Texas Hold 'Em
Beyoncé
E novamente a Beyoncé fez de novo ao “quebrar a internet” com o lançamento de duas músicas que começam a era Renaissance Act II, apesar dessa vez terem alguns boatos aqui e ali. E quem sabe um pouco sobre a história da música e da Beyoncé não deve estranhar que essa nova era é country, pois era meio que claro que a cantora irá em algum momento seguir nessa estrada.
Mesmo sendo um gênero atualmente predominante dominado por pessoas brancas, o gênero foi fortemente influenciado nas suas origens por sonoridades de músicas de pessoas negras assim como de indígenas. Todavia, uma boa parte dessa história foi apagada ao longo dos anos, criando uma hegemonia de branca que domina até hoje. E se o primeiro ato desse projeto era dar os holofotes a música eletrônica e a cultura Ballroom vinda da comunidade negra nada mais coeso que fazer o mesmo com o country. Além disso, Beyoncé é do Texas em que o gênero tem forte influencia e a mesma já flertou o mesmo em Lemonade com Daddy Lessons. Então, o lançamento de Texas Hold 'Em e 16 Carriages pode até sido surpresa, mas não é exatamente inesperado. Assim como a qualidade de ambas as canções.
Mesmo que ambas canções sejam country existem diferenças nítidas e importantes entre as duas que as distinguem e mostram o cuidado artístico da Beyoncé. Em 16 Carriages, a batida é mais classuda, emocional, poderosa e pende claramente para uma influencia soul/gospel. Existe uma força sentimental por trás da construção da canção que é perfeita para carregar a emocionante composição. Assim como uma boa canção country, 16 Carriages conta uma história que nesse caso é sobre a carreira e a vida da Beyoncé, começando pelo começo de dificuldades e lutas até chega a consagração, mas, principalmente, a letra é sobre o que não mudou nesses anos que é o amor que a mesma tem pela sua arte. Texas Hold 'Em é o outro lado do country: a celebração. Ao ser mais pop e animada, a canção é divertida, dançante e tem aquela vibe que dá vontade de dançar quadrilha vestida de marca importadas e de salto alto. Não tem mesmo impacto de 16 Carriages, mas nem é para ter já que a sua missão é apenas fazer a gente sacudir o esqueleto. Uma coisa que é preciso notar aqui é o cuidado com a composição para Texas Hold 'Em. O country vive uma epidemia de sucesso mainstream que repetem os mesmos clichês nesse tipo de canção ao relatarem sobre a vida de uma pessoa do interior que vem normalmente de artistas masculinos. Aqui, porém, Beyoncé mostra que é possível falar sobre essa vida de maneira madura, criativa e profunda. Vocalmente, ambas canções apresentam a versatilidade ímpar da cantora em duas performances sensacionais, especialmente em 16 Carriages. E chegamos a era country da Beyoncé e como sendo a mesma não espere nada menos que algo incrível.
notas
16 Carriages: 8,5
Texas Hold 'Em: 8,5
Texas Hold 'Em: 8,5
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