18 de abril de 2018

Primeira Impressão

Invasion of Privacy
Cardi B


Um furação. Essa é a melhor definição para se dar para a Cardi B. Em menos de um ano do lançamento do seu primeiro sucesso comercial (Bodak Yellow), a rapper se tornou um dos principais nomes do rap/hip hop da atualidade, conseguindo manter o seu nome relevante com singles de sucessos solos e/ou em parcerias com vários nomes diferentes. A stripper que virou meme que virou estrela de reality show e também meme que tinha o sonho de ser rapper não é só apenas um furacão em sua breve trajetória musical, mas também ao ser dona de personalidade única, efusiva, excêntrica e, principalmente, carismática que consegue ofuscar a presença da maioria de outros artistas. Lançando o seu primeiro álbum, Belcalis Almanzar (nome de batismo de Cardi) mostra que esse furacão que é a sua pessoa não é um fenômeno passageiro, pois Invasion of Privacy é a prova cabal do talento indiscutível da rapper em todos os aspectos, mesmo que em vários momentos a produção esqueça um pouco disso.

Invasion of Privacy mostra do começo ao fim o potencial verdadeiro de Cardi B, provando por a mais b que a rapper é uma verdadeira força da natureza que deve ser reconhecida como. Em pouco mais de quarenta e cinco minutos, Cardi B pega as rédeas dos caminhos do álbum ao entregar performances avassaladoras, cheias de sua personalidade única, maduras, versáteis, refinadas, maiores que a própria vida, lotadas de sentimentos diversos, elegantes quando precisa, popular em outros momentos, descontraídas, sérias e exalando cores, texturas e sabores. É até difícil entender como uma novata conseguiu chegar a essa nível, mas talento nem sempre precisa de muita explicação e Invasion of Privacy mostra essa teoria. Colocando-se no nível das poucas grandes rapper femininas como, por exemplo, Lil' Kim, Missy Elliott e Lauryn Hill, Cardi não imita nenhuma outra artista, mas, sim, consegue criar o seu próprio nicho ao misturar a sua perfeita e cirúrgica forma de "spit" (palavra em inglês que denomina a forma de "cantar" as palavras de um rapper) com a sua personalidade singular. O resultado é algo explosivo, provocante, inovador, excêntrico, inimitável e de um carisma único. Todavia, apesar de exceder expectativas, Cardi B tem um problema causado pela produção de algumas faixas do álbum: a pouca presença da rapper.

Mesmo sendo a grande estrela e colocando quase todos os seus companheiros rappers no bolso (exceto pelo talentoso Chance the Rapper), Cardi perde espaço em algumas faixas para dar lugar aos featuring. O caso mais latente é a faixa Drip que tem a participação do trio Migo. Relegada ao começo da canção e a "metade" do refrão, Cardi abre mais de metade da canção para os versos na média do trio. Isso não deixa a canção chegar ao seu potencial, pois a grande estrela da canção não tem tempo suficiente para brilhar. Não que seja uma canção ruim, longe disso, pois Drip está bem acima da média. Esse problema acontece em outros momentos com resultado menos pungente, mas não deixa de ser uma falha a produção não deixar o seu maior trunfo aparecer da forma que merece. Mesmo assim, Cardi é a maior que o seu próprio álbum, mas Invasion of Privacy guarda outros bons achados.

Apesar de errar com a rapper, a produção, de maneira geral, acerta ao elaborar uma sonoridade sólida e bem amarrada que consegue balancear todas as boas ideias Basicamente, Invasion of Privacy é um coeso, divertido, refinado, diverso, comercial e profundo quando é necessário trabalho de hip hop/rap, mas com doses exatas e deliciosas de pop, latin music, trap, R&B. Essa mistura poderia ser um erro para o álbum, pois poderia resultar em algo esquisto e sem foco. Felizmente, a produção dá o tempero certo para cada faixa, criando uma sensação de substância e fluidez que ajuda o álbum ser essa explosão sonora que se tornou. O melhor exemplo disso é a ótima latin pop/hip hop I Like It com a participação do J Balvin e Bad Bunny: perfeita para virar hit mundial, a faixa é uma canção que une toda a personalidade de Cardi em uma canção com a mesma qualidade explosiva da sua dona. Invasion of Privacy, todavia, não é só um álbum para provar o poder comercial da rapper, mas para também demonstrar que a mesma tem algo para contar.

Quase construído quase como uma crônica sobre a sua vida do passado, presente e futuro, Cardi tem uma capacidade lirica que consegue ser popular e, ao mesmo, tempo se aprofundar em temas difíceis sem perder o carisma. Falando sobre a sua dificuldade que passou até chegar onde está em Get Up 10 ou relatando uma pulada de cerca do namorado/pai do seu bebe que irá nascer em Be Careful, Cardi parece criar um estilo próprio de composição que ainda irá amadurecer ao longo dos anos, mas que ajuda a delimitar mais a sua persona musical. Outros bons momentos do álbum ficam por conta do já falado mega sucesso Bodak Yellow, a divertidíssima Bickenhead, a parceria com o Chance The Rapper em Best Life, a romântica Ring com vocais de Kehlani, a ostentação Money Bag, a sincerona Thru Your Phone e, finalizando o álbum, a empoderada I Do com a SZA. Sem medo de ser quem é e de mostrar ao mundo a sua verdade, o furacão Cardi B veio para ser um fenômeno constante que era necessário para dar uma mudada no cenário musical atual. Que assim seja por muitos anos. 

Nenhum comentário: