Lucy Dacus
Adoro artista que tenham a qualidade de contadores de histórias ao fazerem de suas canções verdadeiras crônicas que apresentam começo, meio e fim. Essa é uma qualidade muito rara, pois é preciso equilibrar com o fato de as canções ainda precisarem terminarem como músicas de verdade e não apenas poemas musicados. Em Home Video, terceiro trabalho da Lucy Dacus, a cantora consegue até mesmo maquiar alguns problemas de produção devido a sua magistral escrita ao narrar histórias avassaladoras.
Essencialmente, Home Video é um trabalho autoral que transita bem entre o indie rock que adicional detalhes de folk e indie pop que não acrescenta nada realmente novo para a conversa. Na verdade, alguns momentos erram a mão no instante que a produção tenta ser experimental e adicionar camadas que fogem do aspecto singer-songwriter de Lucy. O resultado soa estranho e completamente destoante de boa parte do álbum. O principalmente momento do que estou falando é a confusa Partner in Crime que usa uma distorção vocal que não serve para nada em termos artísticos, terminando com uma canção que chega a ser irritante. Entretanto, quando o foco é na voz de Lucy de verdade e, principalmente, na sua espetacular e, por vezes, genial escrita. E o ápice do álbum é na memorável Thumbs.
Umas melhores canções do ano, a faixa faz um turbilhão de sentimentos serem levados a superfície ao literalmente contar uma história devido Lucy narrar o encontro de uma pessoa que a mesma ama com o pai do mesmo, contando de forte tocante e forte toda os sentimentos envolvidos. “O poder da composição em Thumbs não recaí somente apenas na surpreendente declaração de Lucy/narrador, mas, também, na construção perfeita de todo o cenário do encontro do começo ao fim, a observação da cena com seus detalhes materiais e emocionais e todo o amor e dor expressa por toda a letra”. E quando mais a canção é construída em volta da composição, deixando espaço suficiente para a delicada, tocante, requintada e sempre emocional escrita da cantora faça o trabalho pesado. A quase canção de ninar Christine é visão de uma pessoa sobre o relacionamento tóxica de seu melhor amiga, sendo que existe uma dualidade de haver sentimentos românticos envolvidos. Outros momentos de destaque ficam por conta de Going Going Gone, Triple Dog Dare, Please Stay e Brando. E essa força poética é realmente capaz de elevar Home Video em um trabalho realmente marcante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário