14 de agosto de 2010

Faixa Por Faixa

CD:Late Registration
Artista:Kanye West
Gênero:Hip Hop
Vendagem:Cerca de 3,5 milhões
Singles/Peak na Billboard:Diamonds From Sierra Leone(43°),Gold Digger(1°),Heard 'Em Say(26°),Drive Slow(não entrou)
Grammy
Indicações
2006
Album of the Year
Record of the Year(Gold Digger)

Vitórias
2006
Best Rap Album
Best Rap Song(Diamonds From Sierra Leone)
Best Rap Solo Performance(Gold Digger)
Ano:2005

Depois de se consagrar como produtor principalmente trabalhando ao lado de Jay-Z nos sucessos The Blueprint,The Blueprint²: The Gift & The Curse e The Black Album,Kanye West lançou sua carreira solo como o elogiado álbum The College Dropout que foi sucesso de vendas e prêmios(incluindo uma indicação Álbum do Ano no Grammy).Mas só foi no outro ano que o rapper/produtor gravou seu nome entre os melhores artistas quando lançou o genial Late Registration.
Misturando hip hop com os mais variados estilos desde o soul mais raiz com pop e até rock,ele mostrou sua versatilidade e talento em um álbum que entra na lista de "CD's que devem ser ouvidos antes de morrer".Antes de lançar seu mais novo trabalho(Dark Twisted Fantasy),vamos voltar ao tempo e descobrir porque West é um dos melhores e mais importantes artistas da nova geração,mesmo tendo uma personalidade questionável.

Faixas

1.Wake Up Mr. West (Feat. Bernie Mac):o álbum começa por uma avassaladora introdução.Narrado pelo ator já falecido Bernie Mac como se fosse um professor dando uma bronca no aluno falando que ele não tem futuro,no meio dela começa um genial introdução de piano que vai ser a base da música seguinte.Esses quarenta segundos já mostra um amostra pequena,mas sensacional do que vem por aí.
nota:9

2.Heard 'Em Say (Feat. Adam Levine of Maroon 5):logo na primeira música Kanye subverte qualquer expectativa do ouvinte ao jogar uma canção delicada e poética.Muito mais que isso,Heard 'Em Say mistura de uma forma perfeita hip hop,jazz e pop na base mais cadenciada e com um lindo toque de piano ao fundo.Com a participação surpreendente e bem vinda de Adam Levine no refrão,a música é uma critica política e social que poucos conseguiram fazer numa melodia tão doce e lúdica.Mas Kanye consegue.O álbum já podia parar por aqui.
nota:10

3.Touch The Sky (Feat. Lupe Fiasco):se jogando mais ainda em musicalidades diferentes e buscando as raízes de sua própria cultura ele vai para os anos setenta com uma batida com pegada "soul disco" com pop rock.A utilização de cada instrumento mostra-se presente na criação de um arranjo poderoso e ao mesmo tempo dançante.A presença de Lupe Fiasco é quase dispensável pois Kanye domina a música de maneira sublime.
nota:8

4.Gold Digger (Feat. Jamie Foxx):Kanye desce no porão do soul music e faz uma das melhores músicas da história ao falar sobre as "gold digger"(as marias chuteiras,marias pagoderas,marias hip hop e etc).Ele começa pegando o sample de I Got a Woman de Ray Charles e faz com que Jamie Foxx canta essa parte com a voz de Ray(lembrando que no ano anterior Ray tinha falecido e Jamie tinha ganhado o Oscar por interpretar a lenda do soul music).Depois cria um arranjo atemporal com uma batida soul,hip hop,R&B,pop,jazz que poucas vezes na atualidade conseguiu passar realmente a alma dos "originadores" em uma música atual.E isso Kanye faz e vai além.Cada acorde e cada verso da letra pop,divertida,provocante e sexual é uma aula de como fazer um hip hop.Mais que isso.É uma aula de como fazer música não importa seu estilo.
nota:10

5.Skit #1:
servindo de ponte entre as duas músicas.Numa espécie de "capitão" comandando seu batalhando ensinado a como cair no golpe das "gold digger".
nota:8

6.Drive Slow (Feat. Paul Wall & GLC):indo mais dark e numa batida mais cadenciada,Kanye busca inspiração no blues e jazz para falar de forma sóbria sobre a passagem das escalas sociais quando um rapper fica famoso e tenta se manter nas suas origens.Mesmo desconhecidos os featuring são perfeitos,principalmente a parte de GLC.
nota:8

7.My Way Home (Feat. Common):
nota-se aqui que o álbum inteiro é ligado,cada música é uma espécie de continuação da outra que só muda de foco com a passagem de uma introdução como essa.My Way Home tem apenas 1:43 é consegue ser melhor que a maioria das músicas hip hop nas paradas atualmente.Apenas com os vocais de Common,a música consegue uma musicalidade tão grande em tanto pouco tempo que não deixa de ficar a sensação de "quero mais".
nota:8,5

8.Crack Music (Feat. The Game):novamente tocando em assusto sério misturando drogas,política e música numa composição genial.É incrível o que ele consegue fazer com os samples que usa.Cada batida ou parte da música se encaixa de uma maneira tão perfeita que fica difícil separar o e que é original e "reciclado".Para melhor Crack Music tem nuances diferentes como no discurso final,que é extremamente raro ver no hip hop comum.
nota:8

9.Roses:E quando pensamos que o álbum começa a seguir um caminho ele muda e deixa a gente de boca aberta.Roses é a primeira música sem um featuring(apesar de ter os bakcvocais de Patti Labelle) é mostra um Kanye mais sutil e família.A grande jogada aqui está em deixar os versos declamados por ele numa cadencia quase falada e o refrão em uma tocante e poderosa interpretação de um "coro" fincado no soul music mais raíz.Uma trabalho sensacional.
nota:9

10.Bring Me Down(featuring Brandy):apesar de mostrar seu ego nessa canção de forma explicita e sem puder,Kanye faz outra música "porreta".E o pior:é na maioria verdade.Quando ele diz "Desde que o Pac(o rapper Tu Pac)faleceu/A maioria dos rappers não merecem uma música de mim",é a mais pura verdade.Poucos rappers estão a altura de poder ter uma música produzida por ele.Com a presença da Brandy lembrando os tempos de Never Say Never,Bring Me Down poderia cair no lugar comum com uma melodia mais tradicional.Mas até mesmo o normal aqui ganha uma versão estilosa e muito acima da média.
nota:7,5

11.Addiction:antes de fazer 808's And Heartbreaks,Kanye já fazia canções românticas.É fazia muito bem.Nessa faixa pega a voz de Etta James em My Funny Valentine para compor uma música forte ao comparar o amor com qualquer outro vicio.Com um rap bem estiloso e rimas afiadas ele faz um perola do hip hop sem precisar usar de artifícios radiofônicos e dá a Addiction uma identidade própria.
nota:9

12.Skit #2:outra passagem perfeita entre os temas do álbum.
nota:8

13.Diamonds From Sierra Leone (Remix) (featuring Jay-Z):
em poucos segundos já sabemos que Diamonds From Sierra Leone vai ser uma música foda ao quadrado.Começa pelo toque inicial que Kanye usou para emoldurar a música:Diamonds Are Forever.Sempre com uma consciência de falar de assuntos sérios e não se limitar aos mesmos assuntos,Kanye coloca tudo isso num "saco de genialidade" e coloca um arranjo que exala o mais puro soul music.E soul music do bons.Junta-se a isso o fato de outro fodão/gênio como featuring e temos uma música perfeita.E ela é a "apenas" uma versão remix.
nota:10

14.We Major (featuring Nas & Really Doe):
outro fator importante da construção do álbum é o produtor Jon Brion que ao lado de Kanye produz mais da metade do álbum.Isso se faz presente em We Major.Apesar da presença do lendário Nas,a música poderia ser apenas mais um hip hop.Poderia,mas não é.A "fabricação" do arranjo com todo suas características,nuances e mais importante sua extrema qualidade eleva a música.Outro defeito:ele é pouco grande demais(mais de sete minutos).
nota:7,5

15.Skit #3:outra passagem.A mais fraca entre todas.
nota:6

16.Hey Mama:Kanye volta ao nível "normal" com essa homenagem sincera,tocante e agora com contornos tristes para sua mãe.Dois antes da morte de Donda West,devido a complicações de uma cirurgia plástica mal feita,Kanye mostrou a garra que a mãe dele teve para poder cria-lo e todos os momentos que viveram juntos.Com frases geniais como "Forrest Gump disse: A vida é como uma caixa de chocolates",Kanye conseguiu homenagear sua mãe e agradecer.Quem dera todas as pessoas pudessem fazer isso antes de algum parente se fosse.
nota:10

17.Celebration:outro momento mais "calmo" e cadenciado do álbum que aos poucos fechando o álbum.A música,como o próprio nome disse,é sobre curtir a vida.É cool.É divertida.É sexy.
nota:8

18.Skit #4:a mais longa das passagens é a mais sem graça.
nota:6

19.Gone (featuring Consequence & Cam'Ron):de repente Otis Redding começa cantando It's Too Late é já dá um frio na espinha.É você nem precisa saber do que se trata a música para saber que de uma forma ou de outra Gone é foda.O grande importante da música é acompanhar a produção do arranjo.Impecável.Mesmo com um tema mais ou menos(o último verso de Kanye é fodástico),a música é indispensável para fechar com chave de ouro o álbum.
nota:8

Bonus Track

20.Diamonds From Sierra Leone:a versão se Jay-Z só não tem uma coisa:o Jay-Z.Kanye consegue ser gênio sozinho,acompanhado,em grupo ou de qualquer jeito.
nota:10
21.Late:
apesar de ser hidden track a música não devia sido integrada ao álbum.Chatinha e sem muita graça,Late é completamente dispensável apesar de alguns bons momentos.
nota:6

Australian Tour Edition

22.We Can Make It Better (featuring Common, Q-Tip, Talib Kweli & Rhymefest):com "b-side" a música é muito boa.Batida legal,gostosa de se ouvir e com boas participações
nota:7
23.Back To The Basics(Feat. Common)
:assim como My Way Home,a música é uma passagem que não se deu muito bem.Completamente esquecível.
nota:5

Nenhum comentário: