James Blake
Já falei várias vezes sobre o que um artista deve fazer para alcançar o cover perfeito de uma canção. Todavia, tive poucas oportunidades de mostrar na prática como um artista regrava uma canção de forma perfeita. Felizmente, hoje irei mostrar em detalhes a minha teoria na versão do James Blake para o clássico The First Time Ever I Saw Your Face.
Escrita em 1957 pela dupla Ewan MacColl e Peggy Seeger como uma canção folk sobre a história de amor deles, The First Time Ever I Saw Your Face ganhou notoriedade em 1972 quando foi regravada pela cantora Roberta Flack, vencendo as categorias de Canção e Gravação do Ano no Grammy. Desde então, a versão de Roberta sempre entra na lista de melhores músicas de todos os tempos, sendo regravada por dezenas de outros artistas. E é por isso que novas versões sempre terão um peso ainda maior, pois serão regravações de uma regravação perfeita. Felizmente, James Blake entregou tudo sem a gente ter pedido nada em um cover que respeita a versão mais famosa e, ao mesmo tempo, deixa transparecer a personalidade do artista. A versão de James segue com perfeição a minha primeira lei de como fazer um cover perfeito: “respeitar a versão original ao alterar o mínimo possível e dando a melhor na parte técnica possível ou reverter tudo em um trabalho completamente desconstruído e surpreendente, dando o seu toque pessoal”.
Nessa versão, o grande destaque é a performance vocal genial de James que transmite toda a emoção que a canção contem de forma sincera, melancólica e sabendo dosar efeitos vocais apenas para elevar a sua presença. Transformando a produção soul/jazz da versão de Roberta em uma balada contida e minimalista de indie pop, o artista consegue explorar o que a canção tem de melhor: a sua genial composição. Transitando entre o romântico e o melancólico, The First Time Ever I Saw Your Face é dona de uma das descrições mais belas de amor a primeira vista logo no seu primeiro verso:
The first time, ever i saw your face
I thought the sun rose in your eyes
And the moon and the stars
Were the gifts you gave
To the dark, and the endless skies
My love
To the dark, and the endless skies
Se todos os covers tivessem metade da qualidade que James aplica em The First Time Ever I Saw Your Face seria um verdadeiro sonho para aqueles que gostam de música.
nota: 8,5
Nenhum comentário:
Postar um comentário