truth you seek? Oh father can you hear me?
What you want from me?
Is it truth you seek? Oh father can you hear me?
Hear me out

I had my ups and downs
But I always find the inner strength to cool myself off
I was served lemons, but I made lemonade



2. Piece By Piece (American Idol Version) - Kelly Clarkson
Compositores: Kelly Clarkson e Greg Kurstin

And all I remember is your back
Walking towards the airport leaving us all in your past
I traveled fifteen hundred miles to see you
Begged you to want me
But you didn't want to

But piece by piece, he collected me
Up off the ground, where you abandoned things
And piece by piece he filled the holes
That you burned in me
At six years old
And you know, he never walks away
He never asks for money
He takes care of me, cause he loves me
Piece by piece, he restored my faith
That a man can be kind and a father could stay

(Piece by piece)

And all of your words fall flat
I made something of myself
And now you wanna come back
But your love it isn't free
It has to be earned
Back then I didn't have anything you needed
So I was worthless

But piece by piece, he collected me
Up off the ground, where you abandoned things
And piece by piece he filled the holes
That you burned in me
At six years old
And you know, he never walks away
He never asks for money
He takes care of me, he loves me
Piece by piece, he restored my faith
That a man can be kind and a father could stay

Piece by piece

Piece by piece I fell far from the tree
I will never leave her like you left me
And she will never have to wonder her worth
Because unlike you I? m going to put her first
And you know

He'll never walk away
He'll never break her heart
He'll take care of things, he'll love her
Piece by piece, he restored my faith
That a man can be kind and a father should be great

Piece by piece
Piece by piece
Piece by piece



3.When We Were Young - Adele
Compositores: Adele & Tobias Jesso Jr.

Everybody loves the things you do
From the way you talk
To the way you move
Everybody here is watching you
'Cause you feel like home
You're like a dream come true
But if by chance you're here alone
Can I have a moment
Before I go?
'Cause I've been by myself all night long
Hoping you're someone I used to know

You look like a movie
You sound like a song
My God, this reminds me
Of when we were young

Let me photograph you in this light
In case it is the last time
That we might be exactly like we were
Before we realized
We were sad of getting old
It made us restless
It was just like a movie
It was just like a song

I was so scared to face my fears
Nobody told me that you'd be here
And I swore you moved overseas
That's what you said, when you left me

You still look like a movie
You still sound like a song
My God, this reminds me
Of when we were young

Let me photograph you in this light
In case it is the last time
That we might be exactly like we were
Before we realized
We were sad of getting old
It made us restless
It was just like a movie
It was just like a song

When we were young
When we were young
When we were young
When we were young

It's hard to win me back
Everything just takes me back
To when you were there
To when you were there
And a part of me keeps holding on
Just in case it hasn't gone
I guess I still care
Do you still care?

It was just like a movie
It was just like a song
My God, this reminds me
Of when we were young

When we were young
When we were young
When we were young
When we were young

Let me photograph you in this light
In case it is the last time
That we might be exactly like we were
Before we realized
We were sad of getting old
It made us restless
Oh, I'm so mad I'm getting old
It makes me reckless
It was just like a movie
It was just like a song
When we were young

4. Formation - Beyoncé
Compositores: Khalif Brown, Jordan Frost, Asheton Hogan, Mike Will Made It e Beyoncé Knowles

Y'all haters corny with that Illuminati mess
Paparazzi, catch my fly, and my cocky fresh
I'm so reckless
When I rock my Givenchy dress (stylin')
I'm so possessive so I rock his Roc necklaces
My daddy Alabama, Momma Louisiana
You mix that negro with that Creole
Make a Texas bama
I like my baby heir with baby hair
And afros
I like my negro nose with Jackson Five nostrils
Earned all this money
But they never take the country out me
I got a hot sauce in my bag, swag

I see it, I want it
I stunt, yellow-bone it
I dream it, I work hard
I grind 'til I own it
I twirl on them haters, albino alligators
El Camino with the seat low
Sippin' Cuervo with no chaser
Sometimes I go off (I go off)
I go hard (I go hard)
Get what's mine (take what's mine)
I'm a star (I'm a star)
Cause I slay (slay)
I slay (hey), I slay (okay), I slay (okay)
All day (okay), I slay (okay), I slay (okay), I slay (okay)
We gon' slay (slay), gon' slay (okay)
We slay (okay), I slay (okay)
I slay (okay), okay (okay), I slay (okay)
Okay, okay, okay, okay
Okay, okay, ladies, now let's get in formation, cause I slay
Okay, ladies, now let's get in formation, cause I slay
Prove to me you got some coordination, cause I slay
Slay trick, or you get eliminated

When he fuck me good
I take his ass to Red Lobster, cause I slay
When he fuck me good
I take his ass to Red Lobster, cause I slay
If he hit it right
I might take him on a flight on my chopper, cause I slay
Drop him off at the mall
Let him buy some J's, let him shop up
Cause I slay
I might get your song played
On the radio station, cause I slay
I might get your song played
On the radio station, cause I slay
You just might be a black Bill Gates in the making
Cause I slay
I just might be a black Bill Gates in the making

I see it, I want it
I stunt, yellow-bone it
I dream it, I work hard
I grind 'til I own it
I twirl on them haters, albino alligators
El Camino with the seat low
Sippin' Cuervo with no chaser
Sometimes I go off (I go off)
I go hard (I go hard)
Get what's mine (take what's mine)
I'm a star (I'm a star)
Cause I slay (slay)
I slay (hey), I slay (okay), I slay (okay)
All day (okay), I slay (okay), I slay (okay), I slay (okay)
We gon' slay (slay), gon' slay (okay)
We slay (okay), I slay (okay)
I slay (okay), okay (okay), I slay (okay)
Okay, okay, okay, okay
Okay, okay, ladies, now let's get in formation, cause I slay
Okay, ladies, now let's get in formation, cause I slay
Prove to me you got some coordination, cause I slay
Slay trick, or you get eliminated

Okay, ladies, now let's get in formation, I slay
Okay, ladies, now let's get in formation
You know you that bitch when you cause all this conversation
Always stay gracious, best revenge is your paper

5.7 Years - Lukas Graham
Compositores: Lukas Forchammer, Stefan Forrest, Morten Ristorp e Morten "Pilo" Pilegaard


Once I was seven years old my momma told me
Go make yourself some friends
Or you'll be lonely
Once I was seven years old

It was a big big world,
But we thought we were bigger
Pushing each other to the limits,
We were learning quicker
By eleven smoking herb
And drinking burning liquor
Never rich so we were out
To make that steady figure

Once I was eleven years old
My daddy told me
Go get yourself a wife
Or you'll be lonely
Once I was eleven years old

I always had that dream
Like my daddy before me
So I started writing songs,
I started writing stories
Something about that glory
Just always seemed to bore me
Cause only those I really love
Will ever really know me

Once I was 20 years old,
My story got told
Before the morning sun,
When life was lonely
Once I was 20 years old

(lukas graham!!!)

I only see my goals,
I don't believe in failure
Cause I know the smallest voices,
They can make it major
I got my boys with me
At least those in favor
And if we don't meet before I leave,
I hope I'll see you later

Once I was 20 years old,
My story got told
I was writing about everything,
I saw before me
Once I was 20 years old
Soon we'll be 30 years old,
Our songs have been sold
We've traveled around the world
And we're still roaming
Soon we'll be 30 years old

I'm still learning about life
My woman brought children for me
So I can sing them all my songs
And I can tell them stories
Most of my boys are with me
Some are still out seeking glory
And some I had to leave behind
My brother I'm still sorry

Soon I'll be 60 years old,
My daddy got 61
Remember life
And then your life becomes a better one
I made a man so happy when
I wrote a letter once
I hope my children come and visit,
Once or twice a month

Soon I'll be 60 years old,
Will I think the world is cold
Or will I have a lot of children
Who can warm me
Soon I'll be 60 years old
Soon I'll be 60 years old,
Will I think the world is cold
Or will I have a lot of children
Who can warm me
Soon I'll be 60 years old

Once I was seven years old,
My momma told me
Go make yourself some friends
Or you'll be lonely
Once I was seven years old

Once I was seven years old



Melhor Arranjo

1.Me Espera (feat. Tiago Iorc) - Sandy
2.Into You - Ariana Grande
3.The Sound Of Silence - Disturbed
4.In The Night - The Weeknd
5.Fairytale - Lianne La Havas


Melhor Vocal

1. When We Were Young - Adele
2. Love On the Brain - Rihanna
3. Bird Set Free - Sia
4. Good to Love - FKA twigs
5. The Sound Of Silence - Disturbed

Os Melhores de 2016 (Estilos e Gêneros)

Melhor Single Pop
1. Into You - Ariana Grande
2. When We Were Young - Adele
3. Bird Set Free - Sia
4. Who Am I (with Major Lazer and Craig David) - Katy B
5. After the Afterparty (feat. Lil Yachty) - Charli XCX


Melhor Single R&B

1. Good to Love - FKA twigs
2. Love On the Brain - Rihanna
3. In The Night - The Weeknd
4. Starboy (feat. Daft Punk) - The Weeknd
5. Pillowtalk - Zayn


Melhor Single Hip Hop/Rap


1. Freedom (feat. Kendrick Lamar) - Beyoncé
2. Formation - Beyoncé
3. Dang! (feat. Anderson .Paak) - Mac Miller
4. Delação Premiada - MC Carol
5. Dance Off (feat. Idris Elba & Anderson .Paak) - Macklemore & Ryan Lewis


Melhor Single Country

1. Vice - Miranda Lambert
2. Die A Happy Man - Thomas Rhett
3. Setting the World On Fire (with P!nk) - Kenny Chesney
4. Million Reasons - Lady Gaga


Melhor Single Rock

1. Bang Bang - Green Day
2. Dark Necessities - Red Hot Chili Peppers
3. The Sound Of Silence - Disturbed
4. 7 Years - Lukas Graham


Melhor Single Dance

1. Into You - Ariana Grande
2. Formation - Beyoncé
3. Can't Stop the Feeling - Justin Timberlake
4. Give Me Your Love (feat. John Newman & Nile Rodgers) - Sigala
5. Tears (feat. Louisa Johnson) - Clean Bandit

Melhor Single Balada

1. When We Were Young - Adele
2. Love On the Brain - Rihanna
3. Piece By Piece (American Idol Version) - Kelly Clarkson
4. Good to Love - FKA twigs
5. Who Am I (with Major Lazer and Craig David) - Katy B

Os Melhores de 2016 (Categorias Individuas)

Melhor Single Masculino

1. Dang! (feat. Anderson .Paak) - Mac Miller
2. In The Night - The Weeknd
3. Pillowtalk - Zayn
4. Starboy (feat. Daft Punk)-The Weeknd
5. Can't Stop the Feeling - Justin Timberlake


Melhor Single Feminino

1. Formation - Beyoncé
2. When We Were Young - Adele
3. Freedom (feat. Kendrick Lamar) - Beyoncé
4. Good to Love - FKA twigs
5. Me Espera (feat. Tiago Iorc) - Sandy


Melhor Single de Grupo ou Banda

1. Bang Bang - Green Day
2. 7 Years - Lukas Graham
3. The Sound Of Silence - Disturbed
4. Tears (feat. Louisa Johnson) - Clean Bandit
5. Shout Out To My Ex - Little Mix

Melhor Single Featuring

1. Freedom (feat. Kendrick Lamar) - Beyoncé
2. Me Espera (feat. Tiago Iorc) - Sandy
3. Who Am I (with Major Lazer and Craig David) - Katy B
4. Tears (feat. Louisa Johnson) - Clean Bandit
5. Close (feat. Tove Lo) - Nick Jonas


Melhor Artista Feminina

1. Beyoncé 
2. Adele 
3. Ariana Grande 
4. Rihanna
5. MC carol


Melhor Artista Masculino

1. The Weeknd 
2. Tiago Iorc 
3. Frank Ocean 
4. Maxwell
5. Nick Jonas


Melhor Banda ou Grupo
1. Radiohead 
2. The 1975
3. Lukas Graham
4. Disturbed
5. Little Mix


Melhor Clipe

1. Freedom (feat. Kendrick Lamar)-Beyoncé

2. Starboy (feat. Daft Punk)-The Weeknd 
3. The Greatest (feat. Kendrick Lamar)-Sia
4. Dance Off (feat. Idris Elba & Anderson .Paak)-Macklemore & Ryan Lewis 
5. The Sound Of Silence-Disturbed

Os Melhores de 2016 (Categorias Finais)

Melhor Single de Novato

1. Pillowtalk - Zayn
2. Cake By The Ocean - DNCE
3. You Don't Own Me (feat. G-Eazy) - Grace
4. i hate u, i love u (feat. Olivia O’Brien) - Gnash
5. Never Forget You - Zara Larsson & MNEK


Melhor Single para Cinema, TV e Afins


1. Wish That You Were Here - Florence + The Machine
2. Can't Stop the Feeling - Justin Timberlake
3. You Don't Own Me (feat. G-Eazy) - Grace
4. Still Falling for You - Ellie Goulding
5. Sledgehammer - Rihanna



Melhor Regravação ou Sample

1. You Don't Own Me (feat. G-Eazy) - Grace
2. The Sound Of Silence - Disturbed
3. Stayin' Alive - Say Lou Lou
4. Bang - Tiago Iorc
5. True Colors - Zedd & Ke$ha

Pior Single

1. Coração Embriagado
Wanessa Camargo


"Ao invés de ir para um sertanejo que é a praia do pai dela ou dar a sua versão do gênero, Wanessa Camargo resolveu repetir cada características dessa tal de novo sertanejo que é, na verdade, uma mistura desgraçada dele com forró. Sem respeitar nenhum dos gêneros de verdade, esse novo subgênero é o ápice do fundo do poço da música brasileira, apesar de achar que ainda pode ser pior do que é. Em Coração Embriagado, a produção acerta no tom, mas, por incrível que pareça, o tom adotado mais parece uma paródia do que uma canção de verdade, tendo a capacidade de ser pior que as canções "originais". O que faz rir em Coração Embriagado é, na verdade, a sua precária, pobre e de uma vergonha alheia gigantesca composição que tem a capacidade de entregar perolas como "Quando eu te vejo online: #Judiando" ou no refrão todas as últimas palavras rimarem com o final "ado". É tão ruim que chega a ser, de alguma forma, divertido. Até mesmo Wanessa adquiriu os mesmos maneirismos dos cantores do gênero o que deixa a sua performance o que deixa Coração Embriagado ainda mais com cara de paródia. Como diversão despretensiosa e vergonhosamente deliciosa a nova canção da Wanessa é ótima, mas como música de verdade é uma verdadeira catástrofe sísmica."

2. Olé
John Newman
"Ao chegar apenas a 120° da parada inglesa, Olé é a tentativa do DJ de sair do mesmo lugar ao entregar um soul/reggae, mas que acaba resultando em uma pastiche irritante e bastante clichê. O pior não é ouvir a batida morna, mas, sim, ouvir John Newman no meio dessa pataquada: dono de uma voz potente e "soulful", o cantor está completamente perdido em uma performance apática e sem graça. Nem a composição mediana ajuda, pois Olé (nome horrível) é um fracasso completo. Espero que em um futuro próximo, John Newman tenha a oportunidade de ter em mãos algo que seja, ao menos, decente."


3. Panda
Desiigner

A canção não é exatamente um hip hop tradicional, mas, na verdade, um dos seus subgêneros mais conhecidos: o trap. A produção até consegue tirar alguma coisa interessante devido a batida marcante e atmosfera grandiosa, mas não é o suficiente para tirar a sensação de massificação que a canção passa, isto é, Panda parece uma canção feita apenas para ter sucesso comercial. Esse não é o único problema da produção, pois a escolha da construção da canção é estranha e de uma criatividade questionável. O que é mais curioso em Panda é que a canção, lançada em 2015, foi usada como sample em uma das canções do último álbum de Kanye. Panda também não tem nenhuma qualidade em sua composição fraca, repetitiva e sem inteligência que faz culto a um carro. Com uma voz forte e uma presença até marcante, Desiigner poderia ter em mãos uma canção muito melhor. Até o momento, ele é o rapper que vamos esquecer em breve.


4. My Way
Calvin Harris

"Terceira vez que ele atua como "cantor" (Summer e Feel So Close), Calvin entrega um performance que poderia até ser passável, se não fosse tão linear e pouco inspirada. O DJ pode até ter algumas qualidades em sua voz, mas a de interpretação não é uma delas. My Way também sofre da crônica falta de inspiração de Calvin para escrever qualquer letra que tem alguma força emocional ou alguma construção que não pareça com a poesia escrita por algum jovem de dez anos. Além disso, a batida eletrônica com influência de música caribenha é tão boba e pouco inspirada que nem dá para se divertir ouvindo. My Way deveria se chamar My Ego para combinar com o estilo de Calvin. E tem gente que ainda compra as ideias do DJ."


5. Me Too
Meghan Trainor

"A canção é uma verdadeira pérola da vergonha alheia em todos os níveis, principalmente o da sua ridiculamente engraçada e egocêntrica sobre amar quem você é. A ideia é até boa e bem intencionada, não há como mentir. Entretanto, fica muito complicado em ouvir "Se eu fosse você, eu também ia querer ser eu / Eu também ia querer ser eu / Eu também ia querer ser eu" e não ficar vermelho de vergonha alheia pelo nível de "poesia" na canção. Não que era esperado algo genial, mas era para ser algo tão ruim como apresentado aqui. A produção também é um desastre com a tentativa de misturar pop com rap que resulta em uma mistureba clichê, mas que, de alguma forma, funciona para virar single. Meghan Trainor fica perdida nessa loucura em performance esquizofrênica e pouco inspirada que tem como ponto baixo a sua tentativa de ser uma rapper no refrão. Se Me Too não for a materialização da expressão de vergonha alheia, não sei o que é de verdade.

15 de janeiro de 2017

Dos Males, o Menor

Slumber Party (feat. Tinashe)
Britney Spears

A tentativa de dar um up na divulgação do Glory, Britney Spears lançou o segundo single do álbum: Slumber Party.  E para tentar dar um up em Slumber Party foi lançada uma versão com a participação da Tinashe. E, como vocês já devem saber, não deu muito certo a estratégia. E olha que a canção nem é tão ruim assim.

Slumber Party não é o pop royality que a cantora já fez no passado ou muito menos acrescenta nada de novo no mundo pop, mas, felizmente, é melhor que a maioria das canções lançadas por ela no seu último álbum. Com uma batida que misturada com reggae e R&B e uma farofada até divertida e sexy, mas que não está a altura do potencial da Britney e, a nova versão, não consegue dar espaço para a Tinashe imprimir qualquer toque da sua personalidade. Felizmente, a canção teve um bom resultado: Britoca "agarrou" o dançarino do clipe. Bom para ela. 
nota: 6


13 de janeiro de 2017

As 100 Melhores Músicas Que Você Não Deve Conhecer

Grandes músicas do cancioneiro americano escritas entre as décadas de vinte atá a de quarenta/cinquenta já ganharam dezenas ou até centenas de regravações pelos mais diversos nomes e nos mais diferentes gêneros. Claro, a maioria delas mantiveram o mesmo estilo original, mas, em alguns casos, a regravação foi muito mais além da versão original, conseguindo eternizar a gravação como um verdadeiro clássico. Hoje, vamos falar de uma dessas versão que tiveram a capacidade de ser tão importante como a original. Apresento...

12 de janeiro de 2017

Um Começo Nhé!

Bad Things (feat.  Camila Cabello)
Machine Gun Kelly

A saída da Camila Cabello do Fifth Harmony gerou um burburinho bem maior do que deveria devido as indiretas atiradas de todos os lados e muita falação entre os fãs da girl band. Tudo isso ajudou o primeiro grande trabalho solo da cantora, a sua parceria com rapper Machine Gun Kelly em Bad Things,  a ganhar mais destaque comercialmente. Momento muito oportuno, pois a canção é bem mediana. 

Bad Things é uma mistura de rap/pop que parece uma prima distante de Love The Way You Lie. Todavia, existem duas grandes diferenças entre as duas canções: Camila não é a Rihanna e Machine Gun Kelly não lambe as botas do Eminem. Dessa maneira, a canção perde força emocional considerável em duas performances apáticas, tentando soar como interpretações "cool". Além disso, exposta sozinha em uma canção Camila não mostrar nada de excitante ou diferente para sustentar a sua decisão de seguir carreira solo. Até que a composição tem seus momentos, mas Bad Things termina como uma boa ideia que não deu certo. E, posso estar enganado, mas parece que esse deve ser o destino da carreira solo de Camila.
nota: 5

10 de janeiro de 2017

O Tema Perfeito. Ou Quase Isso.

I Don’t Wanna Live Forever 
ZAYN & Taylor Swift

Quando as trilha sonora de 50 Tons de Cinza foi lançado notei claramente que as canções temas eram indiscutivelmente melhores que o próprio filme. Earned It do The Weeknd e Love Me Like You Do da Ellie Goulding conseguiram brilhar sozinhas e fizeram bastante sucesso e nem precisariam do filme para isso. Agora com o lançamento da continuação 50 Tons mais Escuros, o primeiro tema do filme foi lançado: a parceria do Zayn com a Taylor Swift em I Don’t Wanna Live Forever. Dessa vez, porém, a canção combina perfeitamente com a história do filme, pois o single é tão ruim quanto a história de Anastasia e Christian Grey.

O grande problema da canção, assim como o filme, é a química entre os "protagonistas", ou melhor, a total falta de química entre os dois. Taylor e Zayn não conseguem combinar em duas performances tão distintas quanto poderia ser água e óleo. Para piorar, a cantora entrega vocais tão apáticos que fica no colo do ex-boy band entregar alguma alma para I Don’t Wanna Live Forever. Mesmo assim, isso não é capaz de salvar a produção estranha da canção que faz uma especie de eletro-pop/R&B estranho e nada interessante. Além disso, a composição não tem nenhum apelo sexy/romântico real como as canções anteriores e, para finalizar, o refrão é completamente esquecível. I Don’t Wanna Live Forever é perfeita para o filme, pois compartilham da mesma qualidade.
nota: 4,5

7 de janeiro de 2017

2 Por 1 - Ed Sheeran

Castle on the Hill
Shape of You
Ed Sheeran

E 2017 começou oficialmente para a música pop com o lançamento das duas novas canções do Ed Sheeran. Castle on the Hill e Shape of You são os primeiros singles do seu terceiro álbum ÷ (que se pronuncia "divide" ou em bom português divisão e, claro, que era obvio que seria esse símbolo depois de + e x). Provavelmente, a decisão de lançar duas canções ao mesmo tempo deve ser para saber qual o público irá melhor acolher, pois ambas apresentam estilos bem diferentes. Todavia, analisando apenas pelo resultado final de cada uma fica difícil de dizer qual será a escolhida para ser sucesso já que ambas tem grandes chances. Começo com a emocionante Castle on the Hill.

Castle on the Hill é uma balada mid-tempo pop/rock indie que devido a sua instrumentalização crescente e poderosa ajuda criar a perfeita atmosfera para que o cantor continue trilhando o mesmo caminho dos seus primeiros trabalhos, mas mostrando certa evolução. Em questão de sonoridade, Ed Sheeran e o produtor Benny Blanco parecem ter buscando na melancolia grandiosa do Snow Patrol para ajudar a elaborar a sonoridade de Castle on the Hill, mas deixando espaço para que ainda possamos saber que essa é uma canção de Ed. O mais interessante é que o cantor já trabalhou com integrantes da banda, mas só em Castle on the Hill parece que toda essa influência veio realmente a tona. Como em outras canções como The A Team ou Photograph, o cantor decide fazer uma composição que seja, ao mesmo tempo, inspiradora, bonita e triste ao falar sobre a nostalgia dos seus de criança/adolescente. Existe em seus versos a dosagem perfeita de pop, mas, felizmente, guardam uma emoção genuína que poucos hoje no mainstream pop possuem. Além da sua forte e sincera interpretação. Já em Shape of You, Ed mostra o seu lado mais "festeiro".

Produzido por Johnny McDaid, do Snow Patrol (!!!), Shape of You foi escrita originalmente para ser dada para a Rihanna, mas Ed decidiu que a cantoria não combinaria com a composição. Apesar de achar que com a cantora seria uma perfeita interpreta para essa mistura de tropical house e pop indie com uma instrumentalização minimalista que até tem uma certa semelhança com Work, Ed segura a canção de maneira exemplar na sua performance mais sexy e divertida até o momento. A batida da canção tem o que é preciso para ser um sucesso comercial, mas não mostra muito sobre o que o cantor é capaz de fazer de verdade. Shape of You parece uma experiência que deu certo. De qualquer forma, Ed Sheeran começou 2017 com dos dois pés direitos. E que comecem os jogos!
nota
Castle on the Hill: 8
Shape of You: 7,5

4 de janeiro de 2017

Cover de Classe

Ready or Not
Laura Mvula

Um bom cover nem sempre precisa ser uma releitura original. Um bom cover pode ser uma versão bem próximo ao original e, ainda assim, conseguir soar excitante. Esse é o exemplo da canção Ready or Not da Laura Mvula.

Lançada como single do relançamento do álbum The Dreaming Room, Ready or Not é uma regravação de uma canção de 1968 do grupo The Delfonics, mas que ganhou notoriedade em 1998 quando o The Fugees a uso como sample em uma canção homônima. A versão de Laura Mvula consegue captar a essência da canção original sem perder, porém, a identidade própria da sonoridade da cantora. Ready or Not continuando sendo um R&B/soul com um toque de música eletrônica que ajuda a dá uma acelerada na batida da canção. A instrumentalização encorpada da faixa é um ponto de grande destaque, pois mostra que a regravação não foi feita simplesmente para a cantora ter um material para promover o relançamento do álbum. Além disso, a presença carismática de Laura Mvula ajuda a dar personalidade única para a canção. Não é a reinvenção da roda, mas é um trablho de classe.
nota: 7,5

3 de janeiro de 2017

Duetos Para Juventude

Chegaste
Roberto Carlos & Jennifer Lopez

Depois de ano com tantas surpresas desagradáveis, para não dizer trágicas, nada melhor que terminar 2016 com uma boa surpresa como é o caso da parceria do Roberto Carlos com a Jennifer Lopez com a simpática Chegaste.

Escrita pelo próprio Rei, Chegaste foi um convite de J.Lo e será inclusa no seu próximo álbum em espanhol. Todavia, a primeira versão lançada é totalmente em português, ou seja, Jennifer está cantando na nossa língua. E cantando bem para falar a verdade. Claro, a cantora apresenta um sotaque bem "carioquês", mas é muito bom ver o esforço dela já que a maioria dos cantores que fazem esse tipo de dueto preferem cantar na sua língua (apesar de ter sido gravado uma versão em espanhol). A canção, porém, não tem só isso de qualidade: Chegaste é uma balada romântica que lembra bastante com a sonoridade de Roberto nos últimos anos, mas com um delicado e bem coloca toque latino. A química entre os dois cantores funciona melhor que o esperado, ajudando a dar o clima perfeito para a composição delicada e de um clichê muito bem vindo nos dias de hoje. Quem sabe o ano terminando de maneira tão leve e fofa não ajuda 2017 ser um ano melhor?
nota: 7,5