9 de fevereiro de 2025

Antes Tarde do Que Nunca

Oh The Places You'll Go
Doechii



Com o sucesso alcançado pela Doechii nos últimos tempos resolvi olhar para trás e ver um dos primeiros momentos que a rapper mostrou o seu potencial. E esse é o EP Oh The Places You'll Go que foi lançado em 2020. Apesar de ser uma amuse bouche da rapper que ainda se chamada iamdoechii, o trabalho é visão substancial e, por alguns momentos, de genialidade pura do que a artista pode entregar.

Assim com a mixtape recente Alligator Bites Never Heal, o EP tem “muitas arestas para ser aparadas aqui e ali, mas é também claro que a rapper estar aos poucos realmente entendo seu oficio e sua arte”. Todavia, a rapper vai testando possibilidades, limites e sonoridades em busca de um caminho para expor toda a sua visão única e perspicaz. Em resumo, o EP é uma mistura até segura de pop rap, rap, pop e R&B, mas que guarda na sua construção ápices sonoros impressionantes ainda mais para um trabalho de apenas sete faixas. E é claro que o momento de genialidade indiscutível aqui é na descomunal Yucky Blucky Fruitcake que é um “tipo de canção que te pega completamente de surpresa e te faz perder as palavras ao ser uma jornada que poucas canções conseguem. Tudo envolvendo a canção é simplesmente genial, indo da avassaladora produção até o uso inesperado do sample. Com mais de quatro minutos e meio, a música é uma aventura sonora recheada de texturas que conseguem criar uma riqueza para a batida hip hop/R&B impressionante, assombrosa e de uma complexidade inigualável, especialmente ao perceber que a canção é literalmente divida em duas. A primeira parte, a batida áspera, urgente, rápida e urgente do hip hop construído com base em uma mistura de bass drum e hip hop clássico. A segunda parte, a batida dá uma quinada para uma R&B com toques de alternativo, soul e rap refinado e contemplativo. Na teoria, as duas partes não necessariamente deveriam funcionar, mas a pratica em Yucky Blucky Fruitcake é bem diferente já que as duas partes se completam lindamente e de maneira fluida com uma transição como se fosse alguém trocando uma fita cassete. Acredito que a melhor maneira de explicar a canção é pensar a mesma como a filha bastarda da Nicki Minaj no começo da carreira com a sonoridade do Tyler, the Creator. Visões opostas, mas que se completam devido a um ponto principal: Doechii”. E mesmo sem nem chegar perto desse ápice, o EP ainda tem momentos inspiradíssimos.

Logo em seguida dessa pedrada, o EP surge com a reflexiva e sonhadora Black Girl Memoir em que a rapper naquela época os sonhos que tinha para o futuro na carreira e os obstáculos pela frente. E é aqui que podemos ver outra qualidade da rapper com a sua lírica sempre afiada, mas quando precisa se aprofundar em temas íntimos não tem medo de se revelar honesta e sem medo como mostra nesses versos que falam sobre seu medo ao encarar a indústria da música: “I wish I wasn’t dark so I could look like ‘Yonce/ I wish I had a big ego like Kanye”. Outro lado que é possível ouvir no EP que foi explorado depois no single Alter Ego é a adição do lado pop/vogue/Ballroom na construção da sua sonoridade e é ouvido perfeitamente na sensacional What's Your Name?. O problema do EP para não ter um resultado ainda melhor é alguns “tropeços” em faixas que poderiam ter sido melhor trabalhadas, mesmo resultado em bons momentos. Os dois principais momentos disso é na faixa que dá nome ao trabalho Oh the Places You'll Go e em God, pois ambas são como intros em que a rapper declama versos como se fossem poemas ou monólogos. Sonoramente, os dois momentos não adicionam muito, mas mostram a lírica eficiente e pungente da rapper. Outro “erro” aqui é a canção final Drop Out, pois a sua execução é baseado em uma sonoridade mais massificada que não combina perfeitamente com o resto das canções. Com essa pedra fundamental impressionante, a Doechii já mostrava que era um talento bruto que precisaria ser descoberto. E, felizmente, isso está sendo realizado.
notas
Oh the Places You'll Go: 8
Yucky Blucky Fruitcake: 9.8
Black Girl Memoir: 8,5
God: 7,8
Something Real: 8,2
What's Your Name?: 8,5
Drop Out: 7,8
Média Geral: 8,3

Nenhum comentário: