Álbum: Madonna Ano: 1983 |
Everybody: Poucos sabem, mas foi com a demo dessa pós-disco/pop dance com influência de R&B que Madonna consigui o contrato para gravar seu primeiro álbum. Outra curiosidade: quando lançada as pessoas pensavam que a cantara da canção era uma artista negra já que não tinha a foto de Madonna na capa do single. A confusão foi desfeita após a própria Madonna pressionar a gravadora para liberar uma verbinha para fazer um clipe. Estava iniciada de vez a carreira daquela que seria a Rainha do Pop.
nota: 8
Burning Up: Assim como todo o álbum, a canção tem uma pegada diferente das outras faixas com uma cadencia mais pop punk e um riff de guitarra bastante presente:
nota: 7
Holiday: O primeiro sucesso comercial da carreira dela é uma das marcas dos anos oitenta com sua batida viciante, sua letra leve e despretensiosa e o vocais começando a ganhar a personalidade da artista nessa primeira fase.
nota: 9
Lucky Star: Primeiro top 5 dela na Billboard, a canção abriu o caminho para o sonoridade posterior da cantora com um vibe mais pop. Grande momento.
nota: 9
Borderline: Se o singles anterior abriu o caminho, Bordeline definiu perfeitamente com o sucesso do clipe na recém criada MTV.
nota: 7,5
Álbum: Like a Virgin Ano: 1984 |
Like a Virgin: Esqueça o quanto a música representa para a carreira de lenda pop da Madonna, mas vamos falar sobre o que ela representa para a sociedade: logo após os loucos anos 70, a sociedade (principalmente a estadunidense) vivia em um profunda volta ao moralismo. Madonna, junto com toda a atmosfera que ela montou (letra ambígua, clipe, roupas ousadas, atitudes poderosa e apresentações como a lendária na MTV), levantou a bandeira da liberdade especialmente para a mulheres. Uma marca para a música e para sociedade.
nota: 10
Material Girl: Mesmo hoje sendo meio que renegada pela própria Madonna não há dúvidas que a canção é uma das marcas mais famosas da carreira dela.
nota: 9,5
Angel: Com um sucesso menor que os outros singles, a faixa também pode ser considerada um trabalho menor da cantora nesse inicio de carreira.
nota: 7
Into the Groove: Incluída na trilha do filme Procura-se Susan Desesperadamente (primeira grande execução dela no cinema e considerada a melhor até hoje) a canção foi lançada em uma nova versão do álbum após o estouro do mesmo. Outro ótimo momento.
nota: 8,5
Dress You Up: Fechando essa fica essa faixa normal e sem maiores atrativos.
nota: 6,5
P.S: todas canções não incluídas em em álbuns delas vão analisadas no final.
3 comentários:
Ótimo! Tenho todos os cds dela dos anos 80 e de vez em quando ouço, sinto falta desse frescor, desse ar despretensioso e sem pregas, coisas que ela ainda usa atualmente, mas não tão como antigamente, isso não é uma crítica, apenas, reclamação. Boa, Jota! Coloca os links da próxima vez, quero revê o que disse de Mariah.
Valeu Lucas! E para ver as outras postagens é só clicar no marcador Passando a Limpo ao fim!
Volte sempre!
Dress you Up a mais fodaaa do LIV . jota te mato rrsr
Postar um comentário