6 de janeiro de 2012

Top 50 2011

Part. I
Part.II 
Part.III
Part.IV


Parte V


Antes de revelar o top 5 no especial com os Melhores de 2011, vou mostrar o começo do top 10. Comentem!


Posições 10 - 6


10°Otis (feat. Otis Redding)
Jay-Z & Kanye West


"A canção eleva o nível no cenário musical atual, principalmente para o hip hop, em alturas quase alcançáveis. Produzido pelo próprio West, Otis já começa arrebatadora ao usar como base a canção Try a Little Tenderness do cantor Otis Redding. A produção da canção lembra muito que Kanye fez nos dois primeiros álbuns da sua carreira solo e ele mostra que continua mandando mais do que bem. Essa base soul music se mistura perfeitamente com o hip hop em todos os níveis da canção. A construção do arranjo emoldurando todas as nuances da voz do Otis e as batidas da canção para criar algo novo e sensacional"
Resenha

9°What the Water Gave Me
Florence + The Machine

"Começo a dizer que a canção é como o filme Cisne Negro: não é para qualquer um, mas para aqueles que é destinada é sensacional. Não há como explicar precisamente o que é What the Water Gave Me. Uma viagem psicodélica depois de um chá de cogumelos. Uma ópera moderna com toques de gótico e gospel. Uma canção épica abstrata tema de um filme sobre uma guerra em um planeta distante entre gigantes e homens. É tudo isso. E não é nada disso. O Florence and the Machine consegue com a ajuda do produtor Paul Epworth, um feito raro: fazer uma música atemporal, mas ser delimitada por nenhum estilo."
Resenha

8°Bright Lights Bigger City
Cee Lo Green




"Bright Lights Bigger City é a melhor música de um artista masculino solo que eu já resenhei aqui no blog. Tem uma pegada anos '70 disco music com soul music avassaladora e contagiante. O arranjo perfeito mostrando a capacidade de criar uma batida orgânica com todos os instrumentos de "verdade" e não precisa de DJ's para criar algo para pistas e rádios. Tem força na letra "feita para dançar", mas que não usa em nenhum momento clichês do estilo e entrega uma letra inteligente"
Resenha

7°Yoü And I
Lady GaGa
 "Yoü And I já nasce de certa maneira já predestinada a ser uma balada pop épica. GaGa foi extremamente esperta ao fazer apresentações da canção apenas ao piano muito antes do lançamento do Born This Way. Ela testou a resposta da platéia com a canção e viu que "deu liga". Mais a versão em estúdio saiu melhor que a encomenda. GaGa acertou no alvo ao chamar um especialista em "músicas épicas" para dar a forma em Yoü and I: Robert John "Mutt" Lange. O produtor foi reponsável por inúmeros sucessos de nomes como AC/DC, Def Leppard, Foreigner, Bryan Adams e na época que era marido de Shania Twain, foi produtor do sucesso Come on Over. De Mutt a música ganhou uma sofisticada, poderosa e pungente base misturando rock e pop na batida da bateria, no riff da guitarra e nos toques do piano. A grande sacada da música é o uso do sample. Aquela já familiar e quase transcendental batida da música We Will Rock You do Queen. Quem nunca na vida não fez o "tum, tum, tum, bate palmas"? Além do sample, Yoü And I ganhou a participação do guitarrista da banda Brian May. Enquanto a produção está de primeira, GaGa entrega uma performance impecável. Aqui GaGa mostra que é uma cantora ao conseguir carregar a grandeza da música sem precisar de ser a melhor cantora do mundo. Suas apresentações ao vivo são sensacionais, principalmente quando faz a primeira parte apenas no piano. A composição não é a melhor coisa do mundo, mas entrega os três pontos de uma balada pop com perfeição: fácil de cantar e se identificar, refrão avassalador e com pegada pop. Só isso já está de bom tamanho. Deixamos a profundidade para uma próxima. E uma outra vez. E quem sabe milhares de vezes."
Resenha

6°Someone Like You
Adele


"Quando tudo já foi dito e feito, o que resta? Nada, apenas aceitar a vida como ela é. Rendição. A vida precisa seguir. As contas precisam ser pagas. A casa precisa ser limpa. O cachorro precisa ser alimentado. Com essa urgência das coisas banais serem feitas, é necessário chegar ao um ponto que é preciso encarar a vida é dizer: "Eu tentei, mas não dá mais. Desisto". É assim que Adele se mostra no segundo de 21, Someone Like You.

A canção é uma "power" balada acompanhada apenas no piano e voz. E sabe o que é mais incrível? Someone Like You não é a melhor música do álbum e mesmo assim é genial. Não há nada mais perfeito que os vocais  de Adele que transmitem uma tristeza tão profunda e real que leva lágrimas as olhos de qualquer pessoa.  Lá está ela em algum surpermerdado e encontra o amor da sua vida depois de anos sem vê ele. Ele tocou a vida adiante. Casado. Feliz. Ela parou no tempo. Sozinha. Então sem ter mais nada a fazer ou falar, ela deseja o melhor para ele ("Eu desejo nada, menos o melhor / Para você também" ). Mas ele deixa claro que ela ainda não o esqueceu (Eu esperava que você ao ver meu rosto se lembrasse / De que para mim/ Não está acabado), mas também vai tentar continuar a viver ( Não se preocupe / Eu vou encontrar alguém como você). Real, honesto e tocante. Como disse antes, a canção não é a melhor do álbum. Mesmo assim a canção é sensacional e qualquer artista com um pouco de inteligência gostaria de ter uma canção desse nível em um CD."
Resenha

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