29 de dezembro de 2024

Primeira Impressão

Mahashmashana
Father John Misty



Lançado nos quarenta e cinco minutos do segundo tempo de 2024, o sexto álbum do Father John Misty intitulado Mahashmashana é a perfeito trabalho para fechar o ano com chave de ouro ao entregar o sucesso a altura do excepcional Chloë and the Next 20th Century.

Ao contrario do álbum anterior que era uma “jukebox que tem a função de explicar sobre as principais eras da música, começando dos anos vinte/trinta até o anos oitenta/noventa”, Mahashmashana é conduzido de maneira mais linear em questão de mudança sonora, mas sendo pincelado por dezenas de gêneros e estilos que apenas acrescente profundidade na grandiosidade e refinamento que o álbum constrói. E é preciso salientar o magnifico trabalho instrumental do álbum, pois cada canções possui um atmosfera tão rica devido ao detalhamento precioso da utilização de cada instrumento que constituem uma impressionante rede sonora que vai sendo desenrolada ao longo do álbum. Entretanto, o álbum já abre de maneira genial e mostrando toda a sua força criativa e emocional ao ter como abre-alas a faixa que dá nome ao trabalho: a suntuosa Mahashmashana. Com mais de nove minutos de duração, a canção é uma verdadeira jornada acachapante que nos prende desde o primeiro segundo até o seu final simplesmente apoteótico. Em nenhum momento, porém, a gente fica entendido, perdido ou desinteressado devido ao tamanho da canção, pois a produção trabalha para que a canção tenha essa força que nos cerca e nos carregada por toda a sua extensão, fazendo a gente sentir todas as pequenas nuances da canção e sempre perceber o seu constante crescimento rítmico e de atmosfera. E quando a gente percebe já se foram nove minutos de puro brilhantismo que deixa a gente desejando por mais. E felizmente, o álbum continua em uma mesma toada até o fechar das cortinas.

Tecnicamente, Mahashmashana é um trabalho de art rock/art pop/indie rock que trabalha mais dentro dessas linhas como exposto anteriormente. Todavia, as generosas pinceladas que é da pela produção de gêneros diversos como, por exemplo, rock progressivo, jazz, americana, chamber pop, big band, disco, funk, entre outros são aquele ponto que faz a banda se diferenciar e ganhar uma personalidade artística tão peculiar, amadurecida e distintamente única. Um ótimo exemplo dessa característica é a mudança entre a canção já citada para a canção que dá continuidade no álbum: She Cleans Up. Saindo de uma epopeica art rock com base orquestral, o álbum manda uma dançante e áspera batida que fundi art rock, funk rock, garage rock e glam rock de maneira tão vibrante, divertida e descolada que fica difícil realmente não se empolgar. E o fato dessa mudança não soar coesa é outro fato incrível para a produção, pois dá esse aparecia de unidade massifica para todo o álbum sem fazer o trabalho perder as personalidades individuais de cada canção. E cada canção é adornada brilhantemente pela presença gigantesca e atemporal do vocalista Josh Tillman que impregna cada faixa com a sua voz profunda, atemporal e aveludada. E o grande momento de Mahashmashana que mostra todo o brilhantismo da força performática do vocalista é na emblemática I Guess Time Just Makes Fools of Us All que também fez parte do álbum de grandes sucessos da banda. “Uma mistura refinadíssima de americana, country rock e soul, a canção apresenta uma construção rítmica impressionante em que sem precisar de grandes mudanças apresenta uma verdadeira montanha-russa emocional e criativa. Apesar de longa, a canção não se torna em nenhum momento cansativa, mas, pelo contrário, a gente fica desejando que a mesma tenha mais tempos. Lindamente instrumentalizada com dois breaks que adicionam mais substancia para o resultado final, a música também conta com uma impressionante composição que não tem refrão, dependendo da imensa capacidade narrativa de Father John Misty para segurar nossas atenções do começo ao fim”. Não dá para apontar outros momentos específicos de destaque do álbum, pois todo o resto do trabalho são momentos de destaque, sendo que as canções citadas são o “creme de lá creme” do álbum. E apenas isso mostra o quanto é incrível e preciso o trabalho que o Father John Misty entrega em Mahashmashana.

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