31 de agosto de 2025

Primeiras Impressões - Outros Lançamentos

BEAUTIFUL CHAOS
KATSEYE




Uma das promessas para os próximos tempos é o girl group Katseye. Formado no programa Dream Academy com a proposta de criar um grupo no estilo dos grupos de k-pop, mas com integrantes de vários países, o girl group tem o potencial de realmente se tornar o próximo fenômeno mundial. E digo isso mesmo depois de ouvir o mediano EP Beautiful Chaos.

Com cinco faixas, o EP é uma coleção que vai do mal executado ao mediano, mas que deixa claro que existe um “tempero” especial, indicando que, com os ingredientes certos, o resultado pode ser algo verdadeiramente interessante. O trabalho começa com os dois pés esquerdos, com a presença da insuportável Gnarly. Uma óbvia tentativa de copiar o estilo explosivo do k-pop do Blackpink, a canção erra ao “explodir” nos nossos ouvidos, sendo uma irritante, exagerada, clichê e previsível mistura de hyperpop/pop rap com elementos de deconstructed club e trap. Sério, ouvir a canção é quase como ouvir alguém arranhar um quadro negro — mas sem a mesma musicalidade. A tentativa de transformar a palavra “gnarly” em um hook é ainda mais insuportável. O que “salva” a faixa é o fato de as integrantes da banda entregarem tudo o que têm para segurar a canção, mesmo com performances que acompanham o tom da produção — afinal, não é culpa delas que a produção seja tão medíocre.

O EP melhora bastante com a presença de Gabriela. Melhora, mas não chega a ser exatamente boa: é mediana. Todavia, a faixa mostra que, nas mãos certas, é possível extrair um “suco” bem gostoso do Katseye. Uma canção simpática e sexy que, ao misturar latin pop, R&B e bachata, termina sendo uma prima de Señorita e afilhada de Havana. Nela, conseguimos ouvir melhor as integrantes da banda, já que a produção é menos escalafobética.

Logo em seguida, o EP mantém o mesmo nível de qualidade com a legalzinha Gameboy, que traz uma batida dance-pop/R&B. Porém, volta a decair nas duas canções finais: a bem-intencionada, mas esquisita Mean Girls, e a esquecível M.I.A.

Beautiful Chaos é um verdadeiro caos sem salvação, mas mostra que há algo de interessante no Katseye, que realmente pode crescer em algo frutífero.
notas
Gnarly: 4,5
Gabriela: 6
Gameboy: 6,1
Mean Girls: 5,5
M.I.A: 5,7
Média Geral: 5,5

Nenhum comentário: