Parte II
5. The Electric Lady
Janelle Monáe
3. BEYONCÉ
Beyoncé
2. good kid, m.A.A.d city
Kendrick Lamar
1. channel ORANGE
Frank Ocean
5. The Electric Lady
Janelle Monáe
A eletrizante genialidade de Janelle Monáe. O lançamento do segundo álbum de Monáe apenas comprovou o que a cantora já tinha mostrado no seu primeiro trabalho, mas aqui tudo é elevado a perfeição ao sermos contemplados com uma obra atemporal, dando lições em como fazer soul, R&B, pop e neo soul emoldurado em uma estética brilhante e revigorante. E, claro, a presença luminosa, carismática e inigualável de Janelle é o toque de gênio que completa o pacote de The Electric Lady.
4. My Beautiful Dark Twisted Fantasy
Kanye West
A magnum opus do gênio louco. Você pode odiar o Kanye West e, sejamos sinceros, o artista dá motivos para tanto, mas é impossível negar que My Beautiful Dark Twisted Fantasy é uma obra genial a frente do seu tempo e que deverá ser lembrada como uma das melhores de todos os tempos. Cada faixa é uma obra de arte musical, revelando toda a genialidade sonora e grandiosidade técnica da produção de Kanye. Além disso, entregando performances avassaladoras e contando com parcerias de calibre estrelar, o artista fez de My Beautiful Dark Twisted Fantasy um verdadeiro ensinamento sobre como colocar o seu nome no Olimpo musical.
3. BEYONCÉ
Beyoncé
The Emancipation of Beyoné. Quando lançou o seu quinto álbum, Beyoncé já era um dos maiores nomes do cenário musical contemporâneo. Entretanto, o resultado do chamado álbum visual lançado sem a menor previa, anuncio ou divulgação conseguiu colocar a cantora em um novo patamar reservado aos grandes nomes de todos os tempos: além do sucesso comercial, o álbum é um pungente, empoderado, ousado, sincero e sonoramente genial que mostrou a consagração de uma artista que saiu do seu lugar de conforto para a seu verdadeiro lugar como a maior diva moderna.
2. good kid, m.A.A.d city
Kendrick Lamar
A grande balada de sr. Lamar. Qualquer um dos álbuns do Kendrick Lamar poderia estar aqui, pois o rapper continua a presentear a humanidade com obras avassaladoras, firmando o seu nome no panteão dos melhores e maiores da história. Escolhi good kid, m.A.A.d city já que foi o álbum que o colocou definitivamente no mapa em uma obra maior que a própria vida em que o público é lavado em uma jornada inesquecível em que é possível entrar na mente de Lamar. A definição de genial deveria ter a inclusão do nome Kendrick Lamar em seus significados.
Frank Ocean
Nesses dez anos de blog foram poucas as vezes que foi tirado do meu lugar confortável atrás do computador e levado a repensar tudo o que achava que sabia sobre música. E o principal desses momentos foi essa monumental e avassaladora obra em que um jovem Frank Ocean mudou as bases do meu mundo para ajudar a reconstruir novas ideias sobre como a música deveria ser. Deixo aqui as palavras que escrevi na resenha original de channel Orange em 2012 que o define plenamente:
"O que faz de um álbum ser considerado uma "obra de arte"? Não é apenas uma "coleção" de boas músicas, não é apenas a elaboração de arranjos perfeitos, não são apenas letras magistrais ou vocalização perfeita. Uma obra de arte musical em forma de álbum é a elevação de um artista aos céus pelo seu próprio talento. É a consagração máxima da alma, a mente e o coração. É a prova que talento é dado por algo divino. Algo acima de nós, chame do nome que você preferir."
Um comentário:
Uma pena não constar na lista o Rockferry da Duffy, que é magistral e o Sasha Fierce da Bey
Postar um comentário