19 de outubro de 2025

Primeira Impressão

5ESTRELAS
Candy Mel



Apesar de ainda estarmos longe de uma sociedade que seja minimamente justa, é preciso celebrar as conquistas que vamos vivendo, como, por exemplo, o sucesso de crítica e público da carreira da Liniker. E isso é algo que ajuda a abrir portas, divulgar e sustentar outros marcos, como é o caso do álbum debut da Candy Mel, o simpático 5ESTRELAS.

Saída da Banda Uó, a cantora entrega, em seu primeiro álbum solo, uma sonoridade que dá à artista uma personalidade que a distingue do que ela mesma já fez, mas sem perder o cerne da brasilidade popular que a fez estourar em grupo. Uma mistura sincera, cativante e envolvente de MPB, latin pop, dance-pop e vários gêneros brasileiros salpicados ao longo da construção do álbum, o disco não é exatamente uma explosão ou exploração sonora, deixando o resultado um pouco longe do que poderia ser de verdade. Todavia, existe um verniz tão convidativo e natural na produção que mostra a importância do trabalho para a artista. E isso é um dos fatores importantes para o bom resultado de 5ESTRELAS, aliando-se ao cuidado técnico primoroso que já eleva o material, principalmente ao se comparar com trabalhos de alguns outros artistas nacionais.

E o álbum já começa em seu auge com a ótima Amor Sincero. Uma sensual e envolvente fusão de latin pop com afrobeats, a faixa também deixa exposto outro bom lado do álbum quando a gente repara na qualidade da composição. Simples gramaticalmente, a letra aqui é uma bonita e melancólica crônica sobre a procura do amor e a realização de que a gente precisa focar em quem nos ama, deixando de lado os amores infrutíferos e sem correspondência. Essa mensagem é ampliada devido a ter saído da visão de uma mulher trans, colocando um lugar de fala único para a canção. Tenho que apontar que os trabalhos poderiam ter mais substância para ainda fazer as mensagens atingirem outros patamares, pois é fácil notar o quanto pessoais e íntimas são as composições ouvidas aqui. Isso, felizmente, é algo que, com o passar dos anos, pode facilmente ser apurado pela Candy ao ir ganhando mais experiência na carreira solo.

Outros bons momentos ficam por conta da ode ao feminino em qualquer de suas formas na forte Benditas, com a MC Tha; ao lado da Jub do Bairro, tem a ácida e dançante Açúcar e Sal; o arrocha delicioso de Corpo Nu; o toque rock de Estrela; e, por fim, a deliciosa mistura de MPB e bolero em Mil e Uma Noites, com a presença da sempre maioral Liniker.

5ESTRELAS é um álbum de estreia da carreira da Candy Mel que deixa claro que talento sempre encontra um caminho para ver o sol.


Nenhum comentário: