TLC
Fifth Harmony
Fifth Harmony
Coincidentemente duas girl band americanas importantes lançaram seus mais recentes álbuns em um curto período de tempo de diferença. Refiro-me ao Fifth Harmony e ao TLC que, apesarem de algumas diferenças, têm características muito parecidas.
As duas sgirl bands perderam membros originais no ápice do sucesso (Camila Cabello decidiu sair do Fifth Harmony no ano passado e, infelizmente, Left Eye morreu em 2002 em um acidente de carro), ambas são consideradas dentro do seu tempo a maior girl band da sua época, ambas são compostas por mulheres de origens sociais e étnicas diferentes, ambas tem como principal essência sonora o R&B, ambas trabalharam com produtores em ascensão na sua época e ambas tiveram problemas internos que atrapalharam de alguma forma a carreira delas. Apesar dessas similaridades, não há como realmente comparar de igual para igual o TLC com as meninas do Fifth Harmony, pois esse primeiro conta com uma lista de feitos impressionantes até os dias de hoje, principalmente no quesito relevância musical. Um exemplo é o maior sucesso da carreira de cada um: de um lado da revolucionária e lendária Waterfalls e, do outro, a divertidinha Work from Home. E essa diferença, apesar de alguns pontos parecidos, é ainda mais percebida nos álbuns recentes das duas girl bands.
Primeiro álbum do TLC e do Fifth Harmony nas suas novas formações, um duo (Tionne "T-Boz" Watkins e Rozonda "Chilli" Thomas) e um quarteto respectivamente, os trabalhos tem como principal função mostrar ao público que ambas continuam relevantes artisticamente. Todavia, o caminho escolhido é completamente diferente para ambas. Na prática, a decisão de dar um passo para frente na sonoridade do Fifth Harmony é muito bem vinda, pois aqui as meninas parecem mais adultas e confiantes. Só que a tentativa de evoluir a sonoridade delas com um pop mais trabalhado e, principalmente, um R&B contemporâneo erra no que deveria ser o seu grande momento: a produção. Recheada de nomes relativamente conhecidos e talentos, a produção do álbum do quarteto não consegue sair do lugar comum, entregando um resultado final morno e tristemente seguro demais. Esse seria o momento de dar para o Fifth Harmony ousadia suficiente para quebrar as correntes que a girl band está presa desde o começo da carreira. É o caso da mediana He Like That que até carisma, mas parece uma faixa inacabada com a sua batida redondinha e pouco focada. Indo na direção oposta fica o TLC que precisou fazer uma "vaquinha" na internet para financiar o álbum que foi anunciado como o último delas.
Depois de ajudar a mudar várias regras da música nos anos noventa, o TLC entrega o seu álbum mais contido da carreira, mas não espere que as duas quarentonas não tenham fogo para queimar. Claro, assim como o L liga as duas outras silabas no nome do grupo, Left Eye era cola e a cereja no bolo da girl band ao ser a dose de ousadia exata. Sem a presença dela, o TLC tem uma sonoridade mais conservadora, entregando um álbum de R&B simples com algumas pitadas de influências externas. Conservador, sim, mas de uma riqueza sonora impressionante e de uma qualidade acima da média. É o arroz com feijão muito bem feito que ainda tem a coragem de adicionar outros sabores que são muito bem vindos. Coeso do começo ao fim, o álbum ainda demonstra que o agora duo ainda saber surpreender com canções como a balada diferentona Start a Fire ou a sexy Scandalous, mas é na segurança bem feita do single Way Back que a alma do álbum é construída.
Outro ponto de diferença entre o TLC e o Fifth Harmony é como são escritas as composições: enquanto as primeiras estão mais preocupadas em passar mensagens otimistas e alegres, as segundas estão com a intenção de apimentar ainda mais com canções claramente sensuais e populares. Não que nenhuma das intenções tenha algum problema. O que acontece é qualidade das composições do Fifth são assepticamente boas, pois se preocupam mais com a forma ao criar letras capazes de caírem no gosto popular sendo mais rasas que um pires. Já o TLC pode até não alcançar o nível dos áureos tempos como, por exemplo, da já citada Waterfalls ou No Scrubs ou Unpretty ou Creep, mas mantém uma qualidade criativa e técnica elogiável. Além das canções já citadas, o álbum do TLC conta com outros bons momentos nas faixas No Introduction, Aye Muthafucka e Joy Ride. Conseguindo ser um pouco melhor que o resto ficam as faixas Make You Mad, Don't Say You Love Me e Angel no álbum do Fifth Harmony. TLC e Fifth Harmony são partes da mesma moeda, mas que apresentam brilho completamente diferentes uma da outra.
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