29 de agosto de 2023

Primeira Impressão

AFTER
Pabllo Vittar



Álbuns de remix estão bem longe de ser algo novo no mundo pop. Nomes como Madonna, Michael Jackson, Jennifer Lopez, Shakira, Lady Gaga, entre outros tem alguns dos trabalhos mais famosos da história, mas nem sempre esses trabalhos são reconhecidos pela qualidade artística. Entre os citados, apenas o da Madonna pode ser reconhecido como um clássico, deixando para os outros artistas recepções apenas medianas. Essa pratica, porém, perdeu o uso nos últimos anos, especialmente com o surgimento do streaming. E é por isso que ver o lançamento AFTER da Pabllo Vittar com uma grande exceção ao ser a versão remix de Noitada. Para adicionar mais “estranheza”, o trabalho não é apenas superior ao seu original como é o ápice incontestável da carreira da Pabllo Vittar.

Quando resenhei o álbum em Março escrevi “Noitada termina de maneira abrupta e completamente anticlimática. E isso é culpa da duração de todas as canções que nem chegam a três minutos, deixando várias mais como como um projeto de boa canção que uma faixa realmente finalizada tecnicamente e criativamente. E isso vem permeado a sonoridade da Pabllo desde o começo, mas também é basicamente o grande problema de parte do mainstream nacional. Uma verdadeira pena, pois o álbum poderia ser ainda melhor se tivesse mergulhado fundo na sua própria ótima ideia”. E é isso que AFTER vem para tirar toda essa percepção ao ser um trabalho oposto em todos os sentidos, sabendo pegar as ideias e explorar de maneira divertida, criativa, inteligente e com uma sensação de completude ímpar. Não é perfeito, pois tem alguns momentos que ainda poderia ser bem melhores. Todavia, o resultado aqui é tão incrivelmente satisfatório com que a ideal central passada anteriormente que existem alguns momentos que são simplesmente geniais.

O principal trunfo do álbum é aprofundar o que já tinha sido construído para dar o resultado exatamente no mesmo nível do que é proposto. AFTER é essa construção sonora sobre o que seria uma “noitada” em uma balada queer em que os gêneros vão se misturando a batida eletrônica para criar uma experiência do começo ao fim. Mesmo que seja intitulado de AFTER, o trabalho é o prato principal ao ser suculento, eletrizante, divertido, deliciosamente despretensioso e inteligente. E isso mostra a importância de saber como direcionar quem vai trabalhar no álbum e a escolha de quem ficou responsável para os remixes de cada canção é realmente perfeita. Também os convidados especiais que adicionam suas personalidades para as canções. O melhor momento aqui é de longe a espetacular Descontrolada (Cyberkills Remix). Nas mãos da dupla de DJ/produtores, a canção se torna uma explosiva e arrebatadora mistura de eletrônico/ funk/ EDM que é basicamente a melhor canção da carreira de todos envolvidos por quilômetros de distância. Não apenas pela qualidade de construção da produção, mas, principalmente pelas adições geniais que é feito a batida como, por exemplo, os vários samples como de Satisfaction do DJ Benny Benassi, Show das Poderosas da Anitta e Elas Estão Descontroladas do Furacão, a introdução da Pabllo em voz off e as várias citações sensacional na parte dos novos versos. Tenho que admitir que a canção seria melhor com o verso inteiro da Mc Carol, mas, queridos leitores, o que a genial Jup do Bairro faz aqui é algo simplesmente lendário com sua presença marcante e inesquecível declamando versos que só funcionam pela sua presença. O álbum não chega novamente nesse nível estratosférico, mas ainda entrega momentos de pura inspiração: AMEIANOITE (Clementaum Remix) melhora o que já era ótimo com toques de ballroom e a presença icônica da própria Clementaum em um verso sensacional, a produção de Ramemes & DJ Tonias faz de Calma Amiga um momento inesperadamente divertido e eletrizante, Balinha de Coração (PZZS Remix) é tão surreal com a presença de Mc Naninha, Derretida (Brunoso Remix) funciona pela ótima participação das Irmãs de Pau e até o Pedro Sampaio acerta no remix de Penetra. Apesar de não ter sido a intenção, o lançamento de AFTER é a consagração artística da Pabllo Vittar. Agora espero que isso seja refletido na resto da sua discografia. 


Nenhum comentário: