Part. II
Part. III
Part. IV
Part.V
Part. VI
Part. VII
Part. VIII
Part. IX
Part.X
Part.XI
Final
1.Billie Holiday |
Nascida Eleanora Fagan em 7 de abril de 1915, na Filadélfia, Pensilvânia. (Algumas fontes dizem Baltimore, Maryland. Sua certidão de nascimento supostamente lê "Elinore Harris."). Uma das cantoras de jazz mais influentes de todos os tempos, Billie Holiday teve uma carreira próspera por muitos anos antes de suas batalhas com o abuso de drogas, o que levou o seu melhor.
Holiday passou grande parte de sua infância em Baltimore, Maryland. Sua mãe, Sadie, era apenas uma adolescente quando a teve. Clarence Holiday, supostamente o pai, tornou-se um músico de jazz de sucesso, tocando com nomes como Fletcher Henderson. Infelizmente para Billie, ele era apenas um "visitante" em sua vida enquanto crescia. Sadie casou com Philip Gough em 1920 e durante alguns anos, Billie teve uma vida familiar pouco estável. O casamento terminou alguns anos mais tarde, deixando Billie e Sadie lutando sozinhas outra vez. Às vezes, Billie era deixada aos cuidados de outras pessoas.
Holiday começou a faltar à escola, e ela e sua mãe foram ao tribunal por evasão escolar. Ela foi então enviada para a House of Good Shepherd, uma instituição para garotas negras problematicas em Janeiro de 1925. Com apenas 9 anos de idade na época, Holiday foi uma das mais jovens meninas internadas na instituição. Ela foi devolvida aos cuidados de sua mãe em Agosto do mesmo ano. De acordo com a biografia de Donald Clarke, Billie Holiday: Wishing on the Moon, ela voltou para lá em 1926 depois de ter sido abusada sexualmente.
Em sua difícil início de vida, Holiday encontrou consolo na música, cantando junto com os discos de Bessie Smith e Louis Armstrong. Ela seguiu a mãe que se mudou para Nova York no final dos anos 1920, e trabalhou em uma casa de prostituição no Harlem durante algum tempo. Por volta de 1930, Holiday começou a cantar em clubes locais e rebatizou-se de "Billie" depois da estrela de cinema Billie Dove.
Descoberta
Na idade de 18 anos, Holiday foi descoberta pelo produtor John Hammond, enquanto ela estava tocando em um clube de jazz do Harlem. Hammond foi fundamental para o começo da carreira de Holiday com o clarinetista Benny Goodman. Com Goodman, ela cantou várias faixas, incluindo seu primeiro lançamento comercial "Your Mother's Son-In-Law" e em 1934 o hit "Riffin' the Scotch".
Conhecida por seu fraseado característico e a voz expressiva, às vezes melancólica, Holiday passou a gravar com o pianista de jazz Teddy Wilson e outros em 1935. Ela fez vários singles, incluindo "What a Little Moonlight Can Do" e "Miss Brown to You". Nesse mesmo ano, Holiday apareceu com Duke Ellington no filme "Symphony in Black".
Count Basie Orchestra
Nessa época, conheceu e fez amizade com o saxofonista Lester Young, que fazia parte da orquestra de Count Basie. Ele mesmo viveu com Holiday e sua mãe Sadie por um tempo. Young deu a Holiday o apelido de "Lady Day" em 1937-nesse mesmo ano, ela ingressou na banda de Basie. Em troca, ela chamou ele de "Prez".
Holiday saiu em turnê com a Count Basie Orchestra em 1937. No ano seguinte, ela trabalhou com Artie Shaw e sua orquestra. Ela inovou com Shaw, tornando-se uma das primeiras cantoras negra a trabalhar com uma orquestra com um maestro e integrantes brancos. Promotores se opuseram contra Holiday devido sua raça e por sua estilo vocal único e ela acabou deixando a orquestra devido a sua frustração.
Carreira Solo
Arriscando por conta própria, Holiday se apresentou na New York's Café Society. Lá ela desenvolveu um pouco de sua persona no palco colocando gardênias no cabelo e cantando com a cabeça inclinada para trás.
Durante este compromisso, Holiday também estreou duas de suas mais famosas canções "God Bless the Child" e "Strange Fruit". A Columbia, sua gravadora na época, não estava interessada em "Strange Fruit" (1939), que tinha uma história poderosa sobre o linchamento de negros no sul. Holiday gravou a música com a gravadora Commodore. Esta balada é considerada uma das suas assinatura e a controvérsia que a cercou (algumas estações de rádio proibiram de tocar) ajudou a torná-la um sucesso.
Ao longo dos anos, o Holiday cantou muitas músicas de relacionamentos tempestuosos, incluindo "T'ain't Nobody's Business If I Do" e "My Man". Essas músicas refletiam os romances pessoais que eram muitas vezes destrutivos e abusivos. Ela se casou com James Monroe em 1941. Já conhecida por beber, Holiday pegou hábito seu novo marido de fumar ópio. O casamento não durou, mas os problemas de Holiday com abuso de substâncias continuaram.
Problemas Pessoais
Nesse mesmo ano, Holiday gravou e lançou o sucesso "God Bless the Child". Mais tarde, ela assinou com a Decca Records em 1944 e lançou "Lover Man". O namorado dela na época era o trompetista Joe Guy, e com ele, ela começou a usar heroína. Após a morte de sua mãe em outubro de 1945, Holiday começou a beber mais pesadamente e aumentou o uso de drogas para aliviar sua dor.
Apesar de seus problemas pessoais, Holiday continuou a ser uma grande estrela no mundo do jazz e até mesmo na música popular também. Ela apareceu com seu ídolo Louis Armstrong em 1947 no filme New Orleans, embora desempenhando o papel de uma empregada doméstica. Infelizmente, o uso de drogas férias lhe causou um grande retrocesso profissional naquele mesmo ano. Ela foi presa e condenada por posse de drogas em 1947. Condenada a um ano e um dia de prisão, Holiday foi para uma clínica de reabilitação federal em Alderston, West Virginia.
Libereda no ano seguinte, Holiday enfrentou novos desafios. Por causa de sua convicção, ela era incapaz de obter a licença necessária para tocar em cabarés e clubes. Holiday, no entanto, ainda pode executar em salas de concerto e teve um show com ingressos esgotados no Carnegie Hall, não muito tempo depois de sua libertação. Com a ajuda de John Levy , dono de um clube em New York, Holiday mais tarde começou a tocar no New York's Club Ebony. Levy se tornou seu namorado e agenre até o final da década de 1940, juntando-se às fileiras dos homens que se aproveitaram de Holiday. Também nessa época, ela foi novamente presa por drogas, mas ela foi absolvido das acusações.
Anos Finais
Enquanto sua vida difícil refletia em sua voz, Holiday continuou a turnê e a gravar na década de 1950. Ela começou a gravar para Norman Granz, o proprietário de várias gravadoras de jazz de pequeno porte em 1952. Dois anos mais tarde, o Holiday teve uma turnê de enorme sucesso na Europa.
Holiday também chamou a atenção do público, compartilhando sua história de vida com o mundo em 1956. Sua autobiografia, Lady Sings the Blues (1956), foi escrito em colaboração com William Dufty. Parte do material incluído, no entanto, devem ser lidos com certo cetiscismo. Holiday foi extremamente grossa quando trabalhou com Dufty no projeto e ela alegou nunca ter lido o livro depois de ter sido lançado.
Por esta altura, Holidays se envolveu com Louis McKay. Os dois foram presos por posse de drogas em 1956. Eles se casaram no México no ano seguinte. Como muitos outros homens em sua vida, McKay usou o nome de Holiday e dinheiro para promover a si mesmo. Apesar de toda a dificuldade que ela vinha experimentando com sua voz, ela conseguiu dar um desempenho impressionante na televisão quando o canla CBS transmitiu o especial The Sound of Jazz com Ben Webster, Lester Young e Coleman Hawkins.
Depois de anos de gravações sem brio e vendas recordes, Holiday gravou Lady in Satin (1958) com a orquestra de Ray Ellis para a Columbia. As músicas do álbum apresentaram sua voz mais áspera voz até então, mas que ainda podia transmitir grande intensidade emocional. Ela fez sua última apresentação em Nova York em 25 de maio de 1959. Não muito tempo depois deste evento, Holiday se internou no hospital por problemas cardíacos e no fígado. Ela estava tão viciada em heroína que ela foi detida por posse enquanto estava no hospital. Em 17 de julho de 1959, férias morreu de complicações devido ao álcool e as drogas.
Legado
Mais de 3.000 pessoas foram dizer adeus a Lady Day em seu funeral realizado em catedral de St. Paul em 21 de julho de 1959. O "mundo do jazz" assistiu a ocasião solene incluindo Benny Goodman, Gene Krupa, Tony Scott, Rogers Buddy e John Hammond.
Considerado uma dos melhores vocalistas de jazz de todos os tempos, Holiday foi uma influência para muitos outros artistas que seguiram seus passos. Sua autobiografia foi tranformada no filme Lady Sings the Blues 1972 com Diana Ross no papel de Holiday, o que ajudou a renovar o interesse em gravações da cantora. Em 2000, Billie Holiday foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame com Diana Rossfazendo as honras.
Fonte: http://www.biography.com/people/billie-holiday-9341902
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