5 de maio de 2024

Um Conto de Duas Canções

Karma's A Bitch
Brit Smith

Karma
JoJo Siwa

Hoje irei contar um breve conto sobre como não começar a carreira na música, sobre uma música pop que mostra que é preciso talento para ser uma estrela pop e sobre o poder de uma boa produção. Esse é o caso de Karma da JoJo Siwa que é na verdade Karma's A Bitch da Brit Smith.

Quem é JoJo Siwa? Fazendo um rápido resumo. A jovem ficou famosa ao ser parte do reality show Dance Mons que mostrava a vida de mães e suas filhas que buscavam uma carreira na dança e no entretenimento. Devido ao sucesso, JoJo assinou um contrato Nickelodeon para estrelar filmes e series no canal infanto-juvenil. Conhecida pela sua persona exagerada que sempre vestiu roupas extremamente coloridas e chamativas, mas ainda bastante family friendly, a cantora/atriz/dançarina revelou em 2021 que era parte da comunidade LGBTQ+. Com o fim do seu contrato com o canal, JoJo começou a sua nova era: a bad girl. E para celebrar essa nova fase lançou a canção Karma.

Parte desse rebranding, a canção começou já mal devido a recepção péssima depois do lançamento. E não é difícil de ver o motivo. Karma é uma electropop/dance-pop que parece ter por baixo uma canção boa, mas é envernizado pelo o que há de ultrapassado no mundo pop. Acredito que lançada há uns dez/quinze anos a canção poderia facilmente combinar com o contexto do pop na época. Lançada agora, a cantora é completamente datada e usa ao máximo clichês do gênero. E o maior deles é o uso dos auto-tune para arrumar a voz da JoJo. Acho que ela até pode ser talentosa, mas aqui sua performance não consegue carregar a canção de maneira satisfatória já que a mesma não tem um toque de refinamento ou nuances que fosse criado por auto-tune. E o pior: tudo soa forçado. Karma, porém, tem uma boa letra que nas mãos certas poderia render uma boa música. Só que isso não é apenas um pensamento positivo e, sim, uma realidade.

Durante a divulgação da canção veio a tona uma versão da canção gravada pela desconhecida Brit Smith, levando a acusações que a JoJo tinha roubado a canção. Não foi o caso, pois a canção tem os mesmos produtores, o duo Rock Mafia, sendo oferecida inicialmente para Miley Cyrus que teve que recusar devido ao seu contrato na época com a Disney. Brit Smith, porém, gravou a canção, mas foi orientada a lançar outro single para lançar a sua carreira. Sem sucesso, a mesma deixa a indústria fonográfica logo em seguida. Com esse momento viral, a artista resolveu lançar oficialmente a sua versão Karma's A Bitch. E como disse, existe uma versão boa nessa divertida electropop com toques de R&B que tem uma marca clara do seu co-produtor Timbaland no auge criativo. Não estamos diante de algo genial, mas essa versão é bem mais fluida que a da JoJo. Carismática e sabendo bem como carregar as nuances da canção, Brit Smith entrega uma performance que realmente dá vida a composição sobre se arrepender de ter sido infiel. E o uso de efeitos vocais aqui é feito para ser um complemento e, não, a parte principal da canção. E nesse conto de duas canções o final feliz é para quem nem tinha carreira mais e não para a aquela que queria se reinventar.
notas
Karma's A Bitch: 7,5
Karma: 4,5



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