Damien Rice
Muitas vezes já escrevi aqui no blog sobre a principal razão da música existir que é para fazer o ser humano poder sentir e expressar os sentimentos, pensamentos, dores, prazeres e qualquer emoção que seja inerente ao ser humano. Na verdade, esse é o papel básico de qualquer arte, mas como esse é um blog voltado à música será esse o aspecto abordado, pois hoje irei falar sobre uma das músicas que melhor transmitem a sua função para mim. Essa canção é o curioso sucesso do irlandês Damien Rice, a magistral The Blower's Daughter.
Lançada como primeiro single do álbum debut de Damien Rice (O) em 2001, The Blower's Daughter não foi tecnicamente uma grande sucesso comercial e só começou a ganhar notoriedade com o grande público três anos mais tarde ao fazer parte da trilha do filme Closer - Perto Demais em que quase se tornou um personagem do filme devido ao seu uso assertivo. A partir daí, a canção começou a ganhar destaque, sendo utilizada em outras trilhas de cinema e TV, alcançando algumas posições modestas em paradas internacionais, recebendo covers de vários artistas e, também, uma versão hedionda na voz da Ana Carolina e o Seu Jorge intitulado É Isso Aí. Mesmo sem nunca ter sido um estouro, The Blower's Daughter se tornou uma canção recorrente no panteão do cancioneiro mundial devido a sua história e, principalmente, a sua genial e avassaladora qualidade sem igual.
Damien Rice é teoricamente um artista indie rock, mas que tem uma visão completamente sua sobre o que é o indie rock. Essa visão é retratada perfeitamente na construção de The Blower's Daughter, pois a canção é um trabalho único e incomparável em relação as canções que possam ter essa mesma alcunha. The Blower's Daughter é uma, sem dúvida nenhuma, uma das canções mais tristes, melancólicas e contemplativas que já ouvi em todos os tempos. A sua produção consegue criar uma atmosfera tão imersiva que em poucos acordes o público já está envolvido na nevoa densa de emoção que dá o tom da canção e que vai em uma crescente até o seu final tão triste e, ao mesmo, tempo esperançoso. Buscando a base no folk com a utilização de um constante violão, mas buscando a grandiosidade na inserção de instrumentos como violinos e violoncelos, The Blower's Daughter é uma experiência sem igual ao conseguir fazer uma jornada por sentimentos doloridos e, ao mesmo tempo, tão comuns do ser humano já que a canção fala sobre o fim de amor.
The Blower's Daughter fala em poucas, mas muito bem escolhidas palavras, a dor que é perceber que aquele relacionamento que se pensava ser para sempre está chegando no fim. E o pior: que a pessoa mais culpada é aquela que mais se dedicou a dar certo. Poética nas escolhas simples dos versos, mas que funcionam pelo corte cru que dá na alma de quem ouve. Contida em não abusar de complexas formações sintáticas, mas tão profunda na sua simplicidade que chega a deixar uma sensação desconcertante para quem sabe sobre o que aquelas palavras significam e, surpreendentemente, para quem nunca passou por essa situação já que a força emocional aqui é descomunal. Além disso, a canção ainda conta com a performance impressionante e devastadora dos vocais comedidos de Damien que são como a navalha que corta o resto de razão que não deixa quem ouve se entregar aas emoções da canção. E ainda tem mais: na parte final ouvimos apenas dois versos cantados por uma voz feminina que equilibra a canção, colocando a pedra final sobre essa tour de force. The Blower's Daughter é tipo de canção que quem ouve nunca irá esquecer do momento em que se ouviu pela primeira vez e, com certeza, nunca será esquecida por mim.
nota: 10
2 comentários:
Uma obra prima! Que música maravilhosa. Toca na alma, no mais profundo âmago. E ainda tem a versão da Simone, que é bonitinha. A da Ana e Jorge foi bem depois é hediondo é pouco para classificar essa esculhambação.
Nossa q lindo <3 vc escreve tão bem !! Parabéns!!
Postar um comentário