Ariana Grande
Side to Side, terceiro single do álbum Dangerous Woman da Ariana Grande, fala quase abertamente e sem pudores sobre sexo. Na verdade, a canção fala sobre fazer tanto sexo que a pessoa vai ficar andando de lado depois. E não se engane: a canção é uma ajuda vital para consolidar o feminismo na música pop.
Vamos aos fatos: ao contrário de muitas músicas cantadas por homens e que tratam o sexo da maneira mais banal possível e que transforma a mulher em apenas um objeto sexual, mas Side to Side é "narrado" do ponto de vista da mulher. Essa mudança ajuda a mostrar uma mulher que, primeiramente, não é um objeto sexual, mas uma participante ativa do ato sexual e, principalmente, anseia por esse ato assim como qualquer homem. Mostrar a mulher como um ser sexual e que não deve ter vergonha desse desejo é primordial para tirar esse ranço de mulher objeto e que ela deve fazer sexo apenas para satisfazer os desejos dos homens (e, acreditem, ainda existe muitas pessoas que pensam assim). E Side to Side, por mais que seja uma canção pop comercial, é um tijolinho nessa construção diária no feminismo moderno. Além disso, Side to Side é uma ótima canção pop que não tem medo de ousar com um tema tão polêmico.
Produzida por Max Martin e Ilya Salmanzadeh, o single é uma das canções mais divertidas do ano e um dos melhores singles de Ariana até hoje. Side to Side tem uma sonoridade que mistura na medida certa reggae com pop e R&B sem descaracterizar nenhuma dos gêneros, mas tendo a perfeita consciência de criar uma batida comercial e vendável. Dançante e sensual sem soar vulgar ou desesperada, a batida da canção é o veiculo perfeito para Ariana (em performance poderosa e digna de uma diva pop) em a sua terceira colaboração com a Nicki Minaj (em um desempenho excelente e cheio de personalidade) falarem sobre sexo de maneira sem puderes e bem escrita. Side to Side é um passo pequeno, mas que ajuda a desmistificar o sexo e como uma mulher deve se portar em relação ao mesmo: da maneira que ela quiser.
nota: 8
Nenhum comentário:
Postar um comentário