Grandes encontros entre dois ídolos que se transformam em um evento é algo que já vem de muito tempos atrás. Todavia, antigamente havia uma certa raridade nesses momentos que os ajudavam a criar uma atmosfera de quase lendária nessas colaborações. Só para citar alguns nomes que fizeram histórias: David Bowie e o Queen em Under Pressure, Paul McCartney e Michael Jackson em Say, Say, Say, Mariah Carey e Whitney Houston em When You Believe, Aerosmith e Run-D.M.C em Walk This Way, entre outros. Claro, hoje em dia esses tipos de encontros são bem mais comuns e, na maioria das vezes, desinteressantes. Hoje em As 100 Melhores Músicas Que Você Não Deve Conhecer irá lembrar de dois grandes encontros que, infelizmente, acabaram meio que esquecidos pelo grande público. E, queridos leitores, as duas canções não poderiam ser mais diferentes entre si, mas que apresentam razões similares para existirem. Então, citando o Faustão, está na hora dos...
Where the Wild Roses Grow
Nick Cave & The Bad Seeds & Kylie Minogue
No More Tears (Enough Is Enough)
Barbra Streisand & Donna Summer
Como as próprias capas dos singles já indicam não poderia existir canções mais diferentes entre si que as duas escolhidas para esse especial. De um lado uma empoderada disco/soul nas vozes das lendas Barbra Streisand e da Donna Summer e, do outro, um sombrio indie rock entoado pela Kylie Minogue e a banda australiana Nick Cave & The Bad Seeds. E, apesar dessa diferença, as duas canções possuem várias similaridades que as transformam em casos únicos dentro da história fonográfica.
O primeiro deles é a comprovação que quando dois nomes talentosos se encontram de forma genuína é sempre para criar algo marcante que tenha a força necessária para marcar uma época e repercutir anos depois do seu lançamento. Principalmente, não sendo apenas um "caça-níquel" barato e destituído de sua personalidade artística. A outra característica é o fato que ambas canções serviram de guinada nas carreiras de seus participantes. No More Tears (Enough Is Enough) ajudou a reacender a carreira musical de Barbra Streisand que estava meia parada no final dos anos setenta e ajuda a consolidar definitivamente Donna Summer como uma das rainhas da disco, mesmo que a canção tenha sido o seu último número um e meio que marca o final dessa era. Apesar de nunca terem performando ao vivo juntas, a canção se tornou um dos marcos de ambas as carreiras. Já Where the Wild Roses Grow ajudou a Kylie Minogue a ganhar prestígio com parte da crítica que a só via como uma pop star até os meados dos anos noventa e deu para o Nick Cave a popularidade para abrir sua música para um público maior. E assim que deveriam ser os resultados de verdadeiros encontros musicais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário