27 de maio de 2018

Primeira Impressão

F.A.M.E.
Maluma


Buscando ainda se firmar no mercado estadunidense, o colombiano Maluma chega o ser terceiro álbum como um dos principais astros contemporâneos do mercado latino ao incorporar uma versão moderna do famoso latin lover e conseguindo unir o moderno com o tradicional na sua sonoridade. Todavia, F.A.M.E. não consegue se render plenamente, deixando para o carisma do cantor e alguns bons momentos a tarefa de dar sustentar o álbum como um todo.

O principal problema de F.A.M.E. é a sua não versatilidade, pois ao ser produzido quase inteiramente pelo parceiro de longa data de Maluma, o produtor Rude Boyz. Essa versatilidade, porém, não é sobre mudança de gêneros ao longo do álbum, mas, sim, sobre dar nuances diferentes para a sonoridade latin pop/reggaeton que é o eixo central do trabalho. Várias músicas aqui soam muito parecidas entre si ou não desenvolvem além do já esperado para esse tipo de canções, apesar de tecnicamente bem produzidas. A evolução sonora de Maluma passa primordialmente no enriquecimento da sua sonoridade, continuando a melhor qualidade que é unir batida modernas com uma clara influência tradicional. Quando isso acontece de forma mais plena, Maluna tem em mãos músicas como a ótima Felices los 4, melhor canção do álbum e um dos seus maiores sucessos. Outro problema é os djklaheismos que o Maluma insiste em fazer em todas as canções, repetindo o seu nome e outras palavras repetidas que são as suas marcas registradas. Fazer isso aqui e ali é até compreensivo, mas sistematicamente em todas as canções é muito irritante e tira um pouco de foco da música propriamente dito. E nem o imenso carisma e sexapeal de Maluma ajudam a gente engolir essa mania. Felizmente, o cantor consegue reverter parte dessa parte negativa devido a essas suas qualidades da sua persona de artista e ainda adiciona com um bom timbre, mesmo que em vários momentos seja escondido pelo uso de efeitos vocais. Mesmo com erros, quando F.A.M.E. acerta de verdade deixa claro que o colombiano está no caminho certo como é o caso da sexy latin pop/R&B How I Like It com refrão em inglês, a regravação/colaboração despretensiosa com o Nego do Borel em Corazón, a interessante crossover Mi Declaración com produção do sumido Timbaland, a latin pop romântica Marinero e a parceria com o Jason Derulo em La Ex. F.A.M.E. não deve ser o momento Livin' la Vida Loca de Maluma, mas ajuda o cantor a construir uma bagagem para um futuro próximo.

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