29 de novembro de 2009

Faixa Por Faixa

CD:B'Day
Artista:Beyoncé
Gênero:R&B,pop e funk
Vendagem:cerca de 6 milhões
Singles/Peak na Billboard:Déjà Vu(4°),Ring de Alarm(11°),Irreplaceable(1°),Beautiful Liar(3°),Get Me Bodied(68°),Green Light(single Europeu),Check on It(1°,single originalmente do soundtrack do filme A Pantera Cor de Rosa e #1's das Destiny's Child que não foi incluso na versão americana),Upgrade U(59°,single promocional),Listen(61°,single da trilha do filme Dreamgirls e incluso em algumas versões do álbum) e Amor Gitano(dueto o cantor Alejandro Fernández e lançado em alguns países)
Faixas:10(Versão Americana),13(Japonesa),12(Europeia e Latina),16 CD1 e 7 CD2(Deluxe Edition),20(Deluxe Editon Re-Release),20(Deluxe Editon Re-Release versão Europeia com músicas diferentes),18(Deluxe Editon Re-Release Japonesa)
Grammy Vitórias
Best Contemporary R&B Album (2007)
Indicações
2007
Best Rap/Sung Collaboration,Best R&B Song(Déjà Vu),Best Remixed Recording, Non-Classical(Déjà Vu versão remix)
Best Female R&B Vocal Performance(Ring de Alarm)
Record of the Year in Latin Grammy Awards(Beautiful Liar)
2008
Record of the Year (Irreplaceable)
Best Pop Collaboration with Vocals(Beautiful Liar)
Outros Prêmios Indicações
Best Original Song (Globo de Ouro e Oscar)(Listen)
Ano:2006

Fatos
Depois do sucesso do primeiro álbum Dangerously in Love em 2003,Beyoncé voltou a se concentrar no seu grupo Destiny's Child para lançar o último álbum delas,Destiny Fulfilled.Mas a jovem queria voar mais alto.Muito mais alto.Após algumas participações no cinema como atriz sem muita expressão,Beyoncé ganhou finalmente um papel de destaque quando assumiu o posto de protagonista do musical Dreamgirls.Enquanto filmava e dedicava ao papel,ela resolveu lançar seu segundo álbum solo inspirada em seu papel.Em apenas três semanas ela completou o álbum e o lançou no dia de seu aniversário de 25 anos em 4 de Setembro de 2006,B'Day foi sucesso instantâneo ao vender cerca de 540 mil cópias na primeira semana além de obter as melhores criticas da sua carreira.Com hits mundiais,B'Day consolidou a carreira solo de Beyoncé a colocando entre os maiores nomes da música atual.

Faixas

1.Déjà Vu:a faixa que abre o álbum e também é o primeiro single a primeira vista parece apenas uma jogada segura ao reeditar o pareceria com o até então namorado Jay-Z.Mas Déjà Vu não tem nada de seguro.Arriscando ao deixar de lado o R&B mas clássico e urbano de antes,Beyoncé mergulha fundo em um estilo mais funk e pesado.Repare na exuberância de instrumentos na base da música com fundo de guitarra.Complexa e eletrizante.A letra mais picante encontra refúgio no avassaladores vocais de Beyoncé que mostra que não está ali para ser uma cantora de apenas um CD só logo de cara.
nota:8,5

2.Get Me Bodied:a mais estilizada musica do álbum,talvez por isso o grande público não a comprou como single.Batida cadenciada que lembra muito a black music dos anos '80 encontrando o pop dos anos '90.Outro grande momento dos produtores na criação do arranjo.Além os deliciosos vocais de Beyoncé ajudam a passar o ar de uma Tina Turner moderna.O grande problema está na letra repetitiva e as vezes cansativa.Mas com boas tiradas ela consegue melhorar a composição apenas com algumas frases.
nota:8

3.Suga Mama:aqui ela não mergulha em referencias,Beyoncé constrói uma ode genial ao funk e o R&B setentista.Começando pelo arranjo delicioso produzido por Rich Harrison.A guitarra que inicia a música é um das melhores aberturas já feitas pela cantora.Clássica,arrojada,sexy,feminista e dançante lembrando uma versão estilizada de Chaka Khan.Mesmo assim Beyoncé não se perde ao colocar uma letra feminina e ao mesmo tento picante sobre o poder da mulher.Um dos melhores momentos da sua carreira.
nota:9

4.Upgrade U:mais uma parceria de Beyoncé e Jay-Z.Mais hip hop do que nunca,a música parece uma continuação de 03 Bonnie & Clyde.Usando referencias da moda,Beyoncé faz uma canção mais moderna sem perder a estética que vem seguindo até aqui.A batida mais cadenciada e pesada resulta em uma ar mais moderno porém com referencias do começo dos anos '90.A voz de Beyoncé se encaixa perfeitamente com a maneira que a música é levada.A letra moderninha e divertida emoldura toda uma bandeira que a própria cantora levanta:a sempre uma grande mulher na frente de um grande homem.Jay-Z apenas dá o toque de midas final na canção.
nota:8,5

5.Ring the Alarm:do nada,Beyoncé enlouquece com essa música que parece que a Sasha Fierce(que ainda não tinha lançado álbum própria)recebeu uma pomba gira e foi para o estúdio.Perdendo o caminho,Ring the Alarm é histérica,fora de contexto,exagerada que no final fica sem graça.Apesar de letra polêmica e até engraçada(Ela vai usar meus casacos de chinchila/Se eu te deixar),a sirene tocando ao fundo,a gritaria insana de Beyoncé e batida que em certos momentos chega a ser chata afunda tudo.Mesmo assim,Ring the Alarm é como uma batida de carro:a gente para apreciar apenas por sentir um culposo prazer mórbido.
nota:5,5

6.Kitty Kat:voltando ao normal,Beyoncé se inspira em si mesma para fazer a gostosinha Kitty Kat.R&B com a marca dos anos '90 como Bills,Bills,Bills das Destiny's Child meio balada meio dançante,Beyoncé uma canção safadinha,simples e viciante.Vocais de gata no cio e letra de pé na bunda feminista,claro que podia ter resulta em algo melhor,mas pelo menos volta a colocar o álbum de volta aos trilhos.
nota:7

7.Freakum Dress:louco,dançante e o mais funk "Chaka Khan" de todas.A canção é uma
"porradas" que poucas cantoras de hoje teriam coragem e peito para fazer.Retro de uma maneira genial,Beyoncé pega toda aquela histeria descontrolada de Ring the Alarm é a dá sentido e corpo.A criação da divisão da música é genial assim como a bateria metálica da base.Voz perfeita e letra maluca fecham o pacote em alto nível.
nota:8,5

8.Green Light:outro bom momento do álbum.Com cara e jeito do seus produtores The Neptunes,a canção tem a maior diversidade de instrumentos do álbum.A batida continua na linha funk,só aqui mais ritmado e pop.A letra é bem escrita e com ótimas ideias.O frenético refrão acerta ao ser viciante sem ser pegajoso demais e Beyoncé demonstra poder e controle vocal.Mas o momento do single é no solo de sax antes do refrão final.Antológico.
nota:8

9.Irreplaceable:criando moda ao colocar de lado inúmeros instrumentos e vocais que beiram os gritos,Beyoncé faz uma balada R&B com pitadas de pop simples mais incrivelmente arrasadora.A base de violão o arranjo se destaca pela suavidade se, precisar de usar da artifícios manjados para conseguir um efeito de um hit.A letra direta e com elementos fácil memorização mas de forma inteligente inserida na letra(quem não se lembra de To the left, to the left)e a belíssima performance vocal de Beyoncé a transformaram no seu maior sucesso ficando 11 semanas em primeiro lugar na Billboard.
nota:9

10.Resentment:uma regravação de uma música gravada por Victoria Beckham(!).Isso mesmo,Resentment é um cover de uma música gravada inicialmente pela ex-Spice Girl e atual senhora Beckham.Na voz de Beyoncé a faixa ganha um interprete a altura de uma letra tão sentimental e forte.Em uma de seu melhor performance vocal Beyoncé á definição do sofrimento devido ao uma traição.O arranjo que já era bom,principalmente a parte do riffe da guitarra,evolui e ganha novos contornos mais soul que dão alma nova.No fim das contas o resultado é incrível e fica parecendo que Victoria fez um cover meia boca de Beyoncé.Veja aqui a versão original.
nota:9

Versão Japonesa

11.Creole:
faixa inclusa apenas no Japão(depois no re-relançamento do CD na Europa)é um funk/R&B que tem cara de apenas um b-side.Apesar da boa qualidade e da batida dançante,Creole não se compara as outras faixas do álbum que segue a mesma linha.
nota:7

Versão Japonesa,Europeia e Latina

11/12(Japão).Check on It:produzida para a trilha do filme A Pantera Cor de Rosa onde Beyoncé faz uma participação e colocada na compilação das Destiny's Child que reunia os maiores sucessos do grupo,a música fez um sucesso tão grande que mesmo sem divulgação chegou ao primeiro lugar da Billboard.Meio que fora de rumo dentro do B'Day apesar das claras referencias as batidas dos anos '80 e '90,Check on It é uma ótima música chiclete misturando pop e R&B de forma singular.Letra pegajosa e sexy e com batida cadenciada,Beyoncé mostra como fazer um hit sem precisar de muita coisa.Apenas ela ser boa.
nota:8

12/13(Japão).Encore for the Fans:em uma faixa 2 por 1,Beyoncé faz uma peguena introdução do qual o propósito da próxima canção.

*Listen:tirada da trilha do filme que Beyoncé fazia na época(Dreamgirls),a canção foi indicada para melhor Canção no Oscar de 2007.O seu maior trunfo é funcionar como uma faixa solo sem precisar do contexto do filme.Além disso,Listen mostra a grande poder vocal de Beyoncé.
nota:8

*Get Me Bodied(Extended Mix):a mesma música só que acrescida de um final mais longo onde se evidencia ainda mais o clima de referencias do soul de décadas atrás.Essa foi a versão usada no clipe e como single.
nota:8

Deluxe Edition

Com todo o sucesso do álbum em Abril de 2007,Beyoncé lança uma versão Deluxe do B'Day.Com algumas novas faixas,o álbum se concentra em abrir novos mercados principalmente o de língua espanhola com mais afinco na parte latina.*¹

1.Beautiful Liar:a parceria com a colombiana Shakira apenas confirma a vontade de entrar cada vez mais no mercado latino.A faixa nada tem a ver com a composição de B'Day.Com toques de música árabe e latina,Beautiful Liar é um pop chiclete com boa produção feito apenas para ganhar novos fãs:os da Beyoncé gostar da Shakira e vice e versa.Mas com duas bundas de sucesso juntas não tinha como errar.
nota:6,5

2.Welcome to Hollywood:a versão apenas de Beyoncé para o single em parceria com Jay-Z intitulado Hollywood.Com novos versos e tem batida hip hop envolvente e letra ácida cheia de citações pop.A versão sem Jay-Z carece de um fio condutor,porém não faz feio e se integra a ideia original do B'Day.
nota:7,5

3.Flaws and All:balada simples que é sem dúvidas nenhuma um "pai" da parte "romântica" de I Am...Sasha Fierce.Até o clipe feito apenas para estar na versão DVD do álbum é em preto e branco.Letra belíssima,vocais perfeitos e batida delicada mas com pequenas referencia a batidas funk.O seu ponto fraco é no final a música fica arrastada e um pouco chata.
nota:8

4.If:no mesmo caminho de Flaws and All,If é uma balada escrita por Ne-Yo.A melodia classuda e a voz forte de Beyoncé é usada para ressaltar a história de abandono e traição contada pela letra.
nota:7,5

5.World Wide Woman:a graça mandou lembrança para essa faixa.Nada interessante essa tentativa frustrada de voltar aos tempos de Destiny's Child exaltando o poder feminino em uma espécie de prima pobre de Independent Women.Esquecivel.
nota:4

6.Amor Gitano:dueto com o cantor mexicano Alejandro Fernández para a trilha da novela mexicana Zorro: La Espada y la Rosa,a música mostra a versatilidade de Beyoncé e caminhar em outros gêneros com facilidade incrível.Surpreendente,Amor Gitano é uma boa surpresa sendo a melhor faixa que foge das origens do B'Day.Até um pouco brega,a balada com toques de flamenco tem letra piegas na medida certa e arranjo muito bonito.As vozes de Bey e Alejandro se encaixam perfeitamente e estão em ótima fase.
nota:8,5

7.Still in Love (Kissing You):a faixa da discórdia.A canção é uma regravação da música Kissing You da cantora Des'ree que primeiramente iria vir no B'Day mas de ultima hora não foi colocado.Então com a versão Deluxe a canção foi usada.Mas a permissão dada foi que a música não poderia ser usada em um clipe e não poderia ter seu nome mudado.Mas não foi o que aconteceu.Além do nome ela teve um clipe feito para o B'Day Anthology Video Album,então como quebra de contrato e para evitar processo o vídeo e a música foram tirados do álbum.Não sei porque de tanta confusão para uma baladinha chata que apenas em alguns momentos devido a voz de Beyoncé se salva.
nota:5,5

Faixas em Espanhol

8.Oye(Listen)
nota:8

9.Irreemplazable(Irreplaceable)
nota:9

10.
Bello Embustero(Beautiful Liar)
nota:6,5

:as músicas não estão colocadas em ordem que estão no álbum.
*²:as versões em nada mudam sua avaliação da música original.

Nenhum comentário: