24 de janeiro de 2015

Os Melhores Singles de 2014 - Final




5.Solo Dancing
Indiana


"Primeiro single da cantora, Solo Dancing é uma obra tão ousada e diferente que não deve cair nas graças de muitos, mas quem gostar deve se viciar na produção inspiradíssima. Uma mistura de eletrônico com toque de synthpop, mas que desconstrói totalmente várias "regras" elaborando uma excitante viagem que mesmo lembrando trabalhos como, por exemplo, Slow da Kylie Minouge consegue se destacar pela inteligência, o cuidado com as nuances e uma elegância quase crua. O caminho trilhado por Indiana também ajuda nessa sensação: nada de vocal over, mas uma performance low profile e ao mesmo intensa e dramática. A composição consegue ir além do lugar comum mesmo falando do lugar comum que, nesse caso, é "se divertir". Solo Dancing é um trabalho tão hipnótico que gruda na sua cabeça. E pelos motivos certos"
Resenha


4.Giant In My Heart
Kiesza

"Kiesza mostra claramente que está pronta para remodelar o pop atual. A cantora aposta novamente na retomada do eletrônico dos anos noventa em Giant In My Heart e essa aposta é mais do que certeira. A produção não recicla o estilo pegando as suas principais características, mas, sim, recria o estilo da maneira mais arrebatadora possível: fazendo uma canção espetacular. Está tudo lá: a batida, a construção e até mesmo a composição com um lado mais sentimental. Só que o grande trunfo da canção é dado pela produção que faz Giant In My Heart um trabalho refinado, moderno, instigante, divertido, elegante e viciante. Mesmo sendo uma canção eletrônica, a produção não parte logo para o pancadão, ao contrário, constrói uma atmosfera bem rica para que depois soltar a batida. Essa batida também não é uma farofada comum, mas uma inspirada e delicada instrumentalização que não perde em nenhum segundo a atmosfera dançante. A composição também é outro trunfo da canção, pois trabalha de forma acachapante uma identidade única Kiesza que sabe como misturar profundidade e os aspectos "comerciais" como, por exemplo, o excepcional refrão. Por fim, Kiesza se mostra bem mais interessante que a maioria das cantoras que estão fazendo o mesmo estilo atualmente: com uma voz tão diferente, a cantora foi capaz de tirar uma performance cheia de emoção em Giant In My Heart."


3.XO
Beyoncé

"A canção é a exaltação de uma simples regra, mas que esquecemos de cumprir: a vida é curta demais, então ame. Para uma pessoa mais desapercebida XO pode falar apenas de um amor romântico. Ledo engano. A beleza da composição está no fato de pode ser destinada de qualquer pessoa para qualquer pessoa. De um filho para a mãe. De um irmão para outro. De um amigo para outro amigo. Não importa, pois a poderosa mensagem contida em XO é universal. Poucas vezes nos últimos anos uma canção conseguiu através de uma composição tão simples em forma passar tantos sentimentos e tão poderosos. E não poderia ser diferente já que a construção do arranjo é magnifico. A produção liderada por Ryan Tedder (um de seus melhores trabalhos), The-Dream e a própria cantora fazem de XO uma power balada pop/R&B com toques de eletrônico. Só que a elaboração da sonoridade é enriquecida e refinada com a adição de várias nuances para canção transformando-a em uma obra original e cativante. Nem é preciso falar que Beyoncé está perfeita em sua performance mostrando não apenas talento vocal, mas toda a sua sensibilidade em um interpretação linda."
Resenha


2.Iron Sky
Paolo Nutini

"Iron Sky resgata a tradição de usar a música como forma de protesto e que não quase estranheza vindo de Paolo, pois a sua sonoridade é retirada dos soul/rock que se fazia durante os anos sessenta e setenta em que se proliferou canções com o intuito de contestar a sociedade. Porém, nada nos prepara para o "tour de force" em que Paolo nos leva em Iron Sky. O extraordinário arranjo se transforma em uma especie de mantra poderoso que consegue carregar a consciência de quem ouve em uma viagem acachapante ao arrancar os sentimentos mais viscerais. Não há como não ouvir a canção e não sair mexido em todos os sentidos. Não bastasse a excelência do arranjo, Paolo entrega a performance da sua vida usando todas as qualidade da sua voz para simplesmente ser o grito de quem clama por uma vida melhor. Finalmente, a composição não precisa escolher um alvo especifico para ser um trabalho simplesmente genial ao afirmar que o poder ainda está nas mãos do povo e, apenas ele, tem a capacidade de se erguer contra o "mal" que os domina. Apesar de uma qualidade inigualável, Iron Sky só tem o impacto tão fulminante que possui devido ao uso de um pedaço do discurso feito por Charlie Chaplin em O Grande Ditador colocado estrategicamente antes do "clímax" final. O poder emocional que essa escolha traz é algo avassalador em todos os sentidos e faz a gente abrir os olhos para o quanto não evoluímos em mais de setenta anos quando o filme foi lançado. Iron Sky ainda se faz necessário em um mundo que precisa mudar a partir da revolução pessoal de cada um."


1.Pretty Hurts
Beyoncé

"Mesmo sendo oferecida inicialmente para a Katy Perry e, depois, para a Rihanna, Pretty Hurts encontra em Beyoncé a sua interpreta perfeita. Apesar de não sabermos como seria a versão para as cantoras citadas, a versão feita por Ammo e a própria Bey só poderia ser cantada por uma cantora com a capacidade vocal da esposa de Jay-Z. Não apenas pela parte técnica, mas, especialmente, pela capacidade da cantora de dar a emoção necessária para expressar toda a força que a faixa precisa. O poder vocal dela é colocado em teste e Bey não nega fogo em nenhum momento mostrando que está um nível acima das demais cantoras do pop. Como disse anteriormente, a produção faz de Pretty Hurts uma power balad que poderia cair no lugar comum, mas ganhou vida e uma força impressionante devida a criação de uma batida marcante, dramática e cheia de nuances que realmente fazem a diferença. Finalizando, Pretty Hurts tem uma letra arrasadoramente inteligente que toca com classe em um assunto delicado: a valorização da perfeição estética. Assim com a canção: perfeição."

Nenhum comentário: