2 de janeiro de 2012

Artista do Ano

É chegada a hora da mais importante categoria escolhida por vocês. Esse ano escolhi cinco pesos pesados da música nesse ano. Como homenagem a Amy Winehouse, a capa do melhor vai ser a foto dessa genial artista que nos deixou esse ano. Assim sendo, esses são os indicados para

Artista do Ano
Adele

O que podemos falar do ano da Adele? Ela basicamente reinou quase absoluta no topo do mundo com o seu aclamado álbum 21. Seja nas vendagens de incríveis 15 milhões em apenas um ano de lançamento, coisa que havia anos nenhum artista fazia, seja a dominação dos singles nas paradas com Rolling in the Deep o mais vendido do ano, como Someone Like You vindo em seguida e Set Fire to the Rain fechando o ano ou nas seis indicações ao Grammy. Não teve nome mais comentado do que ela. Adele mostrou que música boa ainda pode fazer sucesso. Não é preciso seguir modinhas, ser magra, dançar, usar roupas loucas ou lançar remixes. Adele marcou seu nome na história. Porém, é para ela que vai seu voto como a Artista do Ano?

Florence + The Machine
 Assim como Adele, a banda Florence + The Machine é a prova que música é muito mais do que pode se imaginar. A líder e face da banda é a cantora Florence Walsh, uma das grandes novas vozes da música. Cabeça criativa por trás da banda, ela ajudou a construir o álbum Ceremonials, uma sobro de vitalidade na música pop. Um trabalho impecável em todos os sentidos que não foi esquecido pela crítica ou pelo público. Soma-se a tudo isso as suas apresentações inspiradíssimas e brilhantes. Será que isso vai ser o bastante para o Florence + The Machine ser o melhor do ano para vocês?


Foo Fighters
Uma das bandas de rock mais importantes da história teve um ano para entrar para história. Anos passam e o Foo Fighters ainda se mantêm no topo seja no sucesso comercial e de critíca. O poderoso Wasting Light é a prova da longevidade da banda. Um álbum pungente, cru e cativante. Mais de 2 milhões de cópias e seis indicações ao Grammy provando que o rock ainda não está morto. Vocês vão escolher Dave e Cia para o grande nome do ano?

Katy Perry
A vencedora do ano passado, volta colhendo apenas frutos. Como consequência do sucesso do álbum Teenage Dream, Katy se igualou ao recorde de Micahel Jackson ao colocar cinco singles no topo da Billboard com Last Friday Night (T.G.I.F.) e E.T. chegando esse ano ao número um. Além disso, ela lançou clipes bombantes com o ótimo Last Friday Night (T.G.I.F.). Conseguiu seis indicações ao Grammy (4 esse ano passado e 2 esse ano para Firework) e vendeu cerca de 1 milhão esse ano. Mesmo com certo desespero para emplacar The One That Got Away no final do ano e o divorcio anunciado no final, Katy saiu fortalecida de 2011. Será que ela vai emplacar o bi campeonato aqui no SoSingles de Artista do Ano?

Lady GaGa
Para terminar, a mais odiada e amada artista do momento. Sim, ela está aqui de novo e não poderia de não ser diferente. O segundo álbum dela foi o grande blockbuster e ajudou a consolidar o nome de GaGa no hall das grandes estrelas da música. Além de elogios da crítica, GaGa conseguiu o feito de vender mais de um milhão na primeira semana de venda de Born This Way (apesar da ajudinha de uma promoção no estilo pague um leve dois). Mesmo não sendo o álbum de uma geração, ela mostrou que há muito para queimar e a Mãe Mostro veio para ficar. E para você, ela é a Artista do Ano?

Como sempre, a enquete vai ficar dez dias no ar. No final dele vou fazer o especial do SoSingles com os Melhores de 2011! Comentem!

Um comentário:

Pierrot disse...

Bom, acho que todos brilharam de alguma forma. Separando em duas categorias eu diria que Adele, Foo Fighters e Florence brilharam com talento, e as outras duas brilharam com polêmicas ou em relação a números. Sim, a Adele também está de bem com os números, mas no caso dela é uma consequência do talento. Não estou dizendo que Lady gaga ou Katy Perry não tenham nada de interessante a oferecer, musicalmente falando, mas elas vendem mais imagem que música. Então, para mim, estão desclassificadas.
Bem, entre Adele, Florence e FF, eu fico com a Adele por uma série de razões óbvias. Ela conseguiu causar bastante impacto em 2011 simplesmente por cantar. O 21 é um álbum com um apelo comercial muito pequeno (se o compararmos com os álbuns de suas concorrentes). O 21 se deu bem não só com a crítica, mas também caiu no gosto popular. O álbum conseguiu atingir uma marca de vendas que há anos nenhum outro artista conseguia alcançar. Enfim... acho que Florence e FF também são talentosos, mas não conseguiram ter o mesmo impacto que a Adele em 2011.
Quanto a Katy Perry e Lady gaga... estou aguardando algo "mais música e menos imagem" delas.