Barbra Streisand
Ao chegar ao seu trigésimo e quinto álbum da sua carreira, Barbra Streisand reafirma o seu status de lenda do entretenimento ao alcançar o nono número um na Billboard (superando a Madonna e atrás apenas de Jay-Z e The Beatles) cinquenta anos depois do seu primeiro (o álbum People de 1964). Além disso, o álbum é a maior vendagem do ano na primeira semana com cerca de 120 mil cópias vendidas. Com tudo isso Encore: Movie Partners Sing Broadway nem precisava ser um trabalho tão bom.
A ideia por trás do álbum já tinha sido realizada algumas vezes pela própria cantora: regravar canções de grandes musicais da Broadway. Dessa vez, porém, o trabalho conta a presença de vários atores de Hollywood que participam soltando a voz e, em vários casos, como verdadeiras surpresas. Encore: Movie Partners Sing Broadway conta com a presença de atores que também são conhecidos como donos passagens por musicais: Hugh Jackman (o eterno Wolverine que possui uma carreira sólida no Teatro musical e já foi indicado para Oscar pelo trabalho em Les Misérables), Jamie Foxx (dono de uma carreira na música com alguns álbuns já lançados), Antônio Bandeiras (já cantou em alguns filmes) e Anne Hathaway (vencedora do Oscar por Les Misérables). As grandes surpresas ficam por conta das participações da comediante Melissa McCarthy, o criador do Family Guy Seth MacFarlane, a atriz Daisy Ridley da nova trilogia Star Wars e os atores Patrick Wilson, Cris Pine e Alec Baldwin. Apesar de todos apresentarem boas performances, especialmente Cris, Jamie e Patrick, Barbra ainda prova que é a grande estrela no alto dos seus setenta e quatro anos, dominando cada canção como se quase não tivesse passado mais de cinquenta anos da sua estreia.
Encore: Movie Partners Sing Broadway dependia de boas escolhas de repertório para alcançar o equilíbrio perfeito para não ter apenas canções batidas ou apenas raridades obscuras. Apesar de não ser a mais exitante das coleções, o álbum tem um trabalho bastante decente e balanceado. Claro, o que faz do álbum um projeto tão sofisticado e acima da média é o constante cuidado instrumental que a cantora sempre mostrou e, novamente, se torna o alicerce mestre no álbum. Co-produzido pelo famoso Walter Afanasieff, um dos responsáveis durante anos pela carreira da Mariah Carey, cada música em Encore: Movie Partners Sing Broadway foi gravada com uma orquestra clássica completa ao vivo, isto é, enquanto tocava Barbra e seus convidados gravavam os seus vocais ao mesmo tempo. O resultado é de um qualidade extraordinária em todos os níveis, pois é possível captar cada pequeno detalhe dos suntuosos arranjos que capta perfeitamente o espirito de acompanhar um verdadeiro musical da Broadway. Os melhores momentos do álbum ficam por conta de Loving You (com Patrick e tirado do musical Passion), At the Ballet (tirado do musical A Chorus Line com Anne e Daisy), Who Can I Turn To (When Nobody Needs Me) (parceria póstuma com Anthony Newley e tirada do musical The Roar of the Greasepaint – The Smell of the Crowd), Pure Imagination (única vindo de um filme, o clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate com Seth), I'll Be Seeing You / I've Grown Accustomed to Her Face (ao lado de Chris e tirado dos musicais Right This Way e My Fair Lady, respectivamente) e Climb Ev'ry Mountain (do clássico dos clássicos A Noviça Rebelde com Jamie). Encore: Movie Partners Sing Broadway é um álbum que celebra Broadway, mas, principalmente, reforça ainda mais a áurea de estrela maior da Barbra Streisand.
Nenhum comentário:
Postar um comentário