21 de julho de 2022

Antes Tarde do Que Nunca - Versão Single

Yucky Blucky Fruitcake
Doechii

Infelizmente, não consigo acompanhar tudo que é lançado devido a fato de literalmente ser apenas um. Muitos lançamentos que quero resenha de álbuns/singles precisam ser deixados de lado para dar tempo de me dedicar a outros mais importante. E, obviamente, existe um numero muito maior de trabalhos que nem tenho o conhecimento. Yucky Blucky Fruitcake entra nesse segundo caso, dando para a rapper Doechii o título de dona da melhor canção que nunca fiz uma resenha. E isso muda nessa resenha.

Yucky Blucky Fruitcake, lançada em 2020, é tipo de canção que te pega completamente de surpresa e te faz perder as palavras ao ser uma jornada que poucas canções conseguem. Tudo envolvendo a canção é simplesmente genial, indo da avassaladora produção até o uso inesperado do sample. Com mais de quatro minutos e meio, a música é uma aventura sonora recheada de texturas que conseguem criar uma riqueza para a batida hip hop/R&B impressionante, assombrosa e de uma complexidade inigualável, especialmente ao perceber que a canção é literalmente divida em duas. A primeira parte, a batida áspera, urgente, rápida e urgente do hip hop construído com base em uma mistura de bass drum e hip hop clássico. A segunda parte, a batida dá uma quinada para uma R&B com toques de alternativo, soul e rap refinado e contemplativo. Na teoria, as duas partes não necessariamente deveriam funcionar, mas a pratica em Yucky Blucky Fruitcake é bem diferente já que as duas partes se completam lindamente e de maneira fluida com uma transição como se fosse alguém trocando uma fita cassete. Acredito que a melhor maneira de explicar a canção é pensar a mesma como a filha bastarda da Nicki Minaj no começo da carreira com a sonoridade do Tyler, the Creator. Visões opostas, mas que se completam devido a um ponto principal: Doechii.

Jaylah Hickmon, conhecida previamente como Iamdoechii, a rapper de vinte e três anos é uma potência extraordinária e de um frescor poderoso. Apesar de ter certas semelhanças com a já citada Nicki, a rapper é uma força da natureza que consegue ser uma metralhadora verborrágica com um charme áspero, ácido, hilário e contagiante. E quando a canção moda de tom, a artista mostra uma versatilidade imensa ao saber se adaptar com a velocidade e atmosfera da canção sem perder, porém, a sua personalidade e originalidade. E isso é preciso para sustentar uma composição tão impressionante quanto a Yucky Blucky Fruitcake. Uma introdução a quem é Doechii como personalidade, pensamentos, medos, reflexões, memorias de infância, a canção é estruturada como para ser como uma aluna sendo apresentada a sua nova turma e tendo que fala sobre ela mesma para os novos colegas. Dona de uma lírica agressiva sem perder o tino estético refinado, a rapper entrega uma letra cheia de referencias pop que fazem sentindo dentro do contexto emocional da temática. O melhor momento é quando a rapper cita que escutava a canção do The Only Exception do Paramore e se utiliza da melodia da própria para ser uma das texturas adicionadas. O uso é rápido, surpreendente e inteligente, mostrando a genialidade da produção ao pensar em cada momento da canção. Yucky Blucky Fruitcake merece o reconhecimento tardio como uma das melhores canções da última década com todos os louvores possíveis que marca o começo de uma carreira extremamente promissora para a Doechii.
nota: 10

Nenhum comentário: