4 de março de 2022

Antes Tarde do Que Nunca - Versão Single

Stan
Eminem

Thank You
Dido

Samplear uma música, ou seja, usar parte de uma para criar a outra é algo que foi se popularizando ao longo das décadas desde que surgiu nos anos 1940. Todavia, o maior caso de sample da história veio quando o Eminem resolveu samplear Thank You da britânica Dido para construir a canção Stan. E, ao contrário da maioria desse tipo de caso, ambas canções viraram sucessos devido as suas qualidades, criando dois sucessos atemporais que sustentam sozinhas e “unidas”.

Lançadas no ano 2000, as canções não poderiam ser mais diferentes uma da outra, mas a forma como foram “unidas” consegue soaram com algo que forma pensadas desde a sua criação dessa maneira. De um lado, a delicadeza de Dido e a sua pop/trip hop sobre superar os pequenos problemas do dia a dia para realmente se importar com o que importa. Do outro lado, o rapper com uma devastadora e magistral história que reflete a sua fama adquirida, problemas mentais e as consequências de pequenos atos que podem influenciar a vida dos outros. Entretanto, a maneira como a produção The 45 King com coprodução do Eminem consegue criar essa ligação ao não usar Thank You apenas como samples, mas, sim, como uma parte vital de Stan. E é esses um dos motivos que faz a canção do rapper um dos marcos da indústria musical.

Quando lançou a canção, Eminem já tinha alcançado o estrelato no ano anterior com o lançamento de The Slim Shady LP e o hit de My Name Is. Com The Marshall Mathers LP, o rapper alcança a aclamação definitiva para se tornar como um dos maiores nomes do rap da sua geração. Obviamente, parte do burburinho envolta da carreira do rapper era relativo as suas polêmicas dentro e fora da música, mas Stan mostra que o rapper poderia ir muito além para criar uma obra de arte. Com cerca de quase sete minutos, a canção é épica, inteligente e completamente única. Ao usar a base de Thank You, a produção cria um instrumental complexo que vai crescendo e se desenrolando ao logo da sua duração. Em nenhum momento, porém, o trabalho se torna arrastado ou perde a sua força, pois existem camadas de significação que vão se desenrolando a cada novo verso até chegar ao seu explosivo final.

A escolha de usar o primeiro verso da canção da Dido para ser o refrão de Stan é abertura perfeito para uma das melhores letras da história da música. Ao falar sobre pequenas coisas do dia a dia que fazem parte da nossa vida e como isso pode afetar a nossa vida, os versos de Thank You dão o tom para narrar a história de um fã do Eminem intitulado de Stan que escreve para o rapper sobre a sua adoração, mas que sem receber nenhuma resposta começa a agir de maneira violenta e perturbadora na sua vida real. Através dessas cartas narradas pelo rapper encarnando Stan, a canção mostra um leque imenso, profundo e genialmente bem escrito que fala sobre problema mentais, fama, violência domestica e obsessão. Uma composição grandiosa, intricadíssima, épica e de uma genialidade incomparável, Stan ainda guarda uma imensa surpresa: o quarto verso é visto pela visão do Eminem respondendo ao fã sem saber exatamente de tudo o que ocorreu durante o verso anterior. Culturalmente relevante, pois a palavra “stan” virou sinônimo de ser fã de alguém na era do Twitter, a canção não seria a mesma sem a performance força da natureza que Eminem entrega em cada segundo da canção seja “interpretando” ele mesmo ou o seu fã no ápice da sua forma como rapper. Apesar de não ter essa força de legado, Thank You é o tipo de canção memorável devido a sua simplicidade genial. Sensível, delicada e tocante pop/trip hop que usa da atmosfera para construir a perfeita instrumentalização para a sensacional construção da produção. A presença elegante de Dido consegue misturar melancólica e esperança na mesma medida ao entoar a sensacional composição que fala que todos os pequenos problemas que se tornam a nossa vida uma verdadeira corrida de obstáculos não tem tanta importância quando se tem alguém para amar no final do dia. Duas canções completamente diferentes que se ligaram para sempre devido a uma decisão genial. E assim que se faz a história da música.
notas
Stan: 10
Thank You: 9



Nenhum comentário: