22 de dezembro de 2021

Antes Tarde do Que Nunca - Versão Single

If I Could Turn Back Time
Cher

Apesar de ser uma das deusas do pop, a Cher não tem o reconhecimento devido perante parte das novas gerações que devem a achar apenas uma dinossaura pop. Na verdade, boa parte da existência de qualquer diva pop é apenas possível devido ao pioneirismo da carreira Cher em todos os sentidos. E uma das dessas características que a Cher consagrou foi a da reinvenção/comeback. Durante toda a sua vida artista que já se expande por quase sessenta anos foram dezenas de renascimentos e uma quantidade ainda maior de retornos triunfais. Um desses casos foi quando a mesma voltou aos holofotes musicais em 1989 depois de dois anos antes ter vencido o Oscar de Melhor Atriz por Feitiço da Lua. Em Heart of Stone, o seu décimo nono álbum, Cher assumiu a persona de roqueira e entregou um clássico em If I Could Turn Back Time.

Escrito especialmente para a cantora pela compositora Diane Warren, a canção não ganhou o carinho da Cher logo de cara, tendo que ser convencida a gravar a canção. Entretanto, a cantora poderia ter perdido o que foi o seu ressurgimento comercial depois de alguns trabalhos que passaram batidos de parte do público. E esse retornou cimentou novamente a Cher como uma das rainhas da reinvenção, pois apresentou outra versão dela para o público. Munida de apenas um bodysuit revelador, uma jaqueta jeans e um penteado elevado as alturas, Cher gravou o clipe de If I Could Turn Back Time em um navio de guerra performando para os seus tripulantes. E devido a sensualidade, o clipe foi banido durante um tempo da MTV para depois voltar a passar apenas depois das nove da noite. O sucesso da canção fez com que Cher alcançasse o numero três da Billboard, ajudando a Cher ser apresentada ao uma nova geração do público. Lembrando que na época a cantora tinha mais de quarenta anos e disputava com nomes mais novos como Madonna e Janet Jackson. Além disso, a canção se tornou uma das assinaturas da carreira da Cher em uma canção icônica.

O grande ponto alto da canção é a sublime, única e avassaladora voz da Cher. É impossível ficar impassível quando a cantora começa a cantar e não pensar o quanto a mesma é lendária, pois consegue colocar toda a sua personalidade em um gênero que não necessariamente é o seu nicho inicial. Na verdade, If I Could Turn Back Time mostra o tamanho da versatilidade da cantora que até aquele momento tinha indo do pop até o folk, passando pelo pop rock até a disco e a new wave e chegando ao puro rock. Além disso, o trabalho por trás é realmente extraordinário. A composição de Diane consegue criar a perfeita canção para ser cantada a plenos pulmões seja sozinho em casa ou no meio da multidão em um show da Cher. Por fim, a produção apresenta essa qualidade de rock comercial dos anos oitenta, mas também conseguiu criar um trabalho atemporal que resistiu muito bem aos mais de trinta anos de lançamento. Muitos perguntam os motivos da Cher ser adorada como a “Deusa do Pop”, mas as razoes está completamente clara para qualquer um que olhar com um pouco de atenção a carreira da artista. E If I Could Turn Back Time é apenas um delas.
nota: 10

Nenhum comentário: