22 de fevereiro de 2013

Especial Oscar 2013

No próximo domingo acontece a noite mais importante da indústria cinematográfica: a entrega do Oscar. A 85° edição do prêmio já é considerada a mais imprevisível e surpreendente dos últimos anos. Para saber mais um pouco sobre quem são os favoritos, os esquecidos e as surpresas vejam esse especial. E, claro, como esse blog é de música, uma avaliação aos cinco indicados para Melhor Canção! Tudo após o clique!


Antes de começar a falar das principais categorias, vou listar algumas curiosidades e recordes do Oscar esse ano:

- O filme O Lado Bom da Vida é o primeiro filme a ser indicado desde Vestígios do Dia de 1993 para os cinco principais prêmios (filme, diretor, ator, atriz e roteiro) e o primeiro desde Reds de 1981 para as quatro categorias de atuação.

- A atriz francesa Emmanuelle Riva é a pessoa mais velha a ser indicada ao prêmio principal de atuação com 85 anos. Enquanto a novata americana Quvenzhané Wallis é a mais nova com apenas 9 anos (sendo que ela fez o filme quando tinha 6 anos).

- Desde 2004 é a primeira vez que todas as atrizes indicadas na categoria principal nunca receberam um prêmio da Academia antes. Já todos os atores na categoria coadjuvantes já receberam pelo menos um prêmio anteriormente.

- Com a nova indicação, Amy Adams se torna uma das poucas atrizes que tem quatro indicações ao prêmio de atriz coadjuvante ao lado de nomes como Geraldine Page e Maggie Smith.

- Três atores receberam uma indicação depois de muitos anos: Helen Hunt (venceu em 1997 por Melhor É Impossível), Robert De Niro (indicado em 1991 por Cabo do Medo) e Sally Field (venceu em 1985 por Um Lugar no Coração).


Agora as principais categorias:

Melhor Filme
Os indicados: Amor/ Argo/ Indomável Sonhadora/ Django Livre/ Os Miseráveis/ As Aventuras de Pi/ Lincoln/ O Lado Bom da Vida/ A Hora Mais Escura

Quem Vai Ganhar: Argo

Quem Merecia Ganhar: Amor ou Indomável Sonhadora

Quem eu Queria Ver Ganhando: Indomável Sonhadora

Trivia: Há uns quatro messes atrás o nome para levar o maior prêmio do cinema era A Hora Mais Escura da diretora Kathryn Bigelow (primeira mulher a vencer a categoria de direção em 2008 por Guerra ao Terror). Contudo, o filme perdeu muita força quando foi acusado de ter tido acesso a informações sigilosas do governo americano quando o roteirista afirmou que a história contada no filme sobre a captura e morte de Osama Bin Laden era completamente verdadeira. Logo em seguida Lincoln, a cinebiografia de um dos principais presidentes americano da história, ganhou muita força ainda mais sendo considerado o melhor filme do grande Steven Spielberg em anos e com a atuação primorosa de Daniel Day-Lewis. Aos poucos, com a ajuda do boca a boca e de premiações como o Globo de Outro e o dos sindicatos dos atores, diretores e produtores, o filme Argo começou a ganhar força e é o franco favorito. Dirigido pelo ator/diretor Ben Affleck, o filme conta a história real sobre um grupo de americanos que ficaram encurralados na embaixada canadense após fugirem da embaixada americana durante a revolução iraniana no final dos anos setenta. Para resgatá-los o governo americano "inventou" um filme falso (Argo, daí vem o nome do filme) de produção canadense para ser filmado no Irã. Devido a várias questões que falo em seguida, Argo vai vencer sem ter o diretor indicado ao prêmio por sua direção. Mesmo achando Argo um bom filme, não consigo entender como o filme pode vencer o drama Amor e o surpreendente original Indomável Sonhadora.

Melhor Diretor
Os indicados: David O. Russell (O Lado Bom da Vida) / Michael Haneke (Amor) / Benh Zeitlin (Indomável Sonhadora) / Steven Spielberg (Lincoln) / Ang Lee (As Aventuras de Pi) 

Quem Vai Ganhar: Steven Spielberg

Quem Merecia Ganhar: Michael Haneke

Quem eu Queria Ver Ganhando: Michael Haneke ou Benh Zeitlin

Trívia: Esse ano vai entrar para história como o ano que o favorito ao prêmio nem foi indicado. Aconteceu o seguinte: as várias mudanças na forma de votação (como a antecipação do anúncio dos indicados) fez com que Ben Affleck ficasse fora dos indicados quando seu nome ganhou força após a votação para a escolha dos indicados. Sem o barulho que fez as inúmeras vitórias em prêmios importantes como o sindicato dos Diretores que até então era o melhor termômetro para Oscar, Affleck acabou de fora e deve ver Steven Spielberg levar sua terceira estatueta para casa. Não que o diretor mais importante do cinema moderno não mereça pelo seu ótimo trabalho em Lincoln, mas a visão acachapante sobre a vida e a morte e tudo que há no meio de Michael Haneke em Amor pode ser a grande (e merecida) surpresa da noite. Além disso, se o prêmio cair no colo do novato Benh Zeitlin por seu trabalho na construção do esplêndido Indomável Sonhadora seria o recado perfeito da Academia que é hora de renovação no cinema americano. (O lado bom da não indicação de Affleck e até mesmo de Kathryn Bigelow e Quentin Tarantino é que deram espaço para veterano diretor francês e o estreante americano)

Melhor Ator
Os indicados: Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida)/ Daniel Day-Lewis (Lincoln) / Hugh Jackman (Os Miseráveis) / Joaquin Phoenix (O Mestre) / Denzel Washington (O Vôo)

Quem Vai Ganhar: Daniel Day-Lewis

Quem Merecia Ganhar: Daniel Day-Lewis

Quem eu Queria Ver Ganhando: Daniel Day-Lewis

Trívia: O melhor ator da atualidade em uma atuação acima (e muito acima) de todas as outras, Daniel Day-Lewis vai sair com a sua terceira estatua dourada na noite de domingo. Sem mais.


Melhor Atriz
As indicadas: Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora) / Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida) / Jessica Chastain (A Hora Mais Escura) / Naomi Watts (O Impossível) / Emmanuelle Riva (Amor)

Quem Vai Ganhar: Até agora a favorita ainda é Jennifer Lawrence.

Quem Merecia Ganhar: Emmanuelle Riva

Quem eu Queria Ver Ganhando: Quvenzhané Wallis

Trívia: Outra categoria com tantas reviravoltas que fica difícil afirmar com cem por cento de certeza. Começou assim: Chastain e Lawrence começaram a corrida lado a lado ao vencerem os Globo de Ouro (Drama e Comédia, respectivamente). No sindicato dos Atores, maior indicativo para o Oscar atualmente, Lawrence venceu Chastain se tornando a grande favorita. Contudo, na maioria das premiações importantes nem Riva, nem Wallis foram indicadas (nenhuma das duas são filiadas ao sindicato dos Atores, por exemplo). Nos últimos dias um burburinho começou a crescer colocando o nome da veterana francesa e sua impressionante atuação de uma professora de música que sofre um AVC e aos poucos vai perdendo a saúde sendo cuidada por seu marido como a vencedora do prêmio, então não estranhe se isso acontecer. E para mim seria a maior alegria ver a menina Wallis sendo a maior surpresa da história ao ser contemplada pela sua atuação fora do normal em Indomável Sonhadora onde ela não é uma a criança interpretando uma criança, e sim, uma atriz interpretando uma personagem cheia de nuances, profunda e visceral que por acaso é uma criança.

Melhor Ator Coadjuvante

Os indicados: Robert De Niro (O Lado Bom Da Vida) / Philip Seymour Hoffman (O Mestre) / Christoph Waltz (Django Livre) / Alan Arkin (Argo) / Tommy Lee Jones (Lincoln)

Quem Vai Ganhar: Só Deus sabe.

Quem Merecia Ganhar: Qualquer um.

Quem eu Queria Ver Ganhando: Robert De Niro

Trívia: Sem dúvida a categoria mais disputada da noite: não há favoritos, todos são grandes atores em ótimas atuações, todos já têm um Oscar e todos são queridos pela Academia. Waltz e Lee Jones venceram em outras premiações, mas tudo pode acontecer. Seria bom ver o grande De Niro vencer já que é a volta dele as grandes atuações. Aqui só saberemos quando o nome for anunciado.

Melhor Atriz Coadjuvante
As indicadas: Sally Field (Lincoln) / Anne Hathaway (Os Miseráveis) / Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida) / Amy Adams (O Mestre) / Helen Hunt (As Sessões)

Quem Vai Ganhar: Anne Hathaway

Quem Merecia Ganhar: Sally Field

Quem eu Queria Ver Ganhando: Amy Adams

Trivia: Nem mesmo a volta depois de mais de 25 anos da adorada veterana Sally Field vai fazer Anne Hathaway perder por sua aparição de menos de 20 minutos onde praticamente só canta I Dreamed a Dream chorando. Com a quarta indicação ao prêmio em menos de dez anos, Amy Adams já está passando da hora de levar a estatueta para casa, mas não vai ser dessa vez.


Melhor Canção
Não há como negar que a grande favorita e quase certa vitoriosa nessa categoria será Skyfall do filme 007 - Operação Skyfall dando para Adele e o produtor Paul Epworth a estatueta dourada não só por ter o apelo mediático, mas por ser uma das melhores canções já feita para um filme da franquia 007 que por sua vez é um dos melhores filmes do agente secreto. Sendo assim Adelão se consagra de vez como uma das mais importantes artistas contemporâneas. E as outras canções indicadas como são?

Suddenly, escrita especialmente para essa versão de Os Miseráveis pelos mesmos autores da versão para a Broadway, é bem fraquinha. Ainda mais com a decisão de gravar "ao vivo" todas as vozes dos atores faz com que Hugh Jackman parece frágil demais e sem emoção para sustentar a canção. Pi's Lullaby, cantada no idioma tamil falando no sul da Índia e feita para o filme As Aventuras de Pi, é a que tem alguma chance de desbancar Skyfall com seu belo arranjo, mas que por ser falado em outro idioma perde bastante da força com os votantes. Do filme Ted, que por acaso é do apresentador da cerimônia Seth MacFarlane, temos Everybody Needs a Best Friend sendo um simpático pop jazz na voz da Norah Jones e do documentário Chasing Ice a chatinha Before My Time, "cantada" pela atriz Scarlett Johansson.

Um comentário:

lucas lopes disse...

adorei sua crítica, estou temeroso, pois estou torcendo loucamente por Jennifer Lawrance. As outras atrizes, são ótimas, mas tem atuações "normais", para um filme dramático. Jennifer, Bradley, Robert e Jackie, consiguiram tirar, praticamente leite de pedra, num filme de comédia dramática, quase meia boca. por isso, acho que será J.Law.