15 de agosto de 2019

A Pequena Grande Revolução da Lizzo

Truth Hurts
Lizzo

Apesar já ter uma carreira com alguns anos de estrada, a Lizzo finalmente está acontecendo perante o mainstream com o lançamento do aclamado Cuz I Love You. E esse sucesso é mais representativo que pode parecer.

Muito mais que o fato de Truth Hurts ter lançado a canção e 2017 e apenas agora a mesma está fazendo sucesso é compreender que só da cantora está fazendo sucesso já algo revolucionário. Negra, fora dos padrões físicos e dona de empoderamento contagiante e sem medo de ser "barulhento", Lizzo provavelmente não tinha espaço dentro do mainstream a alguns anos atrás devido exatamente a essas características. A sua ascensão mostra que a indústria fonográfica e, claro, parte da sociedade está mudando ao poucos, abrindo espaço para todos aqueles que não tinham voz ativa possam conquistá-la. Imagina que importante deve ser para uma jovem menina negra fora dos padrões se ver representada na figura poderosa da Lizzo? Isso é algo que não tem preço. E acredito que Truth Hurts é um hino de empoderamento perfeito para essa revolução.

Truth Hurts é uma canção que, apesar de tratar de uma temática sobre relacionamento, é, na verdade, sobre a mulher se empoderar. Ao descrever como se livrou daquele encosto em forma de boy, Lizzo afirma e confirma que a melhor coisa para uma mulher não cair nessas ciladas é a mulher acreditar que ela é realmente bem mais interessante, poderosa, bonita e dona de si que os outros podem pensar. O melhor de Truth Hurts não tenta passar essa mensagem de forma clichê e repetitiva, mas de uma forma divertida, ácida e cheia de frases que deveriam virar mantras para a vida como, por exemplo, I just took a DNA test, turns out/ I'm 100% that bitch. A performance de Lizzo também é fantástica, misturando estilos e cheia de nuances que apenas agregam para a canção. O ponto fraco da canção é a sua produção que mistura hip hop com trap e pop de forma bem feita e até original, mas que demora a conseguir engrenar na cabeça de quem escuta. Não é, porém, um grande problema no final das contas, pois Truth Hurts é muito mais importante que qualquer pequena defeitinho técnico.
nota: 8

Nenhum comentário: