8 de março de 2012

Faixa Por Faixa

CD: Lungs
Artista: Florence + the Machine
Gênero: Indie pop, indie rock, baroque pop, art rock, soul
Vendagem: Cerca de 2,3 milhões
Singles/Peak na Billboard: Kiss With A Fist (51° UK), Dog Days Are Over (21° US, 23° UK), Rabbit Heart (Raise It Up) (12° UK), Drumming Song (54° UK), You've Got The Love (5° UK), You Got the Dirtee Love (2° UK), Cosmic Love (51° UK), Heavy In Your Arms (53° UK)

Grammy

Indicações 2011
Best New Artist
Ano: 2009

O projeto musical liderado pela britânica Florence Welsh intitualdo Florence + The Machine chamou a atenção da critica inglesa antes do lançamento do primeiro álbum. Após o lançamento de Lungs, o grupo foi aclamado pelos imprensa especializada pela sonoridade estilizada e poderosa. Logo de cara o álbum foi sucesso na Inglaterra vendendo cerca de 60 mil cópias na primeira semana ficando em 2° lugar. Depois, conseguindo se manter no top 10 por várias semanas, chegou ao primeiro lugar. O destaque que ganhou chamou a atenção nos Estados Unidos. O single Dog Days Are Over recebeu um acolhimento expressivo e logo após a sensacional apresentação no VMA de 2010, o álbum deu uma quinada na parada americana. Infelizmente, o álbum só resultou em uma indicação de melhor Novo Artista no Grammy, apesar de ter vencido como Melhor Álbum do Brit Awards.

Faixas

1.Dog Days Are Over: "(...) é sem dúvida a canção mais interessante a fazer sucesso esse ano.Longe de qualquer apelo radiofônico e com o pé no indie,o single é um bela pedida para quem cansou de GaGa & Cia.Começa com um solo de banjos em um clima delicado.Com o decorrer dos primeiros acordes a música começa a ganhar uma batidas de palmas mudando o ritmo.E assim vai numa montanha russa musical misturando partes mais suaves com outras de puro "batidão" indie.Tudo isso é costurado de maneira perfeita que você se deixa levar pela canção acompanhando a letra de auto ajuda nonsence que fala de cavalos,cães e balas de felicidade.Isso fica mais em evidencia no final explosivo que dá vontade de gritar que os meus "dias de cães acabaram".A vocalista Florence(o nome da banda funciona como o Marina & the Diamonds e o clássico Bon Jovi) é de limpada e deliciosa nos momentos calmos e consegue sustentar os mesmos mais frenéticos.Isso tudo direto do túnel do tempo."
nota:8



2.Rabbit Heart (Raise It Up): O medo é o grande destaque da faixa. Produzida por Paul Epworth em uma inspiradíssima criação de arranjo que remete a uma atmosfera lúdica e psicodélica numa busca da Alice No País das Maravilhas dark. Florence carrega a canção com graça e uma ternura cativante.
nota: 9

3.I'm Not Calling You A Liar: A canção mais romântica do álbum é uma versão mais contida da explosão sonora que das duas faixas iniciais. Em uma delicada e suave performance vocal, Florence dá uma textura sedosa para a canção que mesmo sendo menos elaborada tem um produção instrumental genial e uma harpa linda no fundo. A composição mais direta de Lungs sem usar metáforas elaboradas.
nota: 8,5

4.Howl: Buscando uma sonoridade mais soul rock, a faixa mostra um lado mais sombrio, quase cadavérico, de um amor destruidor. Florence encarna uma besta em busca de amor com um lado cínico e frio. Trabalho excepcional na composição que cria momentos poderosos como em "Como uma criança possuída/ A besta uiva em minhas veias/ Eu quero encontrar você/ E arrancar toda a sua ternura".
nota: 8,5


5.Kiss With A Fist: Apesar da sonoridade mais interessantes do álbum (uma mistura de punk rock com canções de ciranda), a faixa é a mais fraca do álbum. Não que tem uma letra divertida falando em metáfora sobre problemas em um relacionamento (apesar de parecer ser sobre violência domestica) ou vocal inspirado de Florence, faltou algo para fazer a canção brilhar.
nota: 7

6.Girl With One Eye: Se faltou algo na faixa anterior, aqui todas as peças se encaixam maravilhosamente no momento mais poderoso do CD. Uma colcha de retalhos costurados com esmero e produzidos com genialidade. Uma viagem entre o rock e soul dos anos setenta que mostra um domínio de interpretação vocal e controle impressionantes. Um trabalho acachapante de arranjo com várias e divinas nuances entre "calmo" e "agitado". Genial, não mais.
nota: 9,5

7.Drumming Song: Uma canção hipnotizante. Como o próprio nome diz, a faixa é tem uma grande presença de tambores dá para a canção uma atmosfera poderosa e sombria para falar de amor. Grande composição completa o pacote.
nota: 8,5

8.Between Two Lungs: Mesmo não sendo um grande momento do álbum, a música ganha pela simpliscidade em um arranjo contido e mais intimista. Florence parece quase entoando uma prece com um glorioso grupo de back vocal.
nota: 7,5

9.Cosmic Love:  A versão para a definição de música épica para o grupo. Mesmo com toda a sua personalidade impregnada na canção, a faixa é uma das mais comerciais. Não que isso aqui seja um problema, mas comprova que nem tudo precisa seguir uma regra de "fabricação". Músicas "diferentes" podem ser vendáveis e ao mesmo tempo geniais e originais.
nota: 9

10.My Boy Builds Coffins: Uma produção doce para uma composição poética e lindamente construída com metáforas sobre a vida e morte.
nota: 8,5

11.Hurricane Drunk: Numa produção mais R&B/pop indie Florence entrega sua performance mais "mainstream" mostrando um lado doce, mas com vigor lembrando cantoras de R&B dos anos noventa. Letra de "pé na bunda e volta por cima" em uma pegada adulta.
nota: 8,5


12.Blinding:  Se o álbum estava para um lado mais pop, aqui ele se volta para uma atmosfera mais dark e pesada. "Não mais sonhar com os mortos como se a própria morte foi desfeita" declara Florence em uma composição forte e cheia de lirismos e uma presença quase tocável do grande arranjo.
nota: 8,5


13.You've Got The Love: Regravação deu uma música "pop dance/disco" de The Source e Candi Staton, o grupo transformou em um delicioso soul e pop.
nota: 8,5

Outras Músicas*

*Como o álbum tem várias versões e nele tem remixes, demos, acústicas e ao vivo vou apenas resenhar aquelas que são inéditas.

Bird Song Intro/ Bird Song: Trabalho simples, mas com um marcante arranjo e letra forte.
nota: 7,5

Falling: A música vai aos poucos crescendo e termina em um bom solo instrumental.
nota: 7,5

Hardest Of Hearts: Música poderosa e passional em todos os sentidos.
nota: 8

Swimming: A composição lembra o principal tema do próximo álbum do grupo. Uma faixa inspirada, mas que merecia maior destaque.
nota: 8

Are You Hurting The One You Love?: Devido ao fato de ser um b-side faltou um trabalho mais cuidadoso na produção, mesmo assim a canção é muito bem produzida e nem de longe lembra ser um "resto".
nota: 7,5

Heavy In Your Arms: "Lançada para promover o relançamento do álbum Lungs, a canção tem até uma atmosfera soturna, dark e pesada. Porém, tão madura e "indie" que fica muito estranho pensar que os fãs acéfalos da saga de vampiros machistas e misóginos, possam ouvir e entender a real mensagem da música. Com os vocais competentes e estranhos (de uma maneira fabulosa) da vocalista Florence a música parece muito mais tema de Cisne Negro. Pesada, inteligente, surreal e nada comercial. O único defeito é que ela é pouco longa demais. Que bom que ainda restam artistas que conseguem ser melhores que as aparências, ou melhor, as aparências que os outros querem colocar em cima deles."
nota: 7,5


You've Got the Dirtee Love (Live at the Brit Awards 2010):  Mesmo não melhorando a canção, essa versão ao vivo mostra a versatilidade do grupo ao mistura seu estilo com rap.
nota: 7,5

2 comentários:

Anônimo disse...

OMG OMG OMG Valeu mesmo por ter feito o Faixa a Faixa do Lungs !!!
Eu adoro o Blog e sempre leio as resenhas aqui !!!
Realmente o Album é Fantastico LUNGS e CEREMONIALS são verdadeiras obras de arte

Jota disse...

De nada!

Valeu e volte sempre!