3 de setembro de 2020

Primeira Impressão - Outros Lançamentos

Half Written Story
Hailee Steinfeld


Ainda tentando se consolidar na carreira de cantora, a atriz Hailee Steinfeld mostra que existe algo que parece ser digno de ser notado musicalmente. Mesmo que ainda careça de certa personalidade, o lançamento do melhor do que esperado EP Half Written Story confirma essa sensação.

O EP começa com a melhor canção do trabalho: I Love You's. Escrevi sobre o single o seguinte: "I Love You's não apenas usa o sample do sucesso No More I Love You's da lendária Annie Lennox, mas, sim, quase refaz a canção novamente. O curioso é que a canção é produzida por David A. Stewart, parceiro de Annie no Eurythmics, mas que não tem nada haver com a versão original da cantora britânica. Com a experiência de David e a elegância icônica da canção original, I Love You's se torna uma agradável e interessante electropop com toques de synth-pop e R&B que não é genial, mas está bem acima da média. Com uma performance delicada de Hailee, a canção tem uma ótima composição sobre se reerguer depois de ter o ser coração quebrado.". Após esse começo auspicioso, o EP cai de qualidade, mas mantém um nível e, principalmente, define a sonoridade que Hailee Steinfeld parece querer seguir. 

Soando como uma mistura do pop/R&B low profile da Selena Gomez com a esperteza lírica da Billie Eilish, Hailee Steinfeld parece uma alternativa exatamente no meio estre as duas cantoras citadas. Sem o destaque comercial da Selena, mas com um produção bem mais acertada e sólida. Sem a inteligência criativa de Billie, mas com um senso interessante de construção e boas pitadas de personalidade. É bem assim que o resultado de Half Written Story sugere para a sonoridade de Hailee. E isso fica bem claro com a faixa Your Name Hurts ao ser uma bem amarrada e com um fator viciante que vai agregando aos poucos R&B/pop. Dona de um arranjo que brinca com influências eletrônicas sem nunca, porém, mostrar a sua verdadeira face, a canção parece saída de álbum da Selena com uma produção com uma elevação de qualidade nítida. Quando parece que a Hailee irá ficar presa em uma comparação/cópia, a produção entrega End This (L.O.V.E.) que assim como a faixa que abre o EP se baseia pesadamente ao seu sample. O escolhido dessa vez é clássico L-O-V-E de Nat King ColeEssa decisão adiciona uma bem vinda personalidade que a criar uma possível persona para a sonoridade da cantora. Possível porque a composição lembra algo que poderia ter saído da discografia de Billie. Ácida, moderna e com uma visão quase sombria sobre relacionamento, as semelhanças aumentam com a presença da divertida Man Up que parece uma prima pop chiclete de Bad Guy. Um ponto que parece diferenciar Hailee Steinfeld em relação as outras cantoras é a sua delicada voz que apresenta nuances ricas e promissoras como mostra um pouco na baladinha pop Wrong Direction. Obviamente, a cantora Hailee Steinfeld pode melhorar e muito, especialmente ao encontrar a sua verdadeira personalidade artística, mas Half Written Story é um bom ensaio para o grande espetáculo. Aguardemos.
notas
I Love You's: 7,5
Your Name Hurts: 7
End This (L.O.V.E.): 7
Man Up: 7
Wrong Direction: 7
Média Geral: 7,1

Nenhum comentário: