26 de junho de 2022

Antes Tarde do Que Nunca

Results
Liza Minnelli





Apesar de ter a sombra gigantesca da sua mãe Judy Garland em cima, a carreira de Liza Minnelli encontrou o seu lugar perante o grande panteão do entretenimento devido ao indiscutível talento da artista. Ícone do cinema, TV, teatro e da música, Liza enfrentou muitos altos e baixos durante a sua trajetória de mais de quase setenta anos. E, obviamente, existiram alguns comebacks memoráveis, mas o mais impressionante deles foi em 1988 lançou o álbum Results com a produção do duo Pet Shop Boys. E, queridos leitores, o resultado dessa união inusitada é um dos momentos menos apreciado no pop dos anos oitenta que precisa se descoberto como um cult classic.

Liza May Minnelli foi forjada desde pequena em Hollywood e não tinha muito saída para não se tornar uma artista. Filha de Judy com o lendário diretor Vincente Minnelli, a artista teve a sua primeira aparição aos três anos de idade no filme In the Good Old Summertime, estrelado pela mãe em 1949. Desde então, Liza começou a sua carreira, construindo uma base bastante sólida em especial no teatro. Aos 19 anos, a artista venceu o Tony de melhor atriz em 1965 pela peça Flora the Red Menace. Enquanto isso, a sua mãe a convidava para participar de apresentações na TV e nos palcos para catarem juntas. Além de gravar os seus primeiro discos ainda na década de sessenta. Entretanto, a primeira grande oportunidade apareceu ao estrelar o filme Os Anos Verdes (The Sterile Cuckoo) do diretor lançado em 1969, sendo indicado ao Oscar de melhor Atriz pela sua atuação. No mesmo ano, Liza perde a mãe em uma overdose acidental. Então, três anos mais tarde, Liza se consagra definitivamente ao estrelar a versão cinematográfica do musical Cabaret. Na pele de Sally Bowles, uma cantora americana que se apresenta em clube na cidade de Berlin em 1931 durante o período pré guerra, Liza foi aclamada pela sua performance, levando o Oscar de melhor atriz e cravando o seu nome na cultura pop. Apesar do imenso sucesso, Liza enfrentou uma verdadeira montanha russa na sua carreira após Cabaret.

Apesar de ter estrelado outros filmes depois, Liza alcançou poucas vezes o sucesso cinematográfico, mesmo quando era aclamada pela crítica especializada. Na TV, a artista teve melhores momentos como, por exemplo, o clássico especial Liza with a Z em 1972 que rendeu um Emmy e uma sequência de outros especiais e participações especiais. No teatro, Liza ganhou outros três Tonys: um especial por Liza at the Winter Garden em 1974, um de melhor atriz pela peça The Act de 1975 e um para o especial Liza's at The Palace... em 2009. Na música, porém, a artista não teve exatamente grandes sucessos. Obviamente, músicas e álbuns relacionados aos seus trabalhos com musicais e especiais obtiveram destaque, mas seus álbuns de estúdio nunca tiveram sucesso comercial. No meio de tudo isso, a vida pessoal de Liza também enfrentou vários problemas como, por exemplo, o seu vicio em drogas e uma sequencia de casamentos conturbados. Durante os anos oitenta é que a carreira de Liza teve os seus principais fracassos seguidos. Entretanto, em 1989 foi lançado um momento que seria uma reinvenção na carreira de Liza que ajudaria finalmente a cantora consolidar o seu nome como um dos maiores ícones da cultura pop.

Após um hiato de mais de dez anos sem lançar musicas novas e com um contrato novo com a EPIC, Liza relevou que tinha interesse em lançar um trabalho pop pela primeira vez. Sabendo desse interesse, o empresário Tom Watkins sugeriu que a dupla britânica Pet Shop Boys estariam interessados em serem os produtores desse projeto. Na época, o duo já tinha sido consagrado com um dos principais nomes do pop da década, especialmente envolvendo a evolução do synth-pop. Hits como West End GirlsIt's a SinAlways on My Mind e Heart marcaram as paradas boa parte dos anos oitenta. E o duo tinha experiência em trabalhar com uma diva de outros gêneros devido a parceria deles com a Dusty Springfield na canção What Have I Done to Deserve This em 1987. Trabalhando no começo do ano, o duo entrou em estúdio com a cantora para a criação do que seria o melhor álbum da cantora e um marco pop que deveria ser melhor reconhecido.

Results, nome escolhido pela própria cantora, é um rico, elegante, surpreendente, hipnótico e grandioso trabalho de synth-pop/pop/eletrônico que poderia resultar em desastre imenso devido ao choque entre estilos tão diferente, mas o resultado é um casamento perfeito entre a magistral força de Liza e a destreza imaginativa do soberbo Pet Shop Boys. O álbum é, sim, pincelado por uma dose de breguice extremamente bem calculada, pois acredito que o duo percebeu que apenas conseguiriam conciliar perfeitamente o seu estilo com a artista se aumentassem a dose de dramaticidade ao extremo, sendo que eles próprios já tinham esse lado em doses cavalares. Com essa decisão, o álbum se torna definitivamente um trabalho da Liza Minnelli fazendo o pop contemporâneo da época com a marca do Pet Shop Boys. Nada parece forçado ou fora de lugar, pois a sonoridade construída aqui para sustentar a personalidade musical de Liza como se fosse algo realmente normal para a mesma entoar canções com sintetizadores ao fundo. E um dos principais motivos para esse resultado é a escolha das canções.

Misturando canções originais escritas para o álbum e algumas regravações de várias origens, Results mantem a base inicial de Liza na música ao ser capaz de segurar grandes melodias com profundas e sentimentais composições. E é no principal momento do álbum que é possível perceber essa qualidade claramente: Losing My Mind. Regravação do sucesso ouvido no musical Follies de 1971, a canção foi composta pelo lendário Stephen Sondheim está no reino sonoro perfeito para a poderosa voz de Liza dar sentido a emocional composição. Com a produção do duo, a canção ganha um espetacular verniz synth-pop/dance-pop que consegue a fazer uma obra perfeita para as pistas de danças sem perder o seu dramático. O contraste entre a batida eletrônica e a voz classuda de Liza e a letra melancólica faz um ótimo conflito na nossa mente, mas que se resolve em poucos momentos após a gente perceber toda sinergia entre os componentes. Não é apenas em canções que se encaixam previamente com a persona da artista que o álbum funciona já que o duo tem essa qualidade de escrever letras que possuem essa qualidade teatral/dramática como, por exemplo, é o caso da canção que abre o I Want You Now. Logo no primeiro verso, a canção se mostra um trabalho com uma composição profunda que mostra facilmente a capacidade do duo de criar esse tipo de letra que poderia facilmente estar em um musical:

When the sun goes down
I open up my window for hours and I watch
Every passing stranger
Every early shadow, I wonder if it's you

E essa estranha, deliciosa e predestinada sinergia que realmente faz o álbum funcionar como uma peça pop atemporal.

Como já apontado anteriormente, Results é um álbum refinadíssimo de synth-pop que remete aos trabalhos do Pet Shop Boys durante a década de oitenta. Por causa isso, a sonoridade aqui ouvida é bem mais complexa que o atual synth-pop que estamos acostumados ouvir, pois aqui é construída de forma a valorizar não apenas os instrumentos modernos como, por exemplo, o sintetizador como, também, a ter essa atmosfera mais “encorpada” de uma orquestra completa. Existe uma sensação de completude, densidade e riqueza que faz das canções algo requintado de forma natural. Ao fechar o álbum, I Can't Say Goodnight é uma power balada pop com base do distinto sax oitentista de uma complexidade instrumental revigorante. É possível ouvir cada instrumento usado perfeitamente sendo valorizado na teia da construção sonora. A produção sempre competente e inteligente da dupla consegue criar uma sonoridade essencialmente ligada a época que foi lançada e, ao mesmo tempo, atemporal que se sustenta até os dias de hoje. Na verdade, o álbum envelheceu muito melhor que boa parte de álbuns de artistas do gênero da época. E um dos fatores para isso é a presença gigantesca de Liza Minnelli.

É fácil notar que a artista realmente se jogou na gravação do álbum, pois cada faixa se mostra comprometida a se jogar na canção sem perder, porém, a sua personalidade única. Assim como a mãe, Liza é dona de uma voz soberba, poderosa, clássica, dramática e com uma tonelada de uma personalidade tão distinta que virou marca de cada uma. Com Liza, existe uma tendência de alongar os sons de “s” e “z” por exemplo que não torna ouvir suas performances penosas, mas, sim, excitantes já que a artista coloca a sua marca indizivelmente transformando cada canção em um trabalho apenas seu assim como Judy fazia. Na balada Rent, regravação do próprio Pet Shop Boys, Liza entrega uma sóbria, elegante e classuda performance que consegue mostrar cada sentimento da composição com as suas nuances complicadas sobre uma relação não exatamente saudável de forma sem comparações, especialmente devido a carga performática que coloca do começo ao fim. E Liza também se mostra versátil com uma performance mais “falada” na sensacional Don't Drop Bombs. Outros momentos de destaque do álbum ficam por conta da grandiosa If There Was Love, a batida ousada de Twist in My Sobriety, Love Pains e a sua instrumentalização perfeita para uma balada “GLS” da época e, por fim, a classuda Tonight Is Forever. Comercialmente, Results foi um fiasco nos Estados Unidos, mas um sucesso na Europa com ótimos números de vendas, especialmente na Inglaterra. Felizmente, o surgimento do streaming pode e deve abrir as possibilidades para novas gerações conhecerem essa pérola pop dos anos oitenta. E mais: conheceram a maravilhosa carreira de Liza Minnelli, reconhecendo-a como uma das maiores artistas de todos os tempos como é o seu direito e merecimento.



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