18 de setembro de 2017

New Faces Apresenta: Alma, Grace VanderWaal & Khalid

Chasing Highs
Alma

Moonlight
Grace VanderWaal

Young Dumb & Broke
Khalid


Sempre é muito bom conhecer novos talentos musicais, pois assim temos a chance de ampliar alguns dos nossos horizontes e, mais importante, temos a oportunidade de conhecermos novos possíveis ídolos. Então, reuni quatro nomes de novatos que, talvez, possam interessar vocês em descobrir novos sons. Começamos com a finlandesa Alma.

Ex-participante da versão do American Idol na Finlândia, Alma ganhou destaque fora do seu país com a canção Chasing Highs que alcançou o 18° na Inglaterra. A canção é um bom pop dance que deixa a mostra a principal qualidade da cantora: a sua limpa e poderosa voz. Com um timbre levemente anasalado, Alma tem o tipo de voz que é perfeita para qualquer tipo de canção, não limitando-a a cantar apenas um gênero. Dito isso, é necessário apontar que Chasing Highs poderia aproveitar bem mais da qualidade vocal da cantora, pois esse dance pop redondinho pode até bons momentos como, por exemplo, o bom refrão, mas não tem a força necessária para deixar uma marca realmente profunda. Por falar em deixar uma marca, Grace VanderWaal nem precisou chegar na maioridade para fazer isso.

Com apenas 12 anos de idade, Grace VanderWaal surpreendeu os jurados do America's Got Talent no ano passado ao cantar uma música da sua própria autoria. Rapidamente, a menina virou um fenômeno na internet, ajudando a jovem a ganhar o programa e, por consequência, a conseguir um contrato com uma grande gravador. Como primeiro single do seu primeiro álbum foi lançada a bonitinha Moonlight.

Chamada de "próxima Taylor Swift", Grace VanderWaal, agora com 13 anos, tem realmente um talento que parece estar a frente da sua idade. A principal característica disso é o teor e qualidade das suas composições: sem querer soar como uma adulta, mas com uma maturidade impressionante a jovem consegue compor letras emocionantes e com uma profundidade rara no meio pop. Em Moonlight, Grace faz uma fofíssima e sentimental sobre uma pessoa que se ama se distanciar de você aos poucos. Pode até parecer um tema batido, mas a qualidade da composição vinda de uma menina de 13 anos é indiscutível e louvável. Claro, ainda existe muito espaço para crescimento, mas o que é apresentado aqui é de uma maturidade lirica que muitas cantoras bem mais velhas e experientes não possuem. A sonoridade pop estilo Jason Mraz é um pouco datada, mesmo que feita com total esmero e bastante carisma. Vocalmente, Grace tem potencial para ser melhor que a Taylor Swift, pois a jovem possui um timbre mais interessante. Também é interessante notar o começo da ascensão do cantor Khalid.

Uma das promessas do soul music, Khalid vem aos poucos desbravando e conquistando o seu lugar ao Sol nos últimos tempos. Já com um álbum lançado (American Teen) o cantor de 19 anos parece que tem muito a oferecer como comprova o single Young Dumb & Broke.

Bem longe de ser uma R&B tradicional, Young Dumb & Broke tem uma batida que puxa mais para o indie R&B/pop do que para qualquer outro gênero. Isso é graças a presença do produtor Joel Little que tem no currículo trabalhos importantes com nomes como Lorde (Royals), Ellie Goulding, Sam Smith, entre outros. A produção é ousada e tenta algo realmente original para a canção, mesmo que pareça estar presa na tentativa de fazer Khalid um artista cool. E isso nem era preciso já que a presença vocal do cantor faz todo o trabalho. Dono de uma voz um pouco rouca, o artista tem uma maneira de cantar tão descolada e despretensiosa que o ajuda a criar uma personalidade própria e, atualmente, única. Espero que em alguns anos possa ainda estar falando sobre os três artistas aqui resenhados, pois seria uma pena suas carreiras não forem para frente.
notas
Chasing Highs: 6,5
Moonlight: 7
Young Dumb & Broke: 7,5

Nenhum comentário: