9 de fevereiro de 2009
Grammy 2009-Resultados
A parceria entre o ex-Led Zeppelin Robert Plant e a cantora Alison Krauss rendeu a surpresa da 51ª edição do Grammy, realizada neste domingo (8) no Staples Center de Los Angeles. A dupla venceu as cinco categorias em que estava indicada, inclusive de melhor álbum, desbancando os favoritos Lil Wayne e Coldplay.
Robert Plant e Alison Krauss conquistaram os gramofones de melhor colaboração pop com vocais com a música "Rich Woman", gravação do ano pela faixa "Please Read the Letter", melhor colaboração country com vocais por "Killing The Blues" e melhor disco de folk norte-americano por "Raising Sand", considerado também o melhor disco de 2008.
O rapper Lil Wayne, apontado como o grande favorito da festa, conseguiu vencer em apenas quatro das oito indicações que teve: melhor disco de rap por "Tha Carter 3", melhor performance de rap solo por "A Milli", melhor performance de rap em dupla por "Swagga Like Us" e melhor canção de rap por "Lollipop".
O Coldplay, outra aposta da noite, saiu da festa com três gramofones e deixou para trás os outros quatro a que disputava. Cercado por polêmicas e acusação de plágio, a faixa "Viva La Vida" foi eleita a canção do ano e deu ao quarteto inglês a melhor performance pop, além de ter faturado o melhor disco de rock.
O cultuado grupo inglês Radiohead concorreu em sete indicações, mas chegou na frente em apenas duas: melhor disco de música alternativa e melhor embalagem, ambas por "In Rainbows".
A cantora Adele foi eleita a artista revelação, deixando para trás Duffy (que teve o melhor disco de música pop por "Rockferry"), Jonas Brothers, Lady Antebellum e Jazmine Sullivan. A novata, que concorria em quatro categorias, também ficou com o troféu de melhor performance vocal feminina com a música "Chasing Pavements".
O Grammy de melhor cantor pop masculino ficou com John Mayer. A atriz e cantora Jennifer Hudson ganhou o troféu de melhor álbum R&B, que leva seu nome. O melhor álbum de blues tradicional ficou com B.B. King.
No palco
A festa de 51 anos do Grammy foi aberta com o U2 no palco apresentando, pela primeira vez ao vivo, a nova música "Get On Your Boots".
Os destaques da noite ficaram com Al Green acompanhado de Justin Timberlake em "Let's Stay Together", Paul McCartney com Dave Grohl na bateria e Jenifer Hudson, que apresentou "You Pulled Me Through".
Os tributos ao Four Tops com Duke Fakir, Jamie Foxx, Ne-Yo e Smokey Robinson e a Bo Diddley, com John Mayer, BB King, Buddy Guy e Keith Urban, também foram os grandes momentos da noite. O Radiohead subiu ao palco com uma banda marcial ao som de "15 Step".
O cantor, compositor e pianista Stevie Wonder dividiu a cena com os Jonas Brothers, que perderam o título de revelação do ano. Outros encontros ao vivo foram o de Estelle e Kanye West tocando "American Boy", Justin Timberlake e o rapper T.I. apresentando "Dead and Gone", Chris Martin e Jay-Z introduzindo "Lost" ao piano, além de Sugarland e Adele.
Menos empolgantes foram os duetos de Taylor Swift e Miley Cyrus cantando "Fifteen" e a homenagem aos cantores country seguida pela apresentação de Carrie Underwood --cantora country vencedora do "American Idol".
Isaac Hayes, Bo Diddley, Eartha Kitt, Odetta, entre outros mortos recentemente, foram homenageados durante a cerimônia. No encerramento da festa, houve uma celebração à música de Nova Orleans, terra de Lil Wayne e que também ganhou homenagem quando estava em processo de recuperação dos estragos causados pelo furacão Katrina.
Por volta das 2h50 (horário de Brasília), o pianista Stevie Wonder voltou ao palco para encerrar, com performance solo, a 51ª edição da festa do Grammy.
Fonte
http://musica.uol.com.br/ultnot/2009/02/09/ult89u10256.jhtm
Minhas apostas.
Resultados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário