CD:Spirit
Artista:Leona Lewis
Gênero:Pop,R&B
Vendagem:cerca de 7 milhões
Singles/Peak na Billboard:A Moment Like This(não entrou,1° UK),Bleeding Love(1°),Better in Time(11°),Footprints in the Sand(não entrou,2° UK),Forgive Me(não entrou,5 UK),Run(não entrou,1 UK) e I Will Be(66°)
Grammy
Indicações2009Record of the Year e Best Female Pop Vocal Performance(Bleeding Love)
Best Pop Vocal Album
Ano:2007
Depois de vencer uma das edições do The X-Factor,Leona Lewis lançou seu primeiro álbum como cantora "profissional".Spirit foi um sucesso de vendas que ultrapassou as fronteiras das terras da Rainha e chegou em tudo o mundo inclusive os Estados Unidos onde foi chegou o primeiro lugar de vendas apoiado pelo mega hit Bleeding Love.Comparada com divas como Whitney Houston e Mariah Carey devido a potencia vocal,Leona ganhou um acolhimento morno da critica especializada apesar de três indicações ao Grammy.
Faixas1.Bleeding Love:Mesmo com a capacidade vocal Leona não grita a torta e direita,o arranjo e a letra românticas ao extremos sem ser piegas e clichê.Mas o trunfo da musica é refrão altamente grudento sem ser cansativo(Keep bleeding/Keep, keep bleeding love/I keep bleeding/I keep, keep bleeding love/Keep bleeding/Keep, keep bleeding love/You cut me open).
nota:8,5
2.Whatever It Takes:essa batidinha suave misturando R&B como balada pop mostra um pouco da versatilidade dela principalmente nos tons mais baixos.A letra é o ponto baixo.Extremamente ordinária.
nota:7
3.Homeless:um dos melhores do álbum.Uma balada classudo como há anos nenhuma cantora fazia.Começa num tom mais grave onde Leona vai aos poucos aumentando até o épico final onde ela demonstra com todo sua força seu alcanço vocal quase imbatível.A letra mesmo que chegando o brega consegue emocionar aliado a performance da jovem.
nota:8,5
4.Better In Time:Tem bom arranjo,vocais bem trabalhados e sem exageros e letra açucarada de coração partido com metáforas de superação.Apesar disso,a música não tem cara de single.Ela é aquele tipo de música para ocupar faixa no CD
nota:6
5.Yesterday:baladinha pop completamente esquecível.Tentando parecer Mariah no momento de transição da Old para a New a música tem letra normalzinha que em certos momentos abusa da água com açúcar sem realmente passar uma emoção genuína.Até os vocais dela vão na mesma sintonia de MC.
nota:6
6.Take A Bow:deixando de lado os temas mais melado e indo direto para assuntos mais triste,Leona fala de traição e vingança.Graças ao um arranjo mais elaborado e numa cadencia completamente diferente de todo o álbum,Leona dá a sua mais convincente performance inspirada pela letra,que mesmo esbarrando no piegas,consegue ter seus momentos inspirados.
nota:8
7.I Will Be: ela foi escrita por Avril Lavigne e foi usada como um B-Side do seu último álbum
The Best Damn Thing.Então os estilos são completamente diferentes:uma faz pop rock para adolescente e a outra pop romântico.Isso faz da música ganhar um novo tom na voz de Leona.(...)É muito fácil no começo pensar na Avril cantando além do que a música parece uma prima do sucesso I'm With You da própria.A letra é normal,o que podemos esperar da compositora.Os vocais novamente são competente e o arranjo é apenas correto.
nota:6,5
8.Angel:um dos problemas do álbum é a escolha das músicas que vão do mediano ao bom.Seguindo o estilo mediano está Angel um R&B romântico bem realizado,mas sem graça.Parece que há uma necessidade de fazer "pontes" entre as músicas boas canções.Enquanto isso Leona exercita sua melhor especialidade ser a melhor cantora das músicas mais medianas possíveis.
nota:6
9.Here I Am:aqui fica claro a vontade de construir Leona aos moldes de Mariah.Produzida e escrita por Walter Afanasieff,colaborador durante anos de MC e criados de hit como Hero e My All,a música é bem construída e mesmo esse sentimento de cópia ela apaga rápidinho devido a performance avassaladora de Leona.Conta com arranjo inspirado e até diferente na sua construção de altos e baixos e letra de amor/superação que em certos momentos chega no brega "aceitável".
nota:8
10.I'm You:outro problema do álbum é que parece que várias músicas tem basicamente o mesmo tema.Não há uma evolução na "história" onde parece que as letras foram escritas de uma vez só.Mesmo Leona fazendo de tudo com o que tem a música não convence.
nota:6
11.The Best You Never Had:R&B legalzinho que melhor caberia na voz de Ashanti.Animadinha e até dançante,a canção dá uma alegrada no CD de forma natural e divertida.
nota:7
12.The First Time Ever I Saw Your Face:regravação de original de 1972 que já foi regravada milhares de vezes por gente como Celine Dion até Lauryn Hill.Aqui ganha uma versão sonolenta e meio que nos gritos apesar de produção pomposa e classuda.
nota:6
13.Footprints In The Sand:sabe aquelas músicas que você sabe que está a um passo de ser "over",mas tem algo nela que você não sabe explicar que a faz ser uma grande canção?Essa é Footprints In The Sand.Co-escrita por Simon Cowell(!) a música descende de canções como Haero e I Will Always Love You com mega arranjos,vocais grandiosos e letra melosa e sentimental completam o pacote.Uma versão na edição deluxe com uma introdução com apenas voz amplifica suas características.
nota:8,5
Bonus TrackComo o álbum tem várias versões tanto na edição "normal" como na deluxe,resolvi colocar todos os bônus de um vez só.
14.A Moment Like This:a
música da vitória de Leona é a regravação da música da vitória da Kellt Clarkson.A canção ganha aspectos ainda mais "épicos" na voz da inglesa.Apesar de continuar com o ranço que esse tipo de canção tem,A Moment Like This é um pouco assim da média.
nota:6,5
15.Forgive Me:A música tem letra ok,arranjo normal mas eficiente e vocais bem produzidos.E é isso.Nada que lembre a qualidade e grandiosidade de
Bleeding Love.Cada vez mais Leona que podia tentar se afastar de comparações se aproxima delas por conta do mercado.Mas é claro que eu sei que quem está por trás disso são os executivos e produtores.
nota:6
16.Misses Glass:depois do sucesso,os produtores quiseram dar a Leona uma cara mais pop e atual para o mercado americano.Não deu muito certo.Esse pop fraquinho e sem graça é a prova disso.
nota:5
17.Run:cover do grupo Snow Patrol.A música é bonita:tem letra forte e inspirada,vocais bem produzidos que mesclam o lado suave e forte da cantora e arranjo sombrios e românticos que só perdem a qualidade quando ela se transforma em uma música
"épica" no final.Totalmente desnecessário.Mas mesmo com essas qualidades a canção é tão chatinha.Dá um sono nos 2 primeiros minutos que é fácil trocar de faixa.É indicada para quem tem problemas de insônia.É tiro e queda.
nota:7
18.You Bring Me Down:outra vertente foi tentar dar uma cara de "Amy Winehouse Pop" fazendo ela trabalhar com o produtor Salaam Remi.Apesar de ir bem nesse estilo com uma boa produção,a música e Leona parecem foram de tom.
nota:6,5
19.Forgiveness:numa tentativa mais acertada Salaam cria esse eficiente "pop meets soul music".Ajudado pelo poderosa voz dela e por uma letra bem acima da média em relação a maioria da músicas.
nota:7