Urias
Para começar esse especial em 2021 resolvi escolher uma canção que não necessariamente faz parte de uma lista de grandes músicas pop de um passado mais distante. Lançada em meados de 2019, Diaba da cantora Urias é o tipo de trabalho que fez um burburinho bastante nichado, mas que ganhou o reconhecimento merecido por aqueles que a conheceram. E é por isso que a mesma está aqui, pois Diaba precisa ser reconhecida por mais gente por ser um dos melhores trabalhos da música brasileira dos últimos tempos.
Explosiva do começo ao fim, Diaba é uma excitante mistura de electropop, trap, indie pop e alternativo que criar uma verdadeiro porrada sonora que parece transpirar raiva em uma batida frenética, poderosa e raivosa. A produção da canção injeta doses altas de camada sonoras, nuances ousadas e referências preciosas para elaborar uma canção complexa e de uma riqueza instrumental impressionante para os padrões do atual cenário pop brasileiro. Esse cuidado e inteligência em construir algo tão impactante é necessário no instante que Diaba é sobre a forma que é preciso por pessoas trans em viverem na nossa sociedade. Colocadas na margem, renegadas aos direitos mais simples e marginalizadas de diversas formas, as pessoas trans são verdadeiros sobreviventes em um país que mata essa comunidade. E é por isso que os versos de Diaba cantados por uma mulher trans tem tanto impacto como um soco na cara:
Sua lei me tornou ilegal
Me chamaram de suja, louca e sem moral
Vão ter que me engolir por bem ou por mal
Agora que eu atingi escala mundial
Combinando uma sinceridade crua, um tom de urgência aterrorizador e uma força cavalar, a letra Diaba é um trabalho que parece unir perfeitamente o lado intelectual com o lado comercial ao ser de fácil assimilação e com uma linguagem descomplicada. Entregando uma performance certeira e com uma personalidade ímpar ao misturar estilos diversos, Urias fica os seus dois pés no alicerce dessa geração de artistas queers que vieram para mudar a cara da música brasileira com o mesmo pé na porta que é o poder de Diaba. E que assim seja.
nota: 8,5
Nenhum comentário:
Postar um comentário