Lady Gaga
Hoje irei falar de uma música que já passou aqui pelo blog vários anos atrás, mas que ao longo dos anos comecei a criar uma impressão diferente em relação aquele que tive quando a mesma foi lançada. O motivo para revisitar Telephone, a agora lendária parceria da Lady GaGa com a Beyoncé, é perceber que a canção vai se tornando um dos mais importantes momentos do pop em toda a sua história.
Quando lançou o segundo single do EP/deluxe version The Fame Monster, GaGa já era o fenômeno pop que tinha chutado a pprta do mainstream com a força de um furacão. Após o impacto que veio com o primeiro single Bad Romance, a cantora lança o vem a ser a última grande colaboração pop até o momento. Ousada e polêmica essa afirmação, mas olhando com cuidado dá para perceber que existe um fundo de verdade. Primeiramente, em Telephone não estamos diante de uma simples parceria, mas da união de duas das maiores divas contemporâneas. De um lado a estrela em assessão em pleno estado de grasse e de outro uma estrela já consolidada, preparando o caminho para a consagração. Em segundo, Telephone, escrita por GaGa para a Britney, mas que foi descartada pela princesa do pop, é um dos ápices da carreira da Mother Monster.
Sabe quando tudo parece funcionar com se fosse as engrenagens de um relógio suíço? Então, Telephone funciona perfeitamente em todos os sentidos. Começa pela espetacular, inteligente e encorpada produção que criar uma explosiva dance-pop com a adição de ricas camadas que ajudam a elevar o material. Ouvindo despretensiosamente nem dá para perceber, mas a canção é feita a partir de seções que vão se agrupando para formar a coesa e poderosa instrumentalização em um verdadeiro tratado sobre como deve funcionar uma canção pop. Dona de uma composição inesquecível ao falar sobre uma separação de maneira despretensiosa, irônica e com um refrão que não sai da cabeça por nada, Telephone é dona dos meus versos pop preferidos dos anos 2010:
Not that I don't like you, I'm just at a party
And I am sick and tired of my phone r-ringing
Sometimes I feel like I live in Grand Central Station
Tonight I'm not taking no calls 'cause I'll be dancing
And I am sick and tired of my phone r-ringing
Sometimes I feel like I live in Grand Central Station
Tonight I'm not taking no calls 'cause I'll be dancing
E o que falar da explosiva união de GaGa e Beyoncé? Seja em performances lendárias em que as duas colocam o p@# na mesma e mostram o poder vocal de cada sem precisarem ofuscar a outra, a canção é, até o momento, o último trabalho pop que a Queen Bee esteve envolvida, aumentando ainda mais a sua importância. Passados esses dez anos, Telephone não envelheceu em nada e, sim, apenas aumentou a sua áurea de ser uma das bases fundamentais para entender o pop dos anos 2010.
nota: 8,5
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