3 de setembro de 2021

2 Por 1 - ABBA

I Still Have Faith In You / Don’t Shut Me Down
ABBA

Sempre pensei que o ABBA iria entrar aqui no blog em uma resenha de álbum antigo ou uma lista de melhores de todos os tempos. Todavia, a era que vivemos não existe muito coerência e é por isso que essa resenha é sobre os singles comeback que a banda lançou depois de quarenta anos de “hiato”. E para deixar a coisa mais absurda ainda é necessário dizer que I Still Have Faith In You e Don’t Shut Me Down são músicas que ajudam a explicar todo o mito criado em torno do quarteto sueco.

Donos não de apenas clássicos pop/disco, mas, sim, de perfeitas traduções de como criar músicas geniais, a banda retorna aos holofotes para lançar o nono álbum da carreira intitulado Voyage depois de terem “terminado” em 1982. E o lançamento dos dois singles provam que a banda continua basicamente com as mesas características que fez toda a construção da lenda ABBA. Primeiramente, a grande e principal qualidade deles é o encontro celestial entre os vocais de Agnetha Fältskog e Frida Lyngstad e a produção/letra de Björn Ulvaeus e Benny Andersson. Em I Still Have Faith In You, a melhor das duas, é a prova cabal.

Power balada como apenas uma banda como o ABBA tem a capacidade de fazer, I Still Have Faith In You é uma celebração emocionante, épica e nostálgica da união dos quatro integrantes, ajudando a abrir os trabalhos do novo álbum e, ao mesmo tempo, sendo um presente para os fãs devotos. Logo no começo é possível perceber que os vocais cristalinos e angelicais de Agnetha e Frida continua com o mesmo poder de emocional, mesmo perdendo certa potencia devido aos anos. Isso não impede que a canção seja um trabalho realmente tocante, pois a produção de Benny e Björn cria uma musica atemporal e uma composição que sabe perfeitamente caminha no limiar entre o cafona/datado da maneira perfeita para nunca cair totalmente nessa armadilha. Menos inspirada e mais dançante está Don’t Shut Me Down. Na canção, o ABBA entrega uma boa, mas levemente enfraquecida disco/dance-pop que pode até não está a altura dos áureos tempos, mas deixa claro a força criativa deles. A melhor qualidade da canção é outra característica do ABBA em criar canções como essa: a forte e triste composição envolvida em manto dançante e alegre. Sem precisarem reinventar a roda, o retorno do ABBA é um marco para ser comemorado, mesmo que tudo pareça fora do lugar.
notas
I Still Have Faith In You: 8
Don’t Shut Me Down: 7,5

Nenhum comentário: