10 de setembro de 2011

Acima da Definição

What the Water Gave Me
Florence and the Machine

Normalmente em uma resenha eu sempre identifico de qual gênero é a canção que eu estou falando. Também falo se ela tem alguma mistura ou influência na sua construção e como isso afeta seu resultado final. Isso é o normal, mas quando eu não consigo definir uma canção? Quando essa música se torna um mistério, ela perde ou ganha? Uma música pode ir além das barreias convencionais e não encaixar em nenhum lugar? Quem responde essas questões é o Florence and the Machine.

Prontos para lançar o segundo álbum depois do sucesso de Lungs, a banda liderada pela Florence Welch lançou o primeiro single do CD a canção What the Water Gave Me. Começo a dizer que a canção é como o filme Cisne Negro: não é para qualquer um, mas para aqueles que é destinada é sensacional. Não há como explicar precisamente o que é What the Water Gave Me. Uma viagem psicodélica depois de um chá de cogumelos. Uma ópera moderna com toques de gótico e gospel. Uma canção épica abstrata tema de um filme sobre uma guerra em um planeta distante entre gigantes e homens. É tudo isso. E não é nada disso. O Florence and the Machine consegue com a ajuda do produtor Paul Epworth, um feito raro: fazer uma música atemporal, mas ser delimitada por nenhum estilo.

A jornada começa calmamente em um fluxo lento que aos poucos vai aumentando com uma tormenta. Cada mudança nos ventos faz o acréscimo de uma nuance diferente na canção. E assim ela vai crescendo e uma profusão de sons e texturas vai tomando conta da canção e fazendo-a ganhar corpo até se tornar gigantesca. Mesmo a produção impecável, quem rouba a cena é a Florence. Além dos vocais sensacionais que é a representação vocal do arranjo, é dela a composição avassaladora. Florence explica que a canção é "sobre quem perdeu a vida tentando salvar quem ama de um afogamento". Porém, What the Water Gave Me também pode ser entendida com o momento que alguém se apaixona e depois se decepciona, como a morte de um modo geral ou sobre o fim da vida. Simples, poderosa e magistral. Assim é What the Water Gave Me. E vocês reparam que realmente nem tentei definir a canção em algum estilo? Pois What the Water Gave Me é para ser escutada e absorvida e, não, entendida.
nota: 9

Nenhum comentário: