18 de setembro de 2011

2 por 1 - Drake

Headlines
Marvins Room
Drake

Poucos artistas nos últimos tempos conseguiram um reconhecimento tão rápido entre os grandes do ramo como está acontecendo com o rapper canadense Drake. Depois de anos trabalhando como ator no Canadá e fazendo mixtape, ele foi descoberto pelo Lil' Wayne e começou a sua carreira meteórica apenas no ano passado com o lançamento do seu primeiro álbum, Thank Me Later. Além do ótimo recebimento pela critica, ele conseguiu trabalhar com nomes Jay-Z, Alicia Keys, T.I. e o próprio mentor Wayne. Além disso, o álbum vendeu muito bem (cerca de 1,5 milhões) e todos os singles foram bem nas paradas. Ainda esse ano ele vai lançar o segundo álbum intitulado como Take Care e já conta com uma participação que vale uma tonelada: Stevie Wonder. Sem contar os rumores de gente como The Neptunes, Justin Timberlake e Florence and The Machine(!!!!!!!!). Para a promoção do álbum, Drake já lançou dois singles.

O single oficial é a canção Headlines. A música mostra a evolução de Drake como compositor, mas também que precisa crescer como rapper.

Falando sobre as dificuldades que ele vem passado sobre a fala repentina, Drake se mostra maduro e preciso nos dois versos principais. Sabe dosar rimas, usar a cultura pop a seu fazer e ser coeso e sincero. Sua falta de "taco" para produção faz com que Headlines perca o brilho no arranjo. Mais cru na batida, a canção falta brilho para empolgar como um bom "old school" hip hop. E isso afeta na sua performance que carece de mais direção e empolgação.

No single promocional, Marvins Room mostra seu verdadeiro potencial.

A música é um mistura primorosa de R&B, rap e um pouco de pop com Drake fazendo uma performance contida, inspirada e completamente diferente e original. Na primeira parte da música, Drake dá uma de cantor e "canta" os primeiros versos da canção. Claro, que ele não é o melhor cantor do mundo, mas a honestidade da performance garante um bom regular. O que garante a qualidade da música é a sua produção avassaladora. Uma batida forte, mas crua em sua construção fazendo uma viagem primorosa em tantas nuances tão pequenas e texturas que coloca como uma das melhores produções do ano. Outro ponto forte é a composição onde Drake conversa ao telefone tentando recuperar a amada que já está com outro cara. Direta e sensacionalmente bem elaborada terminando com Drake fazendo rap na vez de um possível featuring que poderia ser muito bem desnecessário e prejudicar a canção. Um fato: o título da canção foi em homenagem ao estúdio onde a música foi gravada e que pertenceu ao cantor Marvin Gaye. Espero que o Drake continue gravando as suas música no mesmo lugar para conseguir os mesmo resultados. Se não que pelo menos continue no mesmo nível.
nota

Headlines: 6
Marvins Room: 8

Nenhum comentário: