16 de julho de 2024

Primeira Impressão

C,XOXO
Camila Cabello




Tenho que admitir que C,XOXO, o quarto álbum da carreira da Camila Cabello, me pegou de surpresa genuína por subverter a minhas expectativas. Não que tinha nenhuma esperança de encontrar um trabalho bom, mas achava que a ruindade do álbum era devido a sua ruidosa, estereotipada e exagerada produção e, não, pelo fato do trabalho ser entediante do começo ao fim.

Depois de escutar o péssimo single I Luv It que descrevi que “ouvir a canção é quase uma tortura devido a ser praticamente um amontoado de sons que deveria ter algum de conexão, mas parecem apenas colagens mal feitas e sem sentido” tive a impressão que esse seria o caminho que o resto do álbum tomaria. Entretanto, o álbum dá uma desacelerada na produção confusa e exagerada, dando espaço para uma coleção de tentativas frustradas, insipidas e sonolentas de tentativas frustradas de fazer a Camila parecer uma artista ousadas e conceitual. Não é nem de longe. Tudo aqui é requentado em fogo baixo de outros artistas que não consegue nem soar de verdade como um copia barata, mas, sim, uma funesta ideia sobre o que seria um trabalho de alt pop/R&B contemporâneo que claramente pensa que está reproduzindo algo que a Charli XCX domina perfeitamente e que a Rosalía adicionou novas camadas. E o pior é pensar que C,XOXO é moldado principalmente por el Guincho que tem no currículo nada mais que El Mal Querer da já citada Rosalía. E isso é para citar apenas um trabalho do produtor. 

O resultado aqui é tão aquém do que o mesmo já foi capaz de entregar que fica bem claro que o seu “mojo” como produtor vem de quem o mesmo está trabalhando, pois a química artística com a Camila é praticamente zero. E tenho que dizer que a artista se esforça durante todo o álbum, mas está tão deslocada e fora de tom que em várias vezes dá pena de verdade de vê-la em tamanha bomba. Existe apenas uma canção que é não é um desastre completo e essa faixa é He Knows com o Lil Nas X “que a principalmente razão para a canção funcionar de alguma forma é que existe uma coesão sobre o que a produção quer fazer aqui sonoramente e não tendo texturas e nuances que parecem “colagens mal feitas e sem sentido”. Ainda falta uma cola para que tudo possa realmente seja aproveitado de uma maneira que faça HE KNOWS realmente ser uma canção completa, mas essa mistura de dance-pop com R&B, latin pop, uk garage e afrobeats é aproveitável com uma batida que consegue algum efeito de diversão quando bem lapidada”. Se C,XOXO fosse nessa mesma toada, o álbum seria até interessante para a carreira da Camila Cabello, mas o fato real é que estamos diante de uma bomba atômica que é tão chata que nem serve para entrar no hall de “tão ruim que fica bom”. É apenas ruim.


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