13 de fevereiro de 2018

A Boa Fase Anal do Pop Brasileiro

Bumbum de Ouro
Gloria Groove

Sim, é verdade que estamos vivendo uma fase anal na música brasileira. Entretanto, é muito hipocrisia afirmar que é essa geração que começou tudo isso, pois assim esquecemos o mais "anal" das décadas do Brasil: os anos noventa e os seus closes ginecológicos em programas dominicais ao som de Tchan e CIA. Além disso, atacar esse momento quando está sendo impulsionada pela música LGBTQ é querer tirar o brilho das conquistas feitas por esses artistas, ajudando a salva o pop brasileiro. E, apesar das minhas ressalvas criativas, preciso dar o braço a torcer quando a música é bem feita como é caso da rapper/cantora drag queen Gloria Groove com a deliciosa Bumbum de Ouro.

Apesar de mais comum lá fora, drag queens parece que finalmente descobriram que podem ser artistas pop dentro do mainstream e Gloria Groove ajuda a desmitificar essa noção ainda mais ao ser de um gênero como o rap/hip hop. Como menino, Gloria, que se chama Daniel, participou do Programa Raul Gil quando criança, atuou em novelas da Record e fez bastaste dublagem. Como Gloria, começou a ganhar notoriedade no YouTube em 2016 e já lançou um álbum no começo do ano passado. Para 2018, Gloria parece que resolveu investir no seu lado mais pop/funk com o lançamento de Bumbum de Ouro.

Claramente, Bumbum de Ouro fala sobre como balançar a "raba", mas é feito de uma forma tão perfeita que fica difícil não balançar a dita cuja. Começa pela instrumentalização da canção que se mostra muito mais que apenas uma batida comercial ao não depender de uma única batida repetida do começo ao fim. Não tem como negar que a sonoridade é derivada do funk, porém, para a felicidade de geral da nação, tem uma estrutura com forte influência do hip hop/pop, ajudando a dar carisma e força para a canção. A letra é feita para ser viciante e com apelo sensual/rebolativo e não tem medo disso. Só que Bumbum de Ouro tem mais que a gente pode imaginar, pois tem momentos inspirados e bastante legais com referências pop inteligentes. Só que o diferencial da canção é a presença de Gloria, pois a drag é claramente uma cantora/rapper de verdade. Dona de uma voz forte e uma presença marcante, Gloria assume tanto o posto de diva, quanto o de rapper, criando uma persona tão interessante que a ajuda a transformar a artistas em uma das mais interessantes da atualidade. Então, antes de achar que tudo é bunda e seus arredores na música atual é melhor olhar com cuidado que você deve achar uma canção de ouro.
nota: 7,5

Um comentário:

G. RLS disse...

"Dona de uma voz forte e uma presença marcante, Gloria assume tanto o posto de diva, quanto o de rapper, criando uma persona tão interessante que a ajuda a transformar a artistas em uma das mais interessantes da atualidade.".. EXATO!!! " Muleke Brasileiro" é um p*tá hino injustiçado !