23 de agosto de 2017

Pequena Grande Conquista

Bodak Yellow
Cardi B

Acredito que as conquistas das mulheres para, finalmente, alcançar a igualdade de gênero precisa de grandes ações como, por exemplo, leis que promovam ao acesso a educação de todas as mulheres em todos os lugares. Entretanto, nem de grandes acontecimentos vive a construção do empoderamento feminino, pois aqueles que possam ser considerados pequenos são de suma importância para o movimento. Esse é o caso do sucesso da rapper Cardi B.

Vamos aos fatos: nascida Belcalis Almanzar, filha de pais vindos da República Dominicana e de Trinidade e Tobago, negra e ex-stripper e ex-estrela de reality show, Cardi B consegui colocar o seu primeiro single Bodak Yellow na oitava posição da Billboard e tem chances de subir algumas posições ainda. E vocês podem perguntar o motivo desse feito para ser uma pequena grande conquista: além de superar qualquer estigma e rótulos que parte da sociedade impõe de maneira preconceituosa, a Cardi B é a primeira rapper a colocar uma música solo no top 10 da Billboard depois de três anos de Nicki Minaj com Anaconda. E, para a surpresa de poucos, a rapper também é uma das poucas artistas negras a fazer o mesmo nos últimos anos ao lado da própria Nicki, Beyoncé e Rihanna. Até pode parecer um fato insignificante e longe da nossa realidade, mas são de "pequenos" fatos como esse que se constrói uma sociedade mais justa e igual para todos e todas. Em relação a qualidade da canção, Cardi B mostra que não veio para brincadeiras.

Bodak Yellow é uma canção que pode até não mudar as regra do hip hop, mas ajuda a começar a criar uma boa reputação para a rapper. Partindo de uma base mais tradicional, o single tem uma batida minimalista que tem como base o trap e pode até soar um pouco mais do mesmo. Felizmente, a canção tem um algo a mais que a ajuda a mesma não cair na mesmice. Esse algo a mais é a própria Cardi B. Mesmo sem ser a maior rapper que já surgiu ou mesmo a mais talentosa atualmente, a artista tem um flow certinho e, principalmente, um carisma maior que a própria canção. Com uma letra bem estruturada, Bodak Yellow pode até não ser a canção do ano, mas ajudou a colocar Cardi B no mapa e colocar um tijolinho importante na conquista da igualdade feminina.
nota: 7

Nenhum comentário: