20 de março de 2016

A Força da Emoção

Piece By Piece
Kelly Clarkson

Tudo começou em 2005 quando Kelly Clarkson lançou Because of You, single do seu segundo álbum Breakaway. A canção era um emocionante desabafo de Kelly sobre a sua infância quando foi abandonada pelo seu pai e como isso afetou a sua vida adulta. A canção foi um sucesso mundialmente, tornando-se uma das marcas registrada da cantora. Onze anos depois de mostrar suas feridas, Kelly volta a tocar no assunto com o lançamento da canção Piece By Piece como single do álbum homônimo. Dessa vez, porém, a hora é de fechar as feridas abertas e começar um novo ciclo.

Apesar da recepção morna comercialmente ao álbum e os dois singles já lançados, Piece By Piece conseguiu um destaque impressionante após Kelly apresentar na temporada que marca a despedida do American Idol, o programa que a revelou. Em uma performance emocionada e emocionante, Kelly contou a canção apenas acompanhada de um piano. Lágrimas rolaram: Kelly, os jurados, a platéia, os candidatos e muitas pessoas em casa. Não era preciso ter vivido a mesma situação que Kelly para se emocionar, pois a poderosa performance dela já era o suficiente. Como resultado, a canção vendeu mais de 200 mil cópias no iTunes e estreou em oitavo na Billboard. Apenas com o poder da emoção de Kelly, aliado, claro, com o seu talento.

A versão original de Piece By Piece é bem diferente da versão apresentada no American Idol. Um synthpop com uma batida clean e cadência mid-tempo que estranhamente combina com a composição da canção. Claro, a versão acompanhada apenas pelo piano tem mais impacto, pois ressalta a qualidade da composição. Apesar de voltar a falar sobre o que o abandono do pai a causou (a imagem de ver que o pai abandonar a filha e as suas suplicas para quem ele a ame são devastadoras), Piece By Piece é sobre como Kelly superou esse trauma ao se casar com o seu marido e perceber que nem todos os homens são como o seu pai. Triste, mas ao mesmo tempo de emoção genuinamente positiva. E tudo isso é ainda mais representado na performance avassaladora de Kelly. Saber que a emoção ainda tem espaço no mainstream é tão gratificante como ver Kelly mostrar o quanto feliz está hoje em dia.
nota
Verão Original: 7,5
Versão Idol: 8

Um comentário:

lucas lopes disse...

Como eu amo essa música. Linda demais. Toca no fundo.