27 de março de 2011

Faixa por Faixa

CD: 19
Gênero: Pop, Soul
Vendagem: 2.8 Milhões
Singles/Peak na Billboard: Hometown Glory (UK: 19°), Chasing Pavements (21° / UK: 2°),  Cold Shoulder (UK: 18°), Make You Feel My Love (UK: 4°) 

Grammy 2009
Vitórias
Best New Artist 
Best Female Pop Vocal Performance (Chasing Pavements)

Indicações
2009
Song of the Year e Record of the Year (Chasing Pavements)

2010
Best Female Pop Vocal Performance (Hometown Glory)

Ano: 2008


Para encerrar o especial da Adele, vou dar uma olhada no primeiro álbum da jovem inglesa. Intitulado 19 (a idade que ela lançou o CD), o trabalho foi bem recebido pela critica ainda sobre a sombra do sucesso da conterrânea Amy Winehouse. Mesmo ainda não tendo a mesma bagagem emocional para compor com profundidade, seu talento como compositora chamou a atenção com letras inspiradas. Mas o grande destaque mesmo foi a sua capacidade vocal. Devido ao reconhecimento de seu potencial ela levou para casa vários prêmios, inclusive o de revelação no Grammy.


Faixas


1. Daydreamer:  Romântica, doce e sonhadora. Na faixa que abre o álbum, a jovem interpreta qualquer jovem da sua idade em busca do príncipe encantado. O arranjo com base apenas de um dedilhar de um violão coloca em evidência o delicado vocal de Adele, outra faceta da voz da cantora que merece reconhecimento.
nota: 7,5


2. Best for Last: Outro arranjo simples, mas com mais "recheio" com uma guitarra divertida e um toque mais jazz. Adele brinca com seu instrumento em passagens contidas que deixa a sensação de quero mais e mais.
nota: 7,5


3. Chasing Pavements: O grande ponto de interrogação é nas primeiras impressões da canção é fácil se espantar e pensar que como uma música tão "normal" poderia ganhar tanto destaque na maior premiação de música. Mas deve-se ouvir o single mais de uma vez para que esse pré-conceito seja destruído.
Para começa pela voz de Adele. Uma jovem branca britânica com uma voz que é a essência da "alma negra americana" (não te lembra alguém?). Segundo pela qualidade da canção em si. Pela letra enigmática e melancólica e o arranjo feito para não se contrapor pelo brilho do vocal. É claro que a música não é genial devido ao fator não emplacar de primeira em nossos ouvidos. Mas como um bom vinho ela deve-se saborear em pequenas doses para que todo seu sabor possa ser sentido em sua plenitude.
nota: 7,5

4. Cold Shoulder: A canção mais pop de Adele até hoje graças ao produtor Mark Ronson. Trabalho bem feitinho, mas fora do lugar. A voz de Adele parece metalizada e a canção fica parecendo uma versão de Valerie.
nota:6


5. Crazy for You: Aqui Adele desce nas pronfundezas do blues para tirar um pouco de alma para dar personalidade e carisma para sua voz. Um pouco mais de instrumentos poderia criar uma música inesquecível com uma composição acima da média e inspirada. Mas com os vocais de Adele tudo parece certo e perfeito.
nita:8


6. Melt My Heart to Stone: Uma balada pop que quase dá certo. Tudo é muito bem feito e tem um inicio perfeito. O que acontece é do meio da canção pare frente algo se perde. Até mesmo Adele não consegue brilhar plenamente. No final temos um produtor bom, mas não marcante.
nota:7


7. First Love: Quase uma canção de ninar para falar sobre o pé na bunda que ela vai dar no primeiro amor. Estranho, deliciosa e adorável. Quem não queria levar um pé na bunda assim?
nota:8


8. Right As Rain: Mais amarga e menos romântica em suas palavras, Adele entrega uma canção simpática e com pegada Motown. Divertida.
nota:6,5

9.Make You Feel My Love: Regravação de Bob Dylan de 1997. Sua forte e marcante voz se encaixa perfeitamente no doce e delicado arranjo a base de piano. A letra é maravilhosa, nada menos que podemos esperar de Bob Dylan.
nota: 8

10. My Same: Cheia de gingado e sarcasmo, Adele mostra que sabe fazer canções up-tempo sem perder o brilho. Gracioso.
nota: 7,5


11. Tired: Nada especial nessa faixa que tem momentos estranhos como a mudança no arranjo em um determinado momento. Mesmo assim tem qualidades interessantes com um quase eletropop em alguns momentos.
nota:6,5

12. Hometown Glory: A canção que foi relançada no final de 2008 (já que foi lançada como primeiro single do álbum em 2007) é uma pequena viagem musical. Assim como as outras canções de Adele demora um pouco para se apreciar a música de maneira correta. E que grande e poderosa música se mostra Hometown Glory. Começando pelo arrebatador introdução ao piano. Sem falar no excelente arranjo em toda a música que cresce de maneira grandiosa sem ficar "over" demais, mas sem perder o poder de impacto. A performance vocal de Adele é irretocável. Diria que em certos momentos beira a perfeição. Escrita pela própria Adele, a letra mostra uma artista em busca de composições originais e íntimas que apesar de saídas fáceis, é nítido o talento dela.
nota: 8,5

Bonus Tracks

13.That's It, I Quit, I'm Moving On: Canção gravada ao vivo mostra um lado blues, quase country dela. Um pedacinho rápido e delicioso.
nota:7

14. Now And Then: uma demo de Adele. Sem classificação.


15. Painting Pictures: mostra o poder de sensualidade de Adele nos vocais e um lado mais rock.
nota: 7

Um comentário:

lucas lopes disse...

sou louco vidrado em Chasing Pavements.