James Hype!
Basket Case (From "The Tick")
Bastille
Hold Me In Your Arms
Dami Im & Jack Jones
Sempre que um artista regrava uma canção que foi sucesso na voz do(s) artista original fica sempre uma apreensão sobre como essa versão irá resultar, pois qualquer alteração que não esteja a altura da original. Nesse post peguei três exemplos de regravações recentes que, de alguma forma, tentaram recriar as suas versões originais de outra forma. Começo com More Than Friends do DJ James Hype!.
A canção pega o sucesso de Don't Let Go (Love) da girl group americana En Vogue para remodelar ritmo e versos para gerar essa divertida faixa. Indo de um R&B/pop para uma eletropop, More Than Friends pode até sido alterada drasticamente, mas manteve alguns elementos que fizeram da original uma música sensacional. Primeiramente, a versão manteve quase intacto a composição, alterando e editando apenas o seu tamanho e a sua ordem. Mais rápida e sucinta, o single tirou sobras de composição que aqui não iria ajudar a canção em sua nova forma. Em segundo lugar, apensar de não manter os mesmos vocais, James Hype! chamou a desconhecida Kelli-Leigh para dar vida para More Than Friends e a mesma não faz feio em uma interpretação bastante correta e, felizmente, quase a mesma força que a original. Por falar em força é uma coisa que realmente faltou na próxima canção.
Hold Me In Your Arms foi um sucesso da banda australiana Southern Sons em 1991. Em 2017, a cantora Dami Im cantou a mesma em uma apresentação televisionada na Austrália. O sucesso foi tanto que o vocalista da banda Jack Jones a convidou para regravar a canção em um dueto. Sem alterar nada na composição e arranjo, a nova versão de Hold Me In Your Arms tem como principal trunfo o talento humano. As belas performances de Dami e Jack são a viga mestre que dá para a versão um charme especial e ajuda a transformar essa balada pop rock em uma momento realmente especial. Sem precisar ser genial ou revolucionária, a canção comprova que ás vezes é só necessário respeitar o original que metade do serviço estará pronto.
notas
More Than Friends: 7
Basket Case: 6
Hold Me In Your Arms: 8
A banda britânica Bastille resolveu regravar a canção Basket Case do Green Day para a trilha da série paródia de super heróis The Tick. O grande problema é que a banda pega um clássico moderno do punk rock que ajudou a estabelecer o Green Day, dando a cara para boa parte dos anos noventa, e transformar em uma simpática e legalzinha indie pop/eletropop que pode até está no espirito da série, mas que acerta longe o alvo da boa regravação. Nada aqui soa parecido com a força da canção original, pois boa parte da sua urgência é perdida na tentativa de criar algo desconstruído modernoso. Não é um trabalho ruim. É um trabalho que não valoriza a canção original como deveria, pois vale aquele velho ditado: em time que está ganhando não se mexe. Esse deve ter sido o lema da última canção avaliada.
notas
More Than Friends: 7
Basket Case: 6
Hold Me In Your Arms: 8
Nenhum comentário:
Postar um comentário