21 de junho de 2022

Saudades

Through The Echoes / Lose It
Paolo Nutini


Sem lançar nada novo desde 2014 com o sensacional Caustic Love, o escocês Paolo Nutini está de volta com os preparativos para o álbum Last Night in the Bittersweet. Como primeiros singles foram lançadas as ótimas Through The Echoes e Lose It. Dono de uma das minhas músicas preferidas da década passada em Iron Sky, o musico mostra novamente o seu talento de emocionar verdadeiramente com a capacidade de criar atmosferas densas de sentimentos. E o ponto alto é poderosa Through The Echoes.

O grande trunfo da canção é a presença espetacular de Paolo. Dono de uma voz potente e rouca, o cantor sabe dosar lindamente os momentos de contemplação com os momentos estouros para conseguir entregar todas as nuances da canção para no seu final deixar a emoção falar de maneira irrestrita e na medida certa, construindo uma slow burn edificante e realmente tocante. Essa característica casa perfeitamente com a poderosa composição sobre as diferenças entre duas pessoas em um relacionamento e como isso é capaz de salvar quem se ama. A ótima produção entrega uma indie rock/folk com toques de soul que consegue emoldurar todos os sentimentos da canção de maneira fluida. Em Lose It, porém, o cantor segue o caminho de colocar a estética na frente do conteúdo e, mesmo assim, ainda entrega uma ótima música.

A canção é claramente influenciada pelo rock dos anos setenta com um foco em uma guitarra marcante e a criação de uma atmosfera bastante claustrofóbica e pesada, mas sem perder o foco de uma produção refinada. Explorando esse lado novo, Paolo Nutini se mostra versátil e capaz de se modelar facilmente em canções menos explosivas e bem mais climáticas que emocionais. Vocalmente, a canção usa um efeito para deixar a voz do cantor off, mas, felizmente, isso é uma textura bem pensada para elevar ainda mais a magnética, pesada e certeira performance do cantor. E mesmo que Lose It tenha mais destaque pela sua produção, a composição é um outro trabalho inspirado ao retratar as ansiedades e angustias de Paolo de forma honesta e fácil de se identificar. E com esse começo promissor, Paolo Nutini promete entregar um sucessor a altura do álbum anterior e comeback merecedor de esperar oito anos de hiato.
notas
Through The Echoes: 8,5
Lose It: 8,5

Nenhum comentário: